Antes da venda, há uma série de coisas que podem determinar a satisfação do cliente. A facilidade de entrar em contato com a empresa é uma delas. Portanto, é necessário pensar no processo de pré vendas e melhorar no que for possível. Entenda mais!

Antes de se concretizar uma venda, há uma série de etapas que são cruciais à relação com os clientes. O público-alvo precisa conhecer a empresa, contatar um vendedor, identificar sua necessidade etc. Tudo isso é parte do processo de pré vendas da empresa.

Ao formular um processo que prepare o cliente para comprar, você está maximizando os resultados seguintes. Será muito mais fácil converter esse cliente em comprador e fidelizá-lo em longo prazo. Sendo assim, todo o negócio é beneficiado.

Nos próximos tópicos, vamos mostrar como melhorar o processo de pré vendas no seu negócio. Veja!

Mantenha o time de atendimento treinado

Muitos dos clientes deixam a empresa pela insatisfação com o atendimento recebido. Em geral, isso é fruto da falta de qualificação dos atendentes e vendedores, que não conhecem tão bem o produto ou não sabem como lidar com o cliente.

Por isso, antes de qualquer contato, mantenha o time bem alinhado e afiado. Todos devem abraçar os valores da empresa e fazer de tudo para atender com qualidade aos clientes. Claro que erros ocorrem, mas eles não podem ser recorrentes no trabalho.

Integre múltiplos canais de comunicação

No caso dos estabelecimentos físicos, o cliente nem sempre consegue ir até a empresa. Portanto, busca outros caminhos para estabelecer algum contato — e, muitas vezes, se frustra. Afinal, algumas firmas não têm ou não usam seus canais de relacionamento.

Em razão disso, avalie quais são os possíveis meios para que os clientes entrem em contato com sua empresa e se eles estão maduros o suficiente. Opte por canais online e offline, objetivando oferecer uma experiência mais completa e agradável ao cliente.

Entenda a importância da cultura
de feedback para seu time de vendas!

Quer aumentar a satisfação dos seus clientes? Então veja a importância do pós vendas na aquisição de um produto e como ele pode ser o seu maior aliado!

Saiba quem são os seus clientes

O simples fato de conhecer os seus clientes pode ser de grande ajuda, afinal, você poderá criar soluções mais customizadas. Alguns clientes querem exclusividade, outros, um atendimento impecável e/ou preços acessíveis. O que seu cliente deseja?

Para conhecer o seu público, segmente-o. Isso pode ser feito com mais agilidade por meio de sistemas de CRM (“Customer Relationship Management”). Portanto, separe as características mais comuns do seu público-alvo, como sexo, idade, escolaridade etc.

Melhore o marketing e prospecção

Toda a sua estratégia de marketing e prospecção vai determinar a forma como o cliente enxerga a sua empresa antes da venda. Por esse motivo, é preciso investir na melhoria das ações de marketing e prospecção de novos clientes.

Uma boa tática é deixar de lado métodos intrusivos. O telemarketing, por exemplo, pode interromper o cliente em um momento importante e gerar uma má experiência com a empresa. Aposte em estratégias mais atuais, como o inbound marketing.

Como você pôde observar, melhorar o processo de pré vendas não é algo tão difícil. Mantenha o foco na experiência do cliente, na integração de estratégias inovadoras de marketing e na qualificação do time, e os resultados desejados serão consequência.

E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!