5 vantagens de optar por um software personalizado na sua empresa

2019-05-13T22:36:25-03:0023 novembro, 2018|Melhores Práticas|

No setor de Recursos Humanos, todas as ferramentas que podem agregar na otimização e fluidez dos processos são bem-vindas. Conheça algumas vantagens neste texto e surpreenda-se!

Trabalhar com diversos sistemas no setor de Recursos Humanos gera muitos transtornos para o gestor. Afinal, ele precisa designar um profissional para cada ferramenta, ocasionando erros de informação, tarefas incompletas, atrasos nas entregas, falhas na comunicação e falta de credibilidade.

Uma forma eficiente de reduzir esse problema é implantar um software personalizado: um sistema que atuará como o cérebro da empresa, onde todas as informações armazenadas estarão centralizadas e disponíveis para toda a equipe.

Se a sua empresa precisa conhecer essa solução, mas você ainda tem dúvidas, continue a leitura deste artigo. Vamos mostrar cinco pontos importantes e esclarecer o que um software personalizado pode fazer pelo RH. Confira!

O que é um software personalizado?

Quando a empresa adquire um sistema pronto, o chamado “software de prateleira”, ela recebe uma ferramenta com configurações genéricas e engessadas, com uma plataforma limitada. Isso faz com que seja necessário utilizar outros recursos para completar algumas tarefas.

Em um software personalizado de acordo com a cultura organizacional, você terá tudo o que for necessário para o negócio, sem perder tempo com métodos confusos e retrabalhos, transformando a sua equipe de RH em profissionais motivados, engajados e produtivos.

Quais são as vantagens dessa customização?

1. Maior facilidade de implementações e adaptações

Ao adquirir um software personalizado, você será capaz de adaptá-lo a todas as necessidades da empresa, desde o momento da implementação até as futuras adaptações, criando maior interatividade e engajamento entre os funcionários dos setores.

Outra grande vantagem é que um sistema customizável evolui com a empresa. Ao passar do tempo, as necessidades do mercado se modificam, e o sistema precisa estar pronto para essas mudanças.

2. Economia a longo prazo

Um sistema genérico pode ser mais acessível a curto prazo, mas pode se transformar em um gerador de custos a cada adaptação solicitada.

Com um software personalizado, esse custo é reduzido a longo prazo, pois o desenvolvedor criará um sistema próprio para sua empresa, com todas as soluções necessárias, agregando valor e diminuindo os transtornos.

People Analytics
Entenda tudo sobre esta tendência!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

3. Foco nas necessidades exclusivas da empresa

Se o setor de Recursos Humanos utiliza várias ferramentas, mas nenhuma delas é eficaz para o bom funcionamento da área, um sistema que possa integrar todos esses meios e gerar credibilidade e fluidez facilitará o foco em necessidades estratégicas da companhia.

O software personalizado poderá ser configurado para que todos os setores tenham sua plataforma de acesso. Assim, a captura de dados para análises se tornará mais real, auxiliando na tomada de decisões.

4. Eliminação de recursos desnecessários

Em um software customizável, somente as necessidades da área serão adicionadas à plataforma, garantindo maior fluidez e agilidade nos processos em um sistema limpo e didático.

Em um programa pronto, em comparação, estarão disponíveis ferramentas desnecessárias que dificultarão o andamento das tarefas e deixarão o utilitário menos eficiente.

5. Maior segurança para os dados da empresa

Em programas genéricos, caso aconteça alguma falha na configuração, os dados da empresa se tornarão vulneráveis. Isso ocorre porque esses sistemas armazenam os materiais de forma compartilhada, o que coloca em risco as informações.

Em um software personalizável, os dados são salvos em um servidor próprio, com total segurança. Assim, os lançamentos feitos pelos colaboradores são guardados de forma que somente a própria empresa tenha acesso. O sigilo dos dados, portanto, é uma grande vantagem para a empresa que possui esse sistema.

Como vimos, um sistema de qualidade e adequado à cultura organizacional agrega valor ao negócio, cria uma identidade para a empresa, elimina recursos desnecessários e assegura os dados da companhia com o melhor custo-benefício.

Para saber como um software personalizado poderá se adequar à sua empresa de forma efetiva e funcional, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by