Como reter e desenvolver talentos na sua empresa? Saiba aqui!

2021-02-18T10:00:55-03:0029 August, 2016|Talent Management|

Uma preocupação cada vez mais recorrente no setor de recursos humanos refere-se a como desenvolver talentos. Assim proporcionando as condições ideais para que eles se integrem à organização, comprometendo-se com o êxito das atividades.

No atual cenário econômico, as empresas não disputam apenas mercados, mas, também, mão de obra. Profissionais qualificados constituem importante diferencial competitivo para uma organização, uma vez que, além de elevar o status da empresa no mercado, o engajamento dos colaboradores contribui decisivamente para o sucesso dos trabalhos e o aumento da produtividade.

Reter talentos é um dos grandes desafios das organizações, sendo assim, e é preciso adotar algumas estratégias para encarar esse desafio. Portanto, neste post, daremos 6 dicas de como reter e desenvolver talentos. Fidelizando colaboradores e contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades, ocasionando ganhos para os funcionários e para a empresa. Confira!

1. Valorize os seus colaboradores

Primeiramente, tão — ou mais — importante quanto oferecer um bom salário e benefícios extras é demonstrar ao colaborador que valoriza seu trabalho e reconhece a importância da sua função para o sucesso da empresa.

Poucas coisas motivam mais um ser humano do que o reconhecimento pelo esforço realizado. No entanto,  a valorização pelo líder desperta na equipe o sentimento de gratidão pela empresa. Dessa forma, contribuindo para que os colaboradores sejam leais à instituição e desejem permanecer nela, contribuindo para o seu crescimento.

2. Dê feedback

Outra boa forma de manter os profissionais empenhados no aperfeiçoamento das suas funções é oferecer um feedback construtivo. Seja para apontar as falhas cometidas e indicar os melhores caminhos a seguir, seja para parabenizar a equipe pelo êxito das ações empreendidas. Certamente, a avaliação de funcionários deixa todos mais motivados a desempenhar suas funções de forma cada vez melhor, esforçando-se para superar as expectativas da empresa.

3. Estimule as relações interpessoais

A qualidade das relações interpessoais no âmbito da empresa também é decisiva para o nível de motivação e satisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. Atuar em um local tranquilo e desfrutar de um ambiente colaborativo, no qual estimulam as equipes à cooperação e solidariedade, contribuirá para que os profissionais se sintam integrados à organização, reduzindo as chances de turnover.

Talent Grid- Gestao de talentos

4. Promova cursos e treinamentos para a equipe

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores também é uma ótima estratégia para reter talentos. Além de favorecer o aperfeiçoamento técnico e contribuir para realizar as atividades com mais eficiência e qualidade, o investimento na qualificação das equipes incrementará a autoestima, assim elevando o nível de entusiasmo e o comprometimento na realização das tarefas cotidianas.

5. Possibilite ascensão profissional

A possibilidade de crescer dentro da empresa fará com que os colaboradores se esforcem cada vez mais para apresentar os melhores resultados e obter a tão sonhada promoção. Essa prática também contribui para a retenção de talentos, uma vez que os profissionais não sentirão a necessidade de se aventurar na procura por outro emprego, já que encontram possibilidades reais de elevação profissional na própria empresa em que trabalham.

6. Recompense os esforços

Por fim, saber recompensar os méritos dos seus colaboradores é outra excelente estratégia para a retenção e desenvolvimento dos talentos. Seja um aumento de salário, um presente especial ou um simples elogio, o certo é que demonstrar sua satisfação com o desempenho do colaborador irá incentivá-lo a continuar fazendo o melhor trabalho possível para não decepcionar a confiança nele depositada. Essa prática gera um círculo virtuoso de motivação e produtividade que trará, como consequência, o sucesso do empreendimento.

Pronto, agora que você já sabe como desenvolver talentos e reter bons profissionais, só falta colocar as dicas em prática e desfrutar de todas as vantagens de contar com um time comprometido e engajado com as metas da sua empresa. E, claro, comemorar o aumento da produtividade!

Gostou das nossas dicas sobre como desenvolver talentos e retê-los na empresa? Sabe de mais alguma? Deixe seu comentário!

Compartilhar este Artigo

Go to Top