3 passos práticos para Retenção de Talentos

2019-09-09T10:09:49-03:0028 agosto, 2019|Gestão de Pessoas, Sem categoria|

A retenção de talentos é uma estratégia que cada vez mais está sendo utilizada nas empresas. Basicamente são medidas que as empresas tomam para que os colaboradores de alto nível, ou seja, aqueles profissionais acima da média, continuem na empresa por muito tempo. É uma forma de incentivar e garantir sua permanecia para que não perca esses talentos.

Para isso, separamos 3 passos práticos para que você retenha talentos que possam permanecer em sua empresa e gerar bons resultados.

 

Mensure

Em primeiro lugar, é necessário que você consiga mensurar e identificar quais são os principais profissionais. Eles podem ser identificados através de análises que indiquem algumas características.

É importante identificar quais são os profissionais que são reconhecidos por possuírem destaque em seu desempenho. Isso pode ser mensurado através de avaliações, do histórico profissional e etc.

Claro que isso pode variar de acordo com a empresa. Talvez essa característica não se encaixe em sua realidade. Por isso da necessidade de uma pesquisa específica para identificar o que é prioridade para você, aquilo que é importante para sua empresa!

 

Invista

Pronto. Você já identificou e selecionou os profissionais de destaque. O próximo passo agora é investir neles. Existem algumas práticas de investimento a serem adotadas pela empresa que podem ajudar na retenção desses talentos.

A primeira prática é oferecer oportunidades de treinamentos. Tanto os treinamentos internos quanto os externos serão importantíssimos para que além do colaborador se prepare melhor profissionalmente, ele possa se sentir mais confiante e consequentemente, mais motivado para produzir bons trabalhos.

Além dos treinamentos oferecidos, outra forma de investir nesses profissionais é através de bonificações. As bonificações irão proporcionar o desenvolvimento deles dentro da empresa. Assim como os treinamentos, premiar aqueles que atingiram alguma meta ou objetivo estabelecido, é uma forma de incentiva-los e mantê-los engajado com a empresa.

Por último, estabeleça planos de desenvolvimento e de carreira. Ou seja, você precisa ser claro e transparente quanto as expectativas do profissional de desenvolvimento e as alinhe com as expectativas da empresa e ao momento em que se encontra a organização. Isso faz com que o colaborador saiba que possui condições de permanecer na empresa e crescer junto com ela.

 

Registre avaliações

Os registros de avaliações ajudam e oferecem um aumento na quantidade de informação gerada para avaliar um talento. É possível realizar esses registros por exemplo, através de processos bem estruturados de Feedback Contínuo, em que permite registrar de uma forma mais precisa já que é realizado em tempo real. O feedback é uma prática bastante comum nas empresas para encorajar, criar confiança e visar a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Outra ferramenta para registros de avaliações é o Dossiê Profissional (ou currículo), que é o local onde são armazenados todos os dados referentes a um colaborador. Nele contém informações referentes ao percurso traçado pelo profissional até determinado momento em sua carreira e demais informações pessoais ou profissionais que possam ser relevantes na integração deste profissional à empresa.

Além disso, a continuidade é crucial para um processo de avaliação de desempenho de qualidade, visto que um profissional está em constante desenvolvimento dentro de uma organização. Desta forma, é muito importante que as informações referentes a trajetória do mesmo estejam corretamente documentadas, atualizadas e com fácil e rápido acesso no momento de se avaliar o mesmo, pois, essas informações são subsídios que podem justificar conceitos atribuídos ao profissional, bem como planejar futuras ações de desenvolvimento individual. 

 

Plataforma SER

Para tais tarefas, a SER disponibiliza e oferece uma solução que facilita todos esses processos, a Plataforma SER. Ela funciona como um canal de abertura muito grande entre empresa-funcionário de uma maneira muito simples. A plataforma de gestão de pessoas facilita para que colaboradores e gestores avaliem, em tempo real, projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho. 

Sem uma ferramenta e uma tecnologia específica para tudo isso, o processo se torna muito mais difícil e muito mais demorado. Por isso que a Plataforma SER é recomendada em situações como essa, pois ela automatiza e facilita na monitoração diária dos colaboradores, o registro de feedback, etc. Saiba mais!

Leave A Comment