Descubra agora como aumentar a produtividade do seu time de vendas

A produtividade da equipe de vendas é crucial aos negócios e à satisfação dos clientes. Para tanto, deve contar com gente alinhada, treinada e motivada. Veja como no artigo!

A maior produtividade de vendas é muito importante e pode ser alcançada com a boa gestão de equipes. Quando os profissionais estão alinhados, motivados e treinados, há pouca coisa que não pode ser alcançada. Logo, toda a organização é beneficiada.

Infelizmente, a preocupação com a produtividade nem sempre faz parte do ambiente de trabalho. Estima-se que apenas 39% do expediente é realmente produtivo, e o tempo restante é perdido com atividades menos importantes. Então, como mudar isso?

Nos próximos tópicos, explicamos como aumentar a produtividade de vendas e fazer uma ótima gestão da sua equipe. Por essa razão, continue a leitura com atenção.

Melhore a comunicação interna empresarial

Em primeiro lugar, é preciso melhorar a comunicação interna. Mesmo que os vendedores sejam talentosos e motivados, sem diálogo tudo pode falhar. É necessário que as mensagens cheguem do emissor até o receptor, com o mínimo de ruídos possível. Para tanto, o gestor deve agir em dois sentidos: estimular o compromisso da liderança pelo assunto e integrar novos canais de comunicação (como murais de recados online e sistemas especializados). Desse modo, todos poderão atuar com maior alinhamento.

Tenha metas realistas e desafiadoras

Criar uma boa meta é um verdadeiro desafio. Se por um lado ela precisa ser realista, por outro deve ser desafiadora. Esse meio-termo é uma linha tênue e difícil de alcançar, por isso o gestor de vendas deve estar atento à formulação de metas inteligentes. Nesse caso, o padrão mais comum é o SMART, que representa o acrônimo de 5 palavras do inglês. Também é possível usar o método OKR, que consiste na definição de objetivos principais, e fragmentá-los em resultados-chave, chamados Key Results.

Tenha prazos curtos e estimulantes

Em muitas empresas, os clientes esperam entre um e dois dias para obter um retorno de qualidade. É um prazo grande demais e pode estar comprometendo as vendas. Logo, cabe ao gestor estabelecer prazos mais curtos e engajar seus subordinados. Portanto, tenha prazos de apenas alguns minutos para retornar ao cliente ou horas, se for algo realmente complexo. Não permita que o trabalho que pode ser feito hoje seja deixado para amanhã, pois depois ele será adiado novamente e vai afetar os negócios.

Use boas tecnologias em favor do time

Atualmente, há poucas coisas que não podem ser melhoradas com a tecnologia. O processo de venda, por exemplo, pode se tornar mais fluido e funcional. Já a gestão da equipe pode se tornar mais acertada, interativa e agradável. Um bom software ajuda a monitorar os indicadores de desempenho, definir metas ao time, gerar feedbacks de qualidade, acompanhar o progresso dos vendedores e várias outras coisas. Por esse motivo, tem um impacto direto na produtividade de vendas.

Como pôde observar, há diferentes táticas para aumentar a produtividade de vendas e garantir o maior envolvimento do time de trabalho. Melhorar a comunicação, ter boas metas, definir prazos apertados e contar com tecnologia de ponta são os primeiros passos, então não deixe de usá-los.

E ai, gostou do nosso artigo? Aproveite para baixar nosso e-book e descobrir como dar um ótimo feedback na área de vendas. Assim, seu time será mais bem direcionado. Boa leitura!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.