Software na gestão de pessoas: veja como pode otimizar o seu tempo e facilitar decisões

Entenda como um software de gestão de pessoas pode ajudar sua empresa na tomada de decisões e na captação de novos talentos.

Tempo é um recurso cada vez mais escasso atualmente. O excesso de burocracia nos departamentos de RH pode agravar o problema, muitas vezes obrigando a empresa a sobrecarregar os funcionários para que consigam lidar com o alto volume de tarefas exigido na gestão de pessoas.

Algumas organizações já entenderam a importância de um bom software para ajudar nesses processos, eliminando etapas e facilitando o trabalho. Mas infelizmente, muitas ainda sentem desconfiança na hora de contratar essa ferramenta, sem entender o verdadeiro investimento e os retornos positivos gerados por essa decisão.

Por isso, destacamos algumas vantagens que vão dar um entendimento claro de como o uso de um software vai ajudar a tornar o RH mais estratégico e eficiente.

Gestão de pessoas

Independentemente do tamanho da empresa ou número de funcionários, o uso de um software vai ajudar a compilar dados e informações. Essa ferramenta auxilia a aplicação de avaliações de desempenho, dá um panorama claro dos talentos que a empresa tem à disposição para organizar equipes e estabelecer estratégias.

Gestão de competências

A gestão por competências pode ser melhor apurada e direcionada, pois o uso do software deixa claro o que está sendo trabalhado e as habilidades que cada funcionário oferece.

Gestão de performance

A ajuda de um software para a gestão de performance vai ajudar a compilar dados e relacionar informações, gerando um relatório amplo e completo. Assim, é possível dar um feedback preciso, analisando os tópicos de forma coerente e comparando com avaliações anteriores e posteriores.

Talent Grid- Gestao de talentos

Plano de desenvolvimento

Um dos principais fatores de engajamento de funcionários é a possibilidade de crescimento na carreira e dentro da empresa. Isso só é possível com um acompanhamento próximo, identificando pontos a serem melhorados e implementando treinamentos para que a equipe possa amadurecer.

Com informações precisas e organizadas sobre o desempenho dos profissionais e as metas que devem ser alcançadas, pode ser feito todo um planejamento de treinamento e desenvolvimento para preencher as falhas detectadas.

Gestão de talentos

Uma das principais vantagens de um software nesse aspecto é a facilidade na tomada de decisões. Assim oferecendo um retrato claro e ajudando na hora de contratar, reter e desenvolver profissionais. Também serve como guia na hora de mudar pessoas de equipe ou promover funcionários. Assim permitindo uma estratégia clara e transparente não só entre os tomadores de decisão, mas também para os empregados.

Plano de sucessão

O acompanhamento do funcionário feito de forma estruturada também facilita o planejamento de sucessão dentro da empresa. No passado, essa sucessão acontecia praticamente de maneira orgânica, já que os profissionais trabalhavam por muito tempo na mesma empresa.

Atualmente, pouquíssimas pessoas trabalham no mesmo lugar por um período longo do tempo.

Para contornar esse problema, é importante desenvolver um plano de sucessão que alie as necessidades que um cargo de liderança tem com as competências dos profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários.

Assim, o uso de um bom software de gestão de pessoas vai ajudar a afinar todos os processos importantes para o crescimento da empresa. Permitindo que o RH atue de maneira mais estratégica e direcionada.

Agora que você sabe como um software pode ajudar o trabalho na gestão de funcionários, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba atualizações sobre as nossas dicas!

Compartilhar este Artigo

Go to Top