O treinamento de vendas torna os profissionais mais aptos a trabalhar com qualidade, motivação e de maneira alinhada aos valores do estabelecimento. No entanto, ainda há muitos empresários e gestores que deixam o assunto em segundo plano.

Sabe-se, segundo a ABTD, que os profissionais brasileiros passam por apenas 26 horas de treinamento ao ano, número considerado baixo. Os motivos são diversos, entre eles, a falta de conhecimento sobre como realizar um bom treinamento.

Pensando nisso, criamos um artigo para você entender como treinar sua equipe e garantir um adequado retorno sobre o investimento. Continue a leitura!

Defina o treinamento com a avaliação de competências

Nenhum treinamento deve ser feito somente porque o tema está na moda ou porque os talentos acham o assunto legal. O treinamento deve ser uma resposta às demandas internas, isto é, as lacunas de competências a serem supridas pelos vendedores.

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Então, comece com uma avaliação de competências – que pode ser em 180 ou 360 graus, por exemplo. Depois, defina os conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidas no time de vendas, ai está o treinamento a ser realizado.

Equilibre o referencial teórico e prático

Na empresa, muitos talentos não querem participar dos programas de capacitação. O motivo: consideram o momento desestimulante e sem utilidade. Isso acontece porque há um excesso de teoria e pouca aplicação prática. É preciso mudar!

Incentive um processo de aprendizagem mais dinâmico, com jogos mobile, estudos de caso e aplicações no expediente. Não é que a teoria não deva ser tratada, ela só deve ser associada a um modelo de treinamento mais prático, atual e interessante.

Tenha métricas de desempenho bem estabelecidas

No estabelecimento, um grande erro é deixar de acompanhar os resultados obtidos com o treinamento. Após o encontro destinado à aprendizagem, é hora de monitorar o que realmente foi aprendido e quais resultados podem ser vistos na empresa.

Para tal fim, é imprescindível estabelecer alguns indicadores. Por exemplo, se o treinamento foi sobre atendimento, mensure o nível de satisfação dos clientes antes e depois do processo. Há vários outros indicadores que podem ser usados.

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Conte com soluções no formato M-learning

Tradicionalmente, o treinamento tem sido aplicado no modelo presencial ou EAD (geralmente usando computadores). No entanto, o Mobile Learning já é uma forte tendência, afinal, permite a aprendizagem em qualquer lugar com o smartphone.

No M-learning, os vendedores podem acessar seus treinamentos, geralmente mais objetivos, por meio do próprio celular. O processo de capacitação também é mais inovador, feito com jogos, vídeos, pílulas de conhecimento, entre outros materiais.

Agora você tem conhecimento de como realizar um bom treinamento de vendas. Defina o tema com base na avaliação de competências, equilibre o teórico e o prático, tenha boas métricas de desempenho e conte com a inovação do Mobile Learning.

E aí, está pronto para continuar aprendendo? Aproveite para nos seguir no Facebook ou LinkedIn e ficar por dentro das nossas novidades. Vamos lá!