Além de gerar elevados custos para a empresa, o turnover faz com que gente talentosa deixe o time, torne-o menos competitivo e alinhado. Então é preciso diminuir o turnover do time de vendas com bons processos de RH. Confira como, no artigo!

É muito provável que já entenda o conceito de Turnover, afinal, o assunto ganha cada vez mais espaço dentro das empresas. A saída de talentos do quadro de funcionários implica em uma série de problemas, como a redução da competitividade.

Por esse motivo, é importante repensar os principais processos de gestão de pessoas  — do recrutamento ao reconhecimento dos talentos — objetivando torná-los mais eficazes para a retenção de profissionais acima da média. Descubra como no decorrer do artigo.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Recrute com base no Fit Cultural

Fit Cultural refere-se ao alinhamento entre a empresa e os candidatos a uma vaga, significa o compartilhamento de valores e culturas. Quando há esse alinhamento, é muito mais provável que o profissional tenha aderência ao cargo.

Então, ao longo do recrutamento não considere apenas os conhecimentos e habilidades dos candidatos. Nem sempre o mais talentoso é o melhor para o cargo. Identifique e contrate profissionais com valores em sintonia com aqueles disseminados na empresa.

Integre ao time de vendas

O segundo passo é integrar o profissional ao time de vendas, processo conhecido como onboarding. É nessa etapa que o talento se sentirá realmente parte do time e, então, passará a trabalhar com maior sinergia, entusiasmo e comprometimento.

Além de introduzir a política da empresa, os benefícios e responsabilidades ao novo contratado, esse é o momento de apresentar os colegas de trabalho e superior imediato. Uma boa integração, sem qualquer dúvida, culmina na permanência do talento na firma.

Incentive a liderança pelo exemplo

Uma coisa é certa: diversos profissionais não pedem demissão da empresa, mas sim, dos seus próprios chefes. A má liderança conduz a uma série de problemas, como a saída dos melhores profissionais e o acúmulo de conflitos ao longo do expediente.

Desse modo, é interessante investir na liderança pelo exemplo. Os próprios superiores devem se comprometer com os resultados, abraçar as políticas internas, respeitar seus subordinados e amar o que fazem. Assim, será possível diminuir o turnover do time de vendas.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Reconheça a dedicação

O reconhecimento do time de vendas é uma importante “arma” e sem nenhum custo para a empresa ou líder. Portanto, é recomendado usá-la com uma frequência maior. Estima-se que profissionais reconhecidos têm um empenho de até 60% superior à média.

Especialmente os líderes, devem elogiar seus subordinados pela dedicação apresentada, mostrando que estão observando o que fazem de bom pela empresa. Por outro lado, quando a dedicação não está adequada, é necessário oferecer um feedback de melhoria.

Recompense pelo mérito

Todos os profissionais de venda devem ser recompensados (em termos de carreira e salário) de acordo com os resultados que apresentam, nunca pela proximidade com seu superior imediato ou coisas semelhantes.

A boa recompensa leva em consideração a complexidade da tarefa apresentada, o perfil do próprio funcionário ou equipe e o orçamento da empresa. Com boas recompensas, é possível manter todos motivados e interessados em permanecer na empresa.

Como você pôde observar, processos adequados de gestão de pessoas podem diminuir o turnover do time de vendas. É preciso, no entanto, que toda a alta administração se comprometa com o assunto e implemente os pontos aqui discutidos.

Agora está pronto para reduzir a saída de talentos, certo? Aproveite para compartilhar nosso artigo nas redes sociais e manter seus amigos por dentro do assunto. Vamos lá!