A gestão de performance é uma ferramenta importante para o crescimento da empresa. É com a ajuda dela que os gestores conseguem mensurar e avaliar o desempenho das equipes, direcionando esses resultados para alcançar as metas da organização.

Porém, fazer esse controle apenas com o uso de planilhas e gráficos não é o método mais eficiente e pode provocar a perda de informações importantes, falhas no cruzamento desses dados e um grande desperdício de tempo. Por isso, o uso de um software especializado pode otimizar muito o trabalho do RH e dos líderes em geral.

Para ajudar a esclarecer o assunto, destacamos alguns benefícios que o uso de um sistema de gestão para acompanhar o desempenho dos funcionários traz para a empresa.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

Facilita a análise de desempenho dos funcionários

O controle das avaliações de desempenho pode ser um trabalho maçante e em certo momento, desesperador. Como reunir e avaliar todos os dados relacionados aos funcionários, compará-los aos resultados da empresa, levar em consideração as informações de outros períodos e arquivar tudo isso de maneira segura e acessível?

As dificuldades aumentam de acordo com o porte da empresa e é inviável que os profissionais de RH consigam lidar com essa demanda. Para isso, a contratação de um software que auxilie essa gestão vai acelerar o processo, permitindo a comparação de dados com exatidão e otimizando o tempo. Também vai ajudar no arquivamento desses relatórios para que a avaliação do próximo período valorize a curva de aprendizado.

Otimiza o feedback

Com as informações mais claras e organizadas, fica muito mais fácil para o gestor entender os dados e levantar os pontos mais relevantes para uma avaliação precisa e construtiva. Assim, é possível entender o que pode ser melhorado e elaborar um feedback mais direto e focado no desenvolvimento do trabalhador.

Essas conversas com o funcionário são essenciais para seu crescimento e engajamento. Passar um feedback falho ou confuso pode colocar todo o trabalho de gestão de desempenho a perder.

Oferece dados para avaliar metas

Fica difícil avaliar o desempenho de um profissional sem um parâmetro. Ao mesmo tempo, como construir objetivos realistas e possíveis, mas que viabilizem o crescimento da empresa? Um software de gestão de performance permite o acompanhamento de produção de toda a equipe, ajudando a entender como é a produtividade e, a partir disso, buscar a melhoria dos processos.

É inútil estabelecer objetivos muito altos que só vão desestimular os colaboradores. Ao mesmo tempo, sem esse acompanhamento, torna-se inviável avaliar os resultados de maneira justa e realista.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

Possibilita a remuneração por mérito

A partir do controle de resultados que o software permite, os gestores conseguem identificar os funcionários mais dedicados e promover aumento de salários, pagamento de bônus ou premiações e até mesmo recompensar os trabalhadores de acordo com o desempenho apresentado.

Esse controle também facilita a construção de uma cultura de meritocracia na empresa e a formação de planos de carreira, agindo como fator de engajamento dos colaboradores.

O foco da gestão de performance é o funcionário

O software de gestão de pessoas vai ajudar a administrar todos esses dados em prol do crescimento da empresa, mas não podemos esquecer que o grande foco é o desenvolvimento e a valorização das pessoas. O capital humano é o cerne do sucesso de qualquer organização e deve ser priorizada durante o processo.

Quer uma solução que apoia no acompanhamento da evolução dos seus colaboradores? Então, conheça o nosso software de gestão de performance e descubras quais recursos ele oferece!