A importância de investir em treinamento de funcionários

2019-05-14T14:15:50-03:009 agosto, 2018|Educação Corporativa, Talent Management|

Cada vez mais, as empresas têm implementado programas de treinamento de funcionários. Mas você sabe qual é a importância do investimento na capacitação dos profissionais? Continue lendo para entender melhor os benefícios dessa prática!

O investimento em Treinamento e Desenvolvimento tem se tornado comum nas organizações, principalmente devido aos resultados positivos proporcionados pela prática. Com o treinamento de funcionários, é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, gerar o desenvolvimento da própria empresa.

Os treinamentos podem ser utilizados, também, para ensinar os procedimentos do negócio e normas de segurança, favorecendo o desempenho dos trabalhadores e evitando a ocorrência de acidentes laborais.

Devido aos seus benefícios, essa prática tem ganhado destaque como recurso para a obtenção de vantagens competitivas entre as empresas. Neste artigo, você vai entender melhor a importância de investir no treinamento de funcionários. Confira!

Aumento da produtividade

Um dos motivos para investir na capacitação dos colaboradores é a melhoria na produtividade da organização. Quando treinados de maneira correta, os profissionais adquirem ou aperfeiçoam habilidades que são fundamentais para seu trabalho na empresa. Com isso, eles se tornam mais qualificados e geram melhores resultados para a instituição.

Os trabalhadores que possuem qualificação teórica e técnica para desenvolver suas atividades tendem a se sentir mais satisfeitos profissionalmente. Além disso, investir na aprendizagem contínua é, também, uma maneira de reter talentos e valorizar os profissionais. Esses fatores influenciam na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da motivação e produtividade dos trabalhadores.

Melhoria dos níveis de qualidade

O sucesso de uma organização depende em grande parte da qualidade de seus funcionários. Uma equipe de profissionais bem treinados e eficientes eleva o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Os treinamentos podem melhorar, também, a qualidade das relações entre os funcionários e do atendimento aos clientes, o que faz com que a empresa se destaque no mercado.

Vantagem competitiva

Uma empresa com funcionários capacitados e que oferece produtos e serviços de qualidade obtém vantagem em relação aos seus concorrentes. Essa é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores e consiste em possuir um diferencial em relação a outras empresas.

Através do investimento em treinamento, é possível obter melhores posições no ambiente organizacional, ter preços atrativos e atendimento diferenciado. Essa estratégia gera bons resultados e coloca a empresa à frente da concorrência.

Dados e Produtividade entenda essa relação
tão importante para a empresa

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Retenção de talentos

O treinamento dos funcionários pode trazer outro benefício para a empresa: a retenção de talentos. Essa pode ser uma maneira de promover o desenvolvimento da carreira dos trabalhadores, possibilitando que eles ascendam para cargos de maior responsabilidade e com melhor remuneração.

Além disso, contratar pessoas qualificadas geralmente custa mais caro do que preparar o público interno. Dessa forma, é interessante que os funcionários permaneçam na empresa e aprimorem suas habilidades para desenvolver uma carreira dentro da organização.

Estimular o trabalho em equipe

A realização de treinamentos é uma excelente maneira de motivar e estimular o trabalho em equipe. Quando se trata de uma nova leva de funcionários, o treinamento ajuda não só no esclarecimento sobre a realização do trabalho, mas também serve para integrar os colaboradores e formar grupos que podem apresentar ótimos resultados ao longo dos anos.

Essas equipes também serão mais capacitadas e com um treinamento bem orientado, já são promovidas trocas entre os participantes, em que ficam evidentes as habilidades e competências de cada um, e como essas características podem ser administradas em prol dos objetivos corporativos.

Aumentar a motivação dos colaboradores

Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.

Os colaboradores, ao perceberem os resultados promovidos pelo treinamento, querem continuar a fazer um bom trabalho. Há, também, o interesse no investimento na própria carreira e desenvolvimento individual, que são favorecidos com treinamentos corporativos.

Dados e Produtividade entenda essa relação
tão importante para a empresa

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Melhorar o engajamento do funcionário com a empresa

Vale lembrar que os treinamentos não se limitam apenas à realização do trabalho. Eles também abrangem a cultura organizacional ou ações internas que melhorem algum aspecto na empresa, como uma abordagem ecologicamente mais consciente no uso e descarte de materiais, por exemplo.

Nesses casos, o treinamento serve para esclarecer mudanças ou definir valores, explicando as consequências e envolvendo os profissionais nas modificações propostas pelo RH, aumentando o engajamento não só com o trabalho diário mas com a empresa como um todo.

Essas ações reforçam a ligação do funcionário com a corporação e evitam o turnover, ajudando a reter os melhores talentos.

Promover um bom clima organizacional

Uma das vantagens indiretas do investimento em treinamentos é a percepção do funcionário de que não é apenas um número, mas, sim, um ativo valioso e importante para a empresa.

Essa percepção aumenta os índices de satisfação e faz com que o ambiente de trabalho melhore substancialmente. O clima organizacional é favorecido, assim como a qualidade dos serviços prestados e a retenção de talentos.

Estabelecer metas

A sobrevivência de qualquer empresa está ligada ao alcance das metas. Com bons treinamentos, a produtividade aumenta sem perder a qualidade. Os gestores podem, então, estabelecer metas mais altas, que desafiem a equipe sem temer que a reputação da marca seja prejudicada.

Em contrapartida, sabendo trabalhar corretamente, os funcionários sentem-se mais dispostos a alcançar os objetivos do período e podem até ganhar bônus ou uma gratificação pelo melhor desempenho. Também é satisfatório para os profissionais receber conhecimento e conseguir entregar algum valor à corporação.

Vale lembrar que, antes de realizar um treinamento, é importante que se faça uma coleta de demanda com os funcionários e que, a partir disso, cada passo do processo seja planejado com cautela.

O planejamento e aplicação de treinamentos trazem vantagens tanto para a organização quanto para os próprios funcionários, sendo uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional para o trabalhador e de crescimento para a empresa.

O treinamento de funcionários é uma estratégia inteligente para qualquer negócio, independentemente do seu setor de atuação ou porte. Trata-se de uma aposta segura que vai resultar não só em melhorias internas como em retornos financeiros interessantes e construtivos para a organização.

E você, o que achou deste conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba notificações sobre outros posts envolvendo gestão de pessoas e outros conhecimentos que vão ajudar no crescimento da sua empresa!