Os 4 maiores desafios do engajamento de funcionários

2019-07-23T09:52:24-03:0021 outubro, 2016|Gestão de Desempenho, Gestão de Talentos, Talent Management|

Entenda por que a tarefa de engajamento de funcionários tem sido considerada tão desafiadora pelos responsáveis pela gestão de pessoas e saiba como superar as dificuldades.

No cenário atual, é praticamente uma unanimidade de que o que toda empresa deseja é ter profissionais comprometidos, exercendo suas atividades com empenho e estando alinhados aos seus princípios e valores.

Apesar de ser algo que as organizações reconhecem como uma de suas principais prioridades, nem todas sabem o que precisam fazer para alcançar esse engajamento. O objetivo deste texto é mostrar como é importante trabalhar para alcançá-lo e analisar algumas questões que tornam isso um desafio. Confira!

O que é engajamento de funcionários

Podemos chamar de engajamento o estado do funcionário que envolve-se emocional e intelectualmente com a organização. Esse funcionário atua de forma apaixonada, comprometido a buscar os melhores resultados para a empresa.

BAIXE GRÁTIS NOSSO
GUIA COMPLETO DE GESTÃO DE DESEMPENHO

Não apenas motivado e satisfeito, o funcionário engajado está conectado à visão, missão e valores da empresa, bem como aos seus objetivos, tendo seus desejos alinhados ao DNA da organização.

Desafios

Muitas empresas entendem que o engajamento é uma prioridade para seus negócios, mas não sabem exatamente como promovê-lo. Identificamos alguns dos maiores desafios dessas organizações, que listamos a seguir:

1. Conscientização dos líderes

Antes de qualquer coisa, é essencial que haja a compreensão sobre como os valores da empresa são absorvidos por cada um de seus públicos e como eles estão conectados. Isso deve ter início na liderança da empresa e ser transmitido aos outros níveis para que, depois, possa se pensar em estratégias para alcançar o compromisso desejado — além de gerar a sensação de pertencimento e orgulho por parte dos funcionários com relação à organização.

O líder tem papel fundamental nesse processo, pois sem dúvidas o engajamento dos colaboradores fica comprometido se não há por parte do gestor incentivo, reconhecimento e valorização.

2. Falta de recursos

Geralmente, a conquista pelo engajamento dos colaboradores envolve algum tipo de custo, mas isso deve ser encarado como um investimento que trará retornos à organização.

Uma forma de motivar funcionários e torná-los mais comprometidos é investir em treinamentos, benefícios atraentes e bons salários. Se a empresa recebe convites e gratuidades para eventos, por exemplo, isso deve ser compartilhado com os colaboradores.

Oferecer descontos por meio das facilidades e poder de compra da empresa também pode ser bastante eficaz.

BAIXE GRÁTIS NOSSO
GUIA COMPLETO DE GESTÃO DE DESEMPENHO

3. Falta de apoio interno

Muita gente acredita que o engajar pessoas é uma atribuição exclusiva do departamento de Recursos Humanos. Dessa forma, as iniciativas geralmente não envolvem outras áreas da empresa e os gestores e colaboradores em geral isentam-se da responsabilidade de promover estratégias eficientes para o engajamento.

É essencial que, dentro de uma organização, os funcionários possuam perspectivas de crescimento profissional e comuniquem-se com outras áreas, mantendo-se sempre informados. O responsável de cada setor deve estar sempre aberto e estimular os colaboradores a expor suas ideias e sugestões.

4. Falta de conhecimento sobre o público

Fazer com que os melhores talentos e os profissionais de alto desempenho estejam engajados exige conhecimento sobre eles. É necessário entender quais são suas expectativas, quais são suas outras opções de carreira e o que pode fazer com que prefiram optar pelo empreendedorismo que atenderá seus propósitos de vida, o que geralmente acontece quando não encontram espaço para inovação.

Ao conhecer bem seu público, o gestor terá mais facilidade para promover uma ligação afetiva entre o colaborador e a organização, o que trará entusiasmo e fará com que o funcionário se sinta realizado e feliz.

Como foi possível ver, a promoção do engajamento de funcionários não é fácil, mas faz a diferença em uma organização. Com funcionários motivados, há melhora no relacionamento entre líderes e colaboradores, o ambiente se torna mais produtivo e as chances de sucesso são muito maiores.

E você, consegue identificar esses desafios em sua empresa ou algum diferente desses? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Leave A Comment