O mês de agosto nos reserva uma das datas mais especiais do ano, o dia dos pais. A primeira vez que a data foi celebrada no Brasil foi em 1953, mais precisamente no dia 14 de agosto, mesmo dia em que era festejado o aniversário de São Joaquim, considerado patriarca da família. Desde então, a data foi oficializada no segundo domingo de agosto.

A data comemorativa é uma grande aliada do comércio, afinal é sempre bom presentear as pessoas que são importantes para nós. Por conta disso, é extremamente importante se preparar para atender a demanda exigida nessa época do ano.

Para auxiliar no planejamento do seu negócio, separamos seis dicas infalíveis para elevar as vendas no dia dos pais.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

1. Planeje o tamanho da equipe

As datas comemorativas aumentam significativamente o movimento no PDV, no ano passado as vendas voltaram a crescer depois de dois anos de queda, e para esse ano a tendência é que  o comércio movimente cerca de R$120 milhões.

Para conseguir atender ao fluxo maior de pessoas é essencial saber como dimensionar a equipe de vendas. Um time pequeno demais pode sobrecarregar os colaboradores e deixar os clientes insatisfeitos com o atendimento. Ter uma equipe maior do que o necessário também não é um bom sinal, pois pode gerar gastos desnecessários.

O ideal é se planejar e pesquisar sobre os números nos últimos anos referente a área do seu comercio, e assim definir o número de vendedores com maior precisão.

2. Controle o estoque

O controle do estoque é importante para não perder vendas por falta de mercadorias. Para não ser pego de surpresa com a ausência dos itens que são mais procurados nessa época, é necessário manter o estoque organizado de maneira correta.

O primeiro passo é saber quais são os produtos mais vendidos no dia dos pais. Geralmente roupas, relógios, perfumes e livros estão presentes nas listas de mais procurados. Veja quais se encaixam para o seu comércio e planeje para que não atrase e nem falte nada.

Assim como o dimensionamento da equipe, o excesso de mercadorias também pode gerar prejuízos futuros, pois muitos produtos têm demandas menores após o dia dos pais. Ter um estoque cheio de itens com baixa procura não é nada bom.

3. Divulgue em diversos canais

As campanhas de divulgação são ferramentas extremamente necessárias para alavancar o número de vendas no dia dos pais. Existem diversos canais para divulgação, e eles podem ser digitais ou físicos.

A vantagem dos meios digitais é o baixo custo de investimento (podendo até ser gratuito, em posts orgânicos no Facebook, por exemplo) e o alcance de pessoas que uma publicação pode ter.

Os posts divulgados em redes sociais estimulam os usuários a irem até a loja virtual, por isso é importante também manter o site organizado e fácil de ser navegado.

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio, portanto não deixe as ações de marketing em último plano.

4. Ofereça diferentes opções de produtos

Depois de pesquisar quais são os produtos mais procurados no dia dos pais, vale usar a criatividade para estimular o público a escolher a sua loja. Um dos fatores que podem ser determinantes para essa escolha é variedade de opções.

Muitos clientes já vão as compras sabendo o que querem, no entanto, na falta desses itens, oferecer alternativas pode mudar o pensamento de algumas pessoas. Porém, para essa tática funcionar a equipe de vendas precisa estar bem treinada e saber explicar todas as vantagens e qualidades do novo produto.

Para incentivar o cliente a comprar mais itens, você pode montar kits promocionais, por exemplo, uma loja de roupas pode vender um combo com carteira, gravata e cinto por um valor mais baixo do que se cada item fosse adquirido separadamente.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

5. Torne a experiência agradável para o cliente

Lembre-se, o dia dos pais é uma data para homenagear e compartilhar com alguém importante, por isso o cliente busca algo com significado para dar de presente.

Neste sentido, a atenção que o vendedor dá ao público faz toda a diferença. Os pais podem ter infinitos perfis, aventureiros, modernos, esportistas, através de um atendimento personalizado o vendedor é capaz de identificar qual o tipo de produto é o ideal.

Outro ponto a ser explorado no atendimento é os benefícios que o produto pode trazer além de suas próprias funções, como por exemplo, ao querer uma câmera fotográfica para dar de presente ao pai, o vendedor pode destacar como ela pode eternizar os momentos juntos entre pai e filho ou então motivar novos passeios em família para tirar mais fotos.

Esse tipo de abordagem torna a jornada de compra mais agradável e menos agressiva do que simplesmente oferecer produtos sem utilizar um fator motivante.

6. Mensure os resultados para se preparar para as próximas datas

As datas comemorativas sempre aumentam as vendas no comércio em geral, porém os números não são totalmente iguais todos os anos. Vários fatores externos interferem nos resultados.

Mas para tomar decisões mais exatas é sempre bom ter uma base para se planejar, se você armazenar todos os dados obtidos no dia dos pais deste ano, essas informações vão te auxiliar no próximo ano, ou até em outras datas comemorativas.

Existem diversas ferramentas para armazenamento de dados presentes no mercado, saiba qual se encaixa melhor ao seu modelo de negócio e comece a utilizar.

Gostou desse artigo? Confira também o nosso texto sobre como criar um calendário para fazer boas campanhas em datas comemorativas.

Siga a SER nas redes sociais e fique por dentro de todas as tendências no varejo!