Sem a efetivação da venda, uma série de outros processos na empresa não fazem nenhum sentido, como o planejamento e desenvolvimento de produtos. Então, você deve saber criar uma campanha de vendas de sucesso. Veja como no artigo!

Vender mais deve ser interesse de toda a empresa, pois assim é possível aumentar o número de clientes, gerar maior receita e expandir o negócio — gerando vantagens a todos que fazem parte do trabalho. Para tanto, a campanha de vendas é essencial.

Em termos gerais, essa ação consiste no processo de incentivo aos vendedores e clientes, e cria induzimentos que os levam à certa ação: no caso do cliente, comprar; no do vendedor, vender. Mas como fazer isso na prática?

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Nós reunimos uma série de informações sobre o assunto e os 4 principais passos para começar uma campanha de vendas bem-sucedida. Continue a leitura e confira!

1. Estabeleça um objetivo claro

Primeiramente, é preciso ter um objetivo claro para a campanha e que possa ser facilmente entendido. O que deve ser vendido? Até quando e em qual quantidade? Pense em uma definição de objetivo clara e concisa.

Para tanto, estabeleça um objetivo no formato SMART, isto é, que seja: específico, mensurável, alcançável, relevante e tenha o tempo bem definido. Assim, é possível promover o alinhamento do time, bem como gerar o estímulo necessário ao sucesso.

2. Crie um regulamento útil

O segundo passo é pensar nas regras, ou seja, o que pode ou não ser feito. Isso será útil para a equipe e até para os clientes, afinal, muitas dúvidas podem surgir em uma campanha de vendas. Pode parcelar? Pode dar desconto? E se houver atrasos no pagamento?

O ideal é transformar essas regras em um pequeno guia e distribuí-lo em uma reunião antes da campanha efetivamente começar. Desse modo, todos terão tempo para ler, tirar as principais dúvidas e entrar em sintonia com o que é desejado pela empresa.

3. Inicie a campanha com o “pé direito”

Com o objetivo e regulamento claros, dá para começar a campanha. Como o objetivo é vender  — e para isso é preciso do time motivado —, comece como “pé direito”. Decore a empresa, cole cartazes com a logo da campanha, envie e-mails para os clientes, faça chamadas pela internet. A campanha começou. Agora, é hora de vender!

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Gamificação no Varejo

cta_baixe_ebook_gratis_azul

4. Reconheça e recompense os profissionais

Por fim, é preciso criar induzimentos adequados à equipe. Além de recompensas (como comissões, premiações e viagens), o próprio reconhecimento é um grande aliado. Algumas vezes, parabenizar o profissional é tão importante quanto recompensar.

Portanto, mantenha os olhos abertos para o que cada profissional está fazendo na empresa. Aprenda a elogiar boas ações. Se possível, em público. Assim, você poderá motivar o profissional e a equipe, garantindo que o comportamento seja replicado no futuro.

Como é possível observar, é perfeitamente possível criar uma campanha de vendas de sucesso e otimizar a saída de produtos (bens ou serviços) da empresa. Basta ter um objetivo claro, regular o que pode ser feito, dar início à campanha com o “pé direito” e, finalmente, reconhecer e recompensar os profissionais envolvidos.

Gostou do nosso artigo, certo? Agora aproveite para continuar aprendendo com o nosso artigo sobre como investir no empoderamento do vendedor. Vamos lá!