6 dicas eficientes para motivar a geração millennials no trabalho

2020-04-03T10:53:18-03:003 January, 2019|Gestão de Pessoas|

Conheça as características desse perfil de funcionário, que em breve será a maioria no mercado de trabalho, e saiba como motivar millennials para potencializar os resultados da sua empresa!

A última leva da geração millennials completa a maioridade neste ano. Todos os nascidos em 2000 serão oficialmente adultos ao final de 2018. Se juntarão aos crescidos nas décadas de 80 e 90 no mercado de trabalho. São jovens que, além da independência financeira, buscam satisfação pessoal, felicidade no trabalho e a chance de fazer a diferença no mundo.

Essa geração vai dominar os ambientes corporativos, será a maioria da força produtiva e transformará a forma como as empresas se relacionam com os funcionários. Oriundos da era digital, eles querem desafios e inovação dentro da vida profissional.

Além disso querem se sentir seguros e bem-vindos na organização e, mais do que isso, desejam ter orgulho de dizer onde trabalham. Procuram instituições alinhadas a causas pessoais e com responsabilidade social e ambiental.

Mantê-los motivados e reter os talentos dessa geração não são tarefas fáceis. Conheça agora algumas dicas para vencer esse desafio!

1. Dê voz para a geração millennials

Saiba escutar e dar espaço para que eles sugiram ações. Mas ouça de verdade as sugestões. Lógico que o gestor não precisa aplicar todas as mudanças que serão propostas, mas saiba pesar os aspectos positivos e negativos do que está sendo colocado e, em caso de ser uma boa ideia, incorpore-a no dia a dia da empresa.

2. Permita ações de protagonismo

Na hora de escolher um funcionário para representar a empresa em um evento, ser porta-voz da organização em pronunciamentos ou divulgar atividades de diferentes setores da entidade inclua também os millennials. Esse reconhecimento engaja o trabalhador e então aumenta a sensação de pertencimento.

3. Apoie projetos pessoais

Entender a importância das causas de cada um e possibilitar que os trabalhadores desenvolvam projetos que venham ao encontro de suas aspirações e valores pessoais é dar significado à atuação deles na empresa. Dar autonomia é valorizar a equipe e, a partir de projetos individuais, a organização pode encontrar uma ótima ideia para aplicar em um contexto geral.

4. Desafie seu colaborador

Essa geração é movida pela vontade de se superar. Incentive os seus funcionários a exercitarem a criatividade e coloque-os em contato com problemas de difícil solução. Esse estímulo é um excelente combustível para mantê-los motivados e sempre empenhados no trabalho.

5. Promova o desenvolvimento de carreira

Os millennials buscam não apenas um bom plano de carreira. Eles dão preferência a empresas que auxiliem no desenvolvimento educacional e profissional. Realizar treinamentos em áreas inovadoras, oferecer convênios com escolas de idioma e instituições de ensino superior nas quais eles possam fazer uma graduação ou uma especialização, por exemplo, são fatores que pesam a favor da instituição.

Comunicação interna

6. Invista em endomarketing

Envolva os funcionários nas diferentes formas de comunicação da organização. Isso fará com que a visão e a missão da empresa sejam compartilhadas, construindo uma cultura organizacional forte. Além disso irá colaborar para um ambiente de trabalho saudável e mostrando à equipe que a organização investe e se preocupa com os funcionários. Essas ações refletem diretamente na retenção de talentos e na felicidade do trabalho.

Os profissionais da geração millennials são multitarefas e se envolvem em diversos projetos da instituição. São habilidosos com ferramentas tecnológicas e mais propensos a aderir mudanças e se adaptar rapidamente a elas. Mas são mais exigentes também.

Eles abrem mão de salários mais altos em favor de horário flexível, possibilidade de intercâmbio profissional e querem ter acesso aos líderes da empresa. É um novo perfil de profissional e que em breve será a maioria dos funcionários das empresas.

É preciso se adequar, pois, com a evolução dos métodos e ferramentas dos diferentes setores, os millennials serão cada vez mais disputados e necessários. Veja como o RH, por exemplo, tem se transformado e precisa de profissionais com esse perfil neste artigo!

Compartilhar este Artigo

Go to Top