Veja 4 erros que não devem ser cometidos na educação corporativa

2021-01-12T11:52:49-02:0013 agosto, 2020|Educação Corporativa|

As organizações, diante a grande dinâmica e exigência do mercado de trabalho, estão buscando diversas opções de capacitação dos seus colaboradores para saírem à frente de seus concorrentes. Os treinamentos e capacitações, ou seja, a educação corporativa, auxiliam no desempenho e crescimento dos profissionais, otimizando o tempo e execução das atividades.

Entre muitos e grandes desafios das empresas, manter a equipe motivada e empenhada com o trabalho e resultados é a tarefa mais difícil para os gestores. Muitas organizações perceberam que somente o retorno financeiro não era o suficiente para atingir a satisfação profissional dos colaboradores.

É preciso ações de motivação, investimento em treinamentos, melhoria do clima interno. Desta forma, os colaboradores podem realizar o seu trabalho de forma mais produtiva, de acordo com o que há de novo no mercado, abre espaço para inovação e novas ideias para o negócio. Em suma, nesse momento que surge a Educação Corporativa.

A Educação Corporativa reúne várias estratégias para desenvolver as competências dos colaboradores e alcançar melhores resultados.

Quer saber mais sobre essa prática de gestão de pessoas? Continue a leitura e entenda melhor sobre educação corporativa e sua importância para as empresas.

Educação Corporativa

Primeiramente, é importante entender o conceito de Educação Corporativa. É uma pratica estratégica para que a organização mantenha seus colaboradores atualizados e alinhados com as novidades do mercado de trabalho. Por meio de constantes capacitações e treinamentos, a equipe fica motivada devido ao investimento da empresa em seu crescimento e desenvolvimento profissional.

O foco da Educação Corporativa vai além de treinamentos e qualificação profissional, ou seja, ela auxilia no desenvolvimento de competências individuais para aumentar a produtividade e potencial dos colaboradores. Tanto os gestores quanto as equipes necessitam reciclar, constantemente, os conhecimentos para otimizar o tempo gasto em tarefas operacionais e por fim, conquistar objetivos mais estratégicos.

A Educação Corporativa pode ser em EAD – educação a distância – e presencial. É importante analisar qual é o melhor formato da organização. A importância e retorno de investimento é muito grande para a gestão de pessoas e para empresa em si. O desenvolvimento de habilidades e competências de profissionais auxiliar na melhoria dos processos de inovação, assim como o aumento da competitividade dos produtos ou serviços oferecidos.


Além de investir em tecnologia, também é preciso investir no capital humano, pois as pessoas crescem junto com a organização e atingem objetivos em comum. Quando a educação corporativa bem realizada, consequentemente há maior eficiência na tomada de decisão, mais rapidez na resolução de tarefas e ganho para ambos os lados.

Erros mais comuns na Educação Corporativa

Para utilizar a Educação Corporativa de forma assertiva e desfrutar dos seus benefícios, é importante analisar as opções e realizar a contratação de um serviço qualidade. Portanto, a seguir, veja os 4 erros mais comuns no momento de escolher e investir nessa modalidade.

1- Ausência de planejamento estratégico

Para se ter um treinamento corporativo eficaz é essencial que se tenha um planejamento estratégico. Primeiramente, é preciso definir e mapear quais as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, quais os objetivos da capacitação, qual é o prazo em que se pretende realizar esses treinamentos, o formato do treinamento, indicadores e o cronograma de atividades.

Como resultado, se a organização não realiza o planejamento, é provável que os gestores se esqueçam de levantar pontos relevantes e que precisam de atenção no dia a dia de trabalho. Isso pode comprometer o foco do treinamento e, além disso, comprometer o resultado e desenvolvimento esperado da equipe.

2- Esclarecer a aplicabilidade do treinamento

Outro ponto essencial para que se tenha sucesso na Educação Corporativa é a compreensão da finalidade dos treinamentos. A empresa tem que ser clara com os profissionais no que se pretende atingir com os treinamentos, sua importância e aplicabilidade. Desta forma, todos os indivíduos da empresa, independentemente de cargo ou área, precisam estar alinhados com os objetivos da organização.

3- Não mensurar os treinamentos

Como todo processo dentro das empresas, é preciso ter registro dessas informações, indicadores e critérios de avaliação. Com esse levantamento de dados, os gestores conseguem identificar falhas, fragilidades e criar planos de ação para melhorias no processo. Além disso, é possível identificar os pontos fracos e fortes dos profissionais.

Para isso, é bom a empresa contar um software de gestão, onde possa realizar o acompanhamento desses treinamentos e a performance da equipe.

4- Não utilizar a tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada para ter uma Educação Corporativa de sucesso. Os softwares e plataformas oferecem um ambiente completo para a criação e implementação e controle de treinamentos. É importante que a empresa tenha uma cultura aberta a vivenciar e experimentar novas ferramentas que proporcionem inovação e resultados positivos.

São diversas ferramentas que oferecem maior facilidade para os profissionais, e com isso, a organização se mantém atualizada no mercado de trabalho. Consequentemente, empresas que possuem uma cultura digital facilitam a aderência da Educação Corporativa, possibilitando novas oportunidades e recursos para a equipe.

Vimos como as empresas vêm se apoiando diversas ferramentas para se posicionar a frente dos seus concorrentes no mercado. Como resultado, aquelas organizações que adotam a tecnologia e a educação corporativa como critérios de evolução, vem se destacando.

Não podemos nos esquecer de contar com o apoio de um fornecedor. A sua empresa precisa ter uma equipe qualificada e dedicada para atender as demandas do seu negócio. Desta forma, é essencial a escolha de um parceiro com expertise em soluções para educação corporativa.

A SER é uma empresa focada e especializa em Gestão Estratégica de Pessoas, portanto, oferece soluções aos seus clientes, com facilidade e sem perder a identidade da sua organização. A Plataforma SER implementa métodos necessários para conseguir os melhores resultados e  acelerar o sucesso dos seus talentos.

O seu processo de Gestão de Educação Corporativa contempla as funcionalidades de Gestão Operacional de Treinamento e Desenvolvimento (GTD) facilitando muito nas auditorias de qualidade e Ensino a Distância (LMS).

Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a SER pode te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio e implantar uma Educação Corporativa de sucesso. E não se esqueça de compartilhar o artigo nas suas redes sociais.

Deixar um comentário

Ir ao Topo