Para quem está começando as atividades em uma empresa ou já está no ramo há algum tempo, é muito importante saber que a confiança do consumidor é algo a ser conquistado, e, mesmo após essa conquista, há a necessidade de buscar continuamente sua satisfação. Esse é um dos pontos mais importantes para que uma empresa chegue ao sucesso.

É bastante comum ver reclamações relacionadas a mal atendimento por parte dos vendedores ou a lugares inadequados para lojas, denúncias contra sites que causam prejuízos aos consumidores e outros fatores que podem afastar os clientes. E não é isso que desejamos aqui.

Agradar o cliente, garantir que ele volte e que indique a loja à mais pessoas é um grande desafio, porém, se algumas dicas forem seguidas corretamente, essa conquista se torna algo natural. O que conta muito para o cliente na hora da compra é o bom atendimento, o quanto os vendedores entendem daquilo que estão vendendo, que a loja seja um lugar limpo, arrumado e que tenha boa ventilação, etc.

Para que você possa conquistar, cada vez mais, a confiança dos seus clientes, selecionamos quatro dicas simples que facilitarão esse caminho da conquista para o sucesso do negócio.

Inicialmente, melhore o atendimento

Já entrou em uma loja, foi mau atendido e não sentiu mais vontade de voltar ao local? Pois bem, isso acontece com frequência. Agora imaginemos ao contrário. Já foi a uma loja em que te atenderam bem, você se sentiu confortável e teve vontade de voltar? É exatamente isso o que deve acontecer para conquistar e fidelizar o consumidor.

Clientes bem atendidos saem satisfeitos da loja, com pretensão de voltar e a indicam para mais pessoas. Os consumidores precisam enxergar no vendedor um consultor que irá ajuda-lo a encontrar o que ele precisa, e, para isso, é necessário promover treinamentos aos funcionários, para que eles aprendam a lidar da melhor forma com os compradores.

É claro que contratar pessoas de bem com a vida e que gostem do trabalho que exercem é importante e facilita esse processo, porém, treinamentos para melhorar o atendimento cabem aos mais diferentes tipos de pessoas.

Treinamentos curtos e focados na necessidade de melhorar o atendimento ajudam, e muito, os vendedores. O Casting é uma solução da SER que pode facilitar esse trabalho, já que, nele, há a possibilidade de disponibilizar pequenos treinamentos que podem ser realizados individualmente, a qualquer hora e a qualquer lugar.

Manter os vendedores motivados também é interessante, pois, assim, eles terão prazer em desempenhar seus respectivos trabalhos e tratarão bem os clientes.

Mostre expertise

Um cliente se sente mais confortável quando a empresa se mostra boa naquilo que faz, e, para isso, deixar evidente certificados, boas posições em rankings, prêmios e selos de qualidade é bastante interessante.

Também é necessário mostrar, por meio das redes sociais, por exemplo, o quanto o consumidor que costuma frequentar sua loja está satisfeito com o atendimento e com os serviços; por isso, compartilhe depoimentos de clientes que gostaram da loja e chame a atenção de outros possíveis compradores.

Essa expertise também pode ser passada através da interação com o vendedor, que, ao mostrar entender dos produtos que estão sendo vendidos, passa uma confiança maior aos clientes, que se sentem mais cômodos a comprarem em sua loja.

Esteja sempre disponível para os clientes

Nesse mundo conectado em que vivemos hoje em dia, é muito importante estar sempre disponível no site e nas redes sociais para que, quando o consumidor possuir dúvidas e enviá-las através desses canais, seja possível dar soluções rápidas e eficientes para eles; isso ajuda com que os consumidores se sintam atendidos e tenham vontade de comprar naquele local por conta da atenção recebida.

Isso não é importante apenas para a internet, mas, também, para as lojas físicas. Atender sempre ao telefone, se mostrar interessado nas dúvidas dos clientes, tentar solucioná-las sempre que possível, além de dar a devida atenção aos compradores que estão presentes nas lojas são ações que fazem toda a diferença para quem está prestes a comprar algum produto.

Simplifique o atendimento

Atendimentos burocráticos, dificuldades para utilizar determinados serviços, demora na finalização de compras, entre outros, são práticas que contribuem para que as pessoas se sintam desconfortáveis e não voltem a comprar no estabelecimento.

Quanto menor for a dificuldade para utilizar um site, por exemplo, mais rápido a compra acontecerá e maior será a satisfação dos clientes. Porém, antes disso, é importante posicionar bem sua loja na internet para que ela chame a atenção do consumidor.

Nas lojas físicas, é importante ter sempre todos os produtos cadastrados no sistema com os valores corretos, para que, na finalização das compras, não ocorra imprevistos, como valores errados, o que atrasa a compra e pode aborrecer o consumidor.

Essas são algumas das principais dicas para ganhar a confiança do consumidor, e, assim, seguir um caminho para o sucesso do negócio, porém, também há diversos outros meios para que se conquiste clientes. Aplique-as em sua loja e tenha mais clientes fidelizados!

Nos siga (Facebook e Linkedin) e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam adotar essas práticas e conquistarem mais clientes! Fique de olho, também, em nossos demais artigos!