Ter um planejamento estratégico bem elaborado e definido para sua loja é fundamental para obtenção de bons resultados e distinção do negócio no mercado dinâmico e competitivo que é o varejo.

Um bom plano estratégico vem de diferentes questões como análises internas e externas, definições de objetivos, metas, missão, valores, indicadores de resultados, e mais. Após as informações e dados coletados, é importante que se faça o plano e um acompanhamento dos resultados para que seja possível uma melhor comunicação e, assim, uma melhor conexão entre loja, funcionário, público-alvo e cliente.

Segundo um dos mais influentes especialistas em planejamento estratégico e professor na Harvard Business School, o norte-americano Michael Porter, a estratégia pode ser estabelecida como “ações ofensivas ou defensivas para formar uma posição em uma indústria que possibilite a defesa em um determinado setor para que seja possível conseguir um maior retorno sobre o investimento”, ou seja, são ações colocadas em prática com objetivo de conseguir uma boa posição no mercado e aumentar vendas.

Tendo em vista a grande importância de ter e acompanhar um plano estratégico para o sucesso de uma empresa, selecionamos cinco dicas para você aplicar em sua loja e ter um planejamento sólido, bem-sucedido e que trará bons efeitos. Continue lendo!

Defina a missão, visão e valores da loja

A partir do momento no qual a missão, a visão e os valores da empresa estão estabelecidos, fica mais fácil ter um caminho para o planejamento estratégico ideal, que esteja de acordo com as políticas do negócio.

Para que esses elementos sejam definidos, é necessário entender o conceito de cada um:

Missão: é a razão pela qual a empresa existe, o papel dela diante a sociedade.

Visão: são os sonhos da empresa, pretensões de onde chegar ou do que ser a longo prazo.

Valores: é um conjunto de princípios morais, éticos e filosóficos que determinam como a empresa deve se portar e como os membros terão suas condutas.

Essa definição é essencial para que o planejamento seja válido a longo prazo, sempre tendo em vista as crenças e os objetivos do negócio.

Saiba como está o cenário do mercado atual

Ter em conta a situação na qual o mercado se encontra é muito importante para que o planejamento a ser realizado esteja alinhado com as condições que esse mercado está proporcionando para aquele determinado período.

Com o cenário estudado e estabelecido, é possível prever em quais meses as vendas podem aumentar, em quais podem diminuir ou se há algum fator previsto que cause um desajuste, para, assim, montar um plano estratégico de acordo com essas informações.

SAIBA COMO MELHORAR O DESEMPENHO
DA EQUIPE E AUMENTAR AS SUAS VENDAS!

ebook_Vencendo o desafio da gestão de pessoas no varejocta_azul_claro

Dê ouvidos ao público-alvo

O público-alvo, também conhecido como target, são pessoas que possuem um interesse em comum por um produto que a empresa oferece. Saber o que seu público-alvo deseja tem grande influência na hora de pensar e elaborar um planejamento estratégico, afinal, haverá mais vendas se os produtos forem de pleno interesse e necessidade dos compradores.

Os públicos podem ser variados em razão da região geográfica onde vivem, idade, sexo, classe social, estilo de vida e muito mais. Por isso, primeiramente, é preciso separá-los de acordo com essas classificações, para, então, entender o que cada um quer ou necessita em um produto.

Ouvir as críticas, posições e opiniões dos consumidores também é bastante importante para que esses se sintam incluídos nas decisões da loja e realizem mais compras. Depois de entender seu público-alvo e o que eles precisam, fica mais simples traçar uma estratégia que ofereça algo que chame a atenção e que tenha maior eficácia e engajamento.

Tenha em mente os objetivos e as metas

Após ter conhecimento sobre o cenário daquele determinado período e sobre o seu público-alvo, trace os objetivos de vendas e as metas que deseja alcançar.

Os objetivos são definições de o que se pretende alcançar ou onde se quer chegar, já as metas são conquistas quantitativas em um curto prazo, como se fossem pequenas tarefas que vão sendo realizadas até chegarem ao objetivo maior.

As metas devem ser pensadas mensalmente, semestralmente ou trimestralmente, e os objetivos podem ser revisados de acordo com o andar das pequenas conquistas. Após definidos, atribua as metas a cada vendedor, tendo sempre em vista sua área de atuação e desempenho.

Essa é uma etapa essencial para que um empreendimento seja bem-sucedido, pois são essas metas e esses objetivos que determinarão as ações e as estratégias a serem realizadas e, com elas, é possível medir como está o desempenho e os resultados que estão sendo obtidos.

Acompanhe os resultados do planejamento

Após o plano estratégico implementado em sua loja, é necessário acompanhar o andamento e os resultados de cada mês para saber se as metas estão sendo alcançadas e, consequentemente, os objetivos também.

Com o acompanhamento feito de maneira correta e com certa frequência, é possível observar se o planejamento está trazendo bons resultados ou precisa de ajustes. Assim, é possível realizar feedbacks para a equipe, melhorar o desempenho de funcionários que não estejam atingindo o esperado e fazer as devidas correções no planejamento caso algum ponto não esteja progredindo.

SAIBA COMO MELHORAR O DESEMPENHO
DA EQUIPE E AUMENTAR AS SUAS VENDAS!

ebook_Vencendo o desafio da gestão de pessoas no varejocta_azul_claro

Visto isso, é importante escolher a melhor ferramenta para realizar o monitoramento e a mensuração de resultados. O Casting, solução da SER, é uma boa opção para esse trabalho. A ferramenta dispõe, por meio de gráficos, números que representam o desempenho de cada funcionário na realização de tarefas, números de vendas, indicadores de produtos que venderam mais e que venderam menos naquele período, etc. além de disponibilizar pequenos treinamentos focados nas necessidades da equipe, que podem ser executados a qualquer lugar pelo smartphone.

Planejar uma estratégia para sua loja pode não ser tão simples quanto parece, porém, estudando seu público-alvo e o cenário do mercado, deixando claras as metas e os objetivos, aplicando e mensurando de forma correta o plano, é garantido um bom resultado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais amigos possam ficar por dentro dessas dicas! Assine também nossa newsletter para receber novidades.