Confira 4 dicas para otimizar sua gestão de treinamentos!

2019-11-01T14:53:31-02:002 setembro, 2019|Gestão de Pessoas|

Adote estratégias eficientes para potencializar o treinamento e desenvolvimento da sua equipe!

Você já entende a importância do treinamento e desenvolvimento para a sua equipe e para o sucesso da empresa como um todo, não é mesmo? O que talvez você não saiba é como fazer uma gestão de treinamentos eficaz, que não deixe nenhum colaborador de fora, potencialize a aprendizagem da equipe e evite imprevistos durante o processo.

Para isso, é preciso adotar estratégias eficientes que permitam entender quais são as principais competências a serem desenvolvidas no seu time e organizar as capacitações já realizadas pelos colaboradores, assim como os certificados para cada uma delas.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra 4 dicas para otimizar a sua gestão de treinamentos!

1. Faça um mapeamento de competências

Comece mapeando as competências de todos os colaboradores. Aproveite para cruzar esses dados com informações sobre as habilidades mais valorizadas na empresa. Também faça um levantamento daquelas que são essenciais para uma boa realização das atividades de acordo com o cargo.

Dessa forma, você será capaz de criar uma matriz de treinamentos na qual poderá inserir informações sobre cada uma das capacitações da empresa, além de indicar quais são os colaboradores que precisam realizá-las.

2. Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação interna é essencial para uma gestão de treinamentos eficiente. Isso vale tanto para a divulgação da capacitação quanto para a coleta de dados sobre os efeitos do treinamento e dos feedbacks por parte do time.

Portanto, invista em uma comunicação eficiente dentro da empresa. Você pode utilizar softwares e plataformas que contribuam para isso. Essas ferramentas, principalmente quando são acessíveis pelo celular do colaborador, facilitam a troca de ideias e de informações dentro da organização.

Powered by Rock Convert

3. Invista em certificados digitais

Os seus colaboradores precisam de documentos que atestem os treinamentos realizados. Na era digital, na qual a sua empresa está inserida, os certificados de papel ficaram obsoletos, uma vez que podem ser danificados ou perdidos ao longo do tempo.

Portanto, aproveite para investir em versões digitais para a equipe. Dessa forma você garante que os colaboradores tenham o certificado ao longo do tempo e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, reduzindo o uso de papel dentro da organização.

4. Utilize um software de RH

Um software de RH é uma ótima forma de otimizar a gestão de treinamentos na sua empresa, principalmente se tiver um ambiente especialmente desenvolvido para a gestão de desempenho. Com ele é possível realizar um mapeamento de competências, criar um plano de treinamento e desenvolvimento para cada um dos seus colaboradores e acompanhar os resultados do time ao longo do tempo.

Portanto, o software de RH pode ser o seu maior aliado para realizar uma gestão de treinamentos eficiente, garantindo o acesso a todos os dados e a comunicação efetiva com o colaborador em um só lugar.

Capacitar a sua equipe é uma estratégia central para o sucesso da empresa, afinal, são os colaboradores que geram os resultados para a organização. Quanto mais capacitados eles estiverem, mais próximo do sucesso o negócio estará. Portanto, coloque as nossas dicas em prática dentro da sua empresa e aproveite todos os benefícios que uma gestão de treinamentos eficiente pode gerar.

Quer saber como fazer isso? Então, entre em contato com a SER e descubra as nossas soluções em desenvolvimento do time!

Um Comentário

  1. […] organização. Cabe ao departamento de recursos humanos a tarefa de recrutar novos colaboradores, treinar essa mão de obra, desenvolver os funcionários, criar a cartilha de normas e auxiliar na gestão de processos da […]

Deixar Um Comentário