Como inserir o RH nas decisões estratégicas da empresa?

2019-09-30T14:15:06-03:0030 setembro, 2019|Gestão de Pessoas|

O RH tem o poder de transformar a sua empresa, mas para isso, precisa atuar de forma integrada e participar das decisões estratégicas da organização.

O setor de recursos humanos é o coração da organização. Esse departamento é responsável por gerir o maior ativo de qualquer instituição: os funcionários. O RH tem poder de impactar positivamente todas as outras áreas da empresa e, por isso, precisa estar inserido diretamente nas decisões estratégicas.

Se, na sua companhia, o setor de recursos humanos ainda é visto como um departamento burocrático, que só engessa os processos e limita-se a fazer o controle de frequência e a escala de férias dos funcionários, então, você está ficando para trás.

O RH precisa ter a missão de potencializar os trabalhadores e promover o crescimento da equipe e da instituição. Neste artigo, vamos mostrar como inserir o RH nas decisões estratégicas e torná-lo uma referência dentro da organização. Continue a leitura!

O que é RH estratégico?

As decisões estratégicas precisam, obrigatoriamente, envolver uma série de departamentos, como financeiro, de planejamento, de marketing e assim por diante. O RH, muitas vezes, é subestimado e não está incluso nos processos decisórios, assim, acaba ficando à margem dos encaminhamentos.

Nesse sentido, tornar o RH estratégico é alinhar o setor aos negócios da organização. Cabe ao departamento de recursos humanos a tarefa de recrutar novos colaboradores, treinar essa mão de obra, desenvolver os funcionários, criar a cartilha de normas e auxiliar na gestão de processos da companhia. Por isso, o setor não pode ter sua importância menosprezada.

Alcançar os objetivos passa por incluir o RH em todas as etapas do planejamento. Dessa forma, todo o processo de gestão de pessoas estará intimamente ligado às metas estabelecidas pela diretoria, e o compartilhamento dos valores da empresa será algo intrínseco ao desenvolvimento da equipe.

Como tornar o RH estratégico?

A integração do RH com outros setores é o primeiro passo para inseri-lo nas decisões estratégicas. É necessário estar por dentro das ações dos outros departamentos para ter uma visão global e sistêmica de todos os processos da organização.

Saiba o que é eNPS e como aplicá-lo!

Também será o RH o responsável por articular a comunicação entre os diferentes braços da empresa. Promover a melhoria da comunicação interna e a troca de experiências entre os gestores responsáveis pela companhia é aumentar a capacidade produtiva e obter resultados mais significativos.

Assim como os outros departamentos, o RH precisa ter métricas para avaliar os investimentos da instituição. É necessário aferir indicadores de desempenho, como absenteísmo, nível de produtividade, turnover, retenção de talentos e satisfação dos funcionários. Esses números refletirão exatamente a situação da organização e embasarão as mudanças necessárias.

Implementar um plano de carreira com critérios transparentes de ascensão profissional também é papel do setor de recursos humanos. Informar aos colaboradores não só aonde podem chegar, mas também o que fazer para alcançar a promoção, é um instrumento para potencializar o desempenho individual.

Saber identificar os talentos e redistribuir as funções na equipe de acordo com as habilidades e competências dos funcionários, é também um ação estratégica. Um colaborador que entrega uma performance medíocre na produção pode ser ótimo na prospecção de clientes, por exemplo. Cabe ao RH estratégico mapear os talentos e extrair o melhor de cada um.

Agora, você já sabe como transformar o seu RH e a importância de inseri-lo nas decisões estratégicas da organização. O departamento de recursos humanos precisa assumir o seu protagonismo e contribuir para as soluções que alçarão a instituição a novos patamares. Com uma atuação integrada e multidisciplinar, sua empresa tem tudo para crescer!

Gostou deste conteúdo? Então, que tal compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais e marcar os seus amigos que precisam conhecer esses conceitos? Assim, você contribuirá para o debate construtivo do papel do RH nas organizações!

Leave A Comment