É inegável a importância de saber medir e usar corretamente certos dados para gerir adequadamente uma empresa. Ao transformar esses dados em indicadores, uma organização do varejo consegue mensurar um dos fatores mais importantes para seu sucesso: o desempenho de funcionários.

Só é possível traçar estratégias e metas realistas quando se avalia e auxilia constantemente o desenvolvimento dos colaboradores. É fundamental para o crescimento de qualquer negócio estabelecer um método claro e fácil para mensuração e melhoria nos indicadores referentes à produtividade dos colaboradores.

Dessa forma, este post traz 4 dicas para acompanhar, avaliar e melhorar o desempenho de funcionários. Confira:

1. Performance

É crucial para a gestão de um empreendimento estabelecer e saber interpretar KPIs, também conhecidos como “key performance indicator” ou indicador-chave de performance. KPIs são indicadores que, ao serem analisados corretamente, revelam diagnósticos sobre a empresa e seus processos.

Assim, utilizando KPIs é possível saber exatamente quais pontos devem ser consertados ou aprimorados e quais estratégias têm mostrado mais resultado. No mercado varejista, existem alguns KPIs principais que são comumente utilizados, como:

  • Número de leads gerados;
  • Número de leads qualificados;
  • Número de negócios fechados;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • CAC;
  • Ciclo de venda.

Dessa forma, basta acompanhar periodicamente (online, por exemplo) os indicadores-chave para alcançar um panorama sobre a eficiência dos processos envolvidos nas vendas e quais suas fraquezas.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

2. Feedback

O feedback – ou retorno – é normalmente realizado por um líder. Trata-se de uma das formas mais tradicionais de avaliar um funcionário. Apesar disso, ainda existe muita dúvida sobre a melhor maneira de conduzir um feedback. Por isso, trouxemos alguns pontos importantes a serem considerados, a seguir:

Clareza no processo

É fundamental para o êxito do feedback, que o colaborador saiba claramente como será conduzido o retorno. Além disso, há todo momento o funcionário deve saber exatamente o que é esperado dele em seu trabalho, seus objetivos e metas a serem cumpridas.

Por isso, é crucial que haja antes de tudo um canal aberto de comunicação entre os colaboradores e seus superiores. Apenas dessa maneira pode-se avaliar e direcionar o crescimento dos funcionários com excelência.

Planejamento e preparação

Os feedbacks devem ser realizados em reuniões periódicas marcadas com antecedência. Ademais, as reuniões devem ser espaçadas o suficiente para que o colaborador consiga apresentar melhorias nos pontos tratados na última reunião, além de poder se preparar para a avaliação.

3. Mobile Learning

Para aprimorar os indicadores-chave e o desempenho dos funcionários, é necessário que haja investimentos no desenvolvimento profissional dos colaboradores. O Mobile Learning implementa trilhas de aprendizagem para os funcionários.

Uma trilha de aprendizagem é uma série de práticas de desenvolvimento voltada para expandir os conhecimentos e habilidades de um profissional de acordo com suas necessidades e interesses. Trata-se de um modelo flexível e diversificado de educação que pode envolver treinamentos, leituras, cursos e até mesmo aplicação de testes de conhecimento.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

4. Gamification

O método de gamification – ou gamificação – é baseado na proposta de trazer desafios e recompensas para motivar os profissionais. Com a criação de campanhas motivacionais com premiações e promovendo a competição saudável, é possível avaliar os colaboradores e incentivá-los a cumprir metas e alcançar objetivos.

Mensurar com eficácia é ser capaz de enxergar com clareza os próximos passos a serem tomados. No mercado varejista, a capacidade de avaliar corretamente o desempenho de funcionários pode ser determinante para o êxito do empreendimento.

Gostou de saber um pouco mais sobre como mensurar o desempenho de funcionários? Quer investir mais nos processos de RH da empresa? Entre em contato conosco e saiba mais!