Metodologia OKR: o que é e como implementar?

2020-04-24T12:19:23-03:0012 February, 2018|Gestão de Competências, Gestão de Desempenho, Gestão de Metas|

Com tantos processos em andamento em uma empresa, é comum, entre os gestores, a dúvida: será que existem formas mais simples de implementar e gerenciar todos eles? A resposta para essa pergunta é simples: sempre! E é sobre isso que vamos falar no post de hoje, sobre a metodologia OKR.

Quer saber como ela pode otimizar e facilitar os processos da sua empresa? Acompanhe!

O que é a metodologia OKR?

A Objectives and Key Results é uma metodologia que se baseia na determinação de objetivos e resultados-chave para simplificar e tornar mais eficazes as estratégias da empresa.

A OKR permite uma gestão mais prática das equipes, dos projetos e um acompanhamento muito melhor dos resultados. Tudo isso se traduz em mais eficiência e melhor aplicação dos recursos da empresa — financeiros e de tempo.

E a melhor parte é que a ela, apesar de ter nascido e ser até hoje aplicada por grandes empresas, pode ser aproveitada também pelas pequenas e médias. Quer saber como?

Como ela funciona na prática?

A metodologia OKR é dividida, como dissemos, em objetivos e resultados-chave.

Os objetivos são os resultados finais que a empresa pretende alcançar e que vão contribuir para os macro-objetivos do negócio. É uma medida qualitativa.

Já os resultados-chave são métricas que indicam o desempenho, de forma quantitativa. São importantes para determinar se a empresa está próxima ou não dos objetivos finais e também o que precisa ser feito para chegar lá. Sendo assim, os resultados-chave indicam desde estratégias que estão dando certo a possíveis falhas de planejamento.

Na OKR, os objetivos devem ter ciclos curtos, ou seja, devem ser desenvolvidos em períodos menores — em média, três meses. Sendo assim, a gestão, as adaptações e os feedbacks são mais frequentes, o que facilita sua aplicação.

O número de objetivos e resultados-chave também é restrito — cada equipe e funcionário fica responsável por cerca de cinco objetivos com até cinco resultados-chave cada, em média.

Guia completo de avaliação de desempenho

O ideal é que gestores e funcionários definam esses fatores juntos. Por exemplo, se o gestor da área de vendas estabelece que um dos objetivos é aumentar as vendas em 10% nos próximos três meses, funcionários podem estabelecer objetivos como aumentar o time em 50%.

Como implementá-la?

Por fim, a implementação da OKR começa com a definição de até cinco objetivos centrais, que devem ser mensuráveis e viáveis no curto prazo. Lembrando que eles devem estar relacionados entre si e alinhados aos macro-objetivos da empresa.

Depois, são definidos os resultados-chave para que cada objetivo seja atingido. A ideia é melhorar a produtividade da equipe? Que métricas podem ser usadas para mensurar essa melhora? O aumento das vendas ou produção, por exemplo, pode ser um bom resultado para se acompanhar.

Com objetivos e resultados-chave definidos, as tarefas devem ser divididas entre as equipes que ficarão responsáveis por colocar as ações em prática. É importante lembrar que as equipes devem trabalhar em conjunto e respeitar prazos, para garantir o alcance dos objetivos a curto prazo e os feedbacks constantes.

Ao fim do processo, novos objetivos são traçados em cima do trabalho já realizado e o passo a passo se repete.

Imagine, por exemplo, uma rede de lojas de roupas que acaba de se instalar em uma nova cidade e precisa aumentar sua visibilidade no local — um macro-objetivo. Para isso, define como um de seus objetivos o aumento do investimento em publicidade na região nos próximos três meses.

Os resultados-chave seriam a mensuração da quantidade de clientes que chegam à empresa, atraídos pela divulgação e a quantidade de material veiculado.

Ao final dos três meses, com uma melhora na divulgação, pode-se adotar como novo objetivo o desenvolvimento de um programa de fidelização para os clientes conquistados.

A metodologia OKR tem uma série de vantagens, que vão da flexibilidade a processos mais simples, fáceis de acompanhar e adaptar, dentre outros.

E agora que você já a conhece melhor esse método, que tal conhecer novas formas de otimizar os processos da sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções para a gestão de pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top