Entenda o que é um plano de desenvolvimento individual

2019-05-17T10:43:26-02:0013 março, 2018|Educação Corporativa|

 

O crescimento de uma empresa depende diretamente do sucesso e da satisfação profissional de seus colaboradores. Assim, profissionais que são constantemente preparados têm mais chances de impactar diretamente nos resultados da organização e atender às suas demandas futuras de maneira eficiente.

O Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, é uma ferramenta que auxilia gestores a identificarem talentos e aperfeiçoarem os funcionários estrategicamente, atendendo aos anseios da empresa. Com ele, é possível conciliar os desejos de crescimento da equipe, tornando-os protagonistas de suas carreiras e interessados em contribuir para o crescimento organizacional.

Se ficou interessado em saber mais sobre como a elaboração de um Plano de Desenvolvimento pode gerar impacto nos colaboradores e nos resultados de sua empresa, confira abaixo as informações que separamos para você:

Sobre o Plano de Desenvolvimento Individual

É um plano de ações que deve ser elaborado entre empresa e funcionário, visando proporcionar um desenvolvimento profissional que prepare o colaborador para o crescimento interno. Um PDI deve ser coerente com o que o que o profissional deseja para sua carreira — de modo que se sinta motivado a trabalhar em seu desenvolvimento pessoal.

As necessidades atuais e futuras devem ser levadas em consideração na hora de traçar um Plano de Desenvolvimento Individual. Deste modo, você, como gestor, deve elaborar alguns questionamentos para identificar essas exigências:

  • O que pretendo alcançar com esse plano?
  • Qual a necessidade de desenvolvimento de cada profissional e como podemos ajudá-lo nisso?
  • Que meios de aprendizagem são necessários para essa evolução?

    Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
    e comece a aplicá-lo em sua empresa!

    Gestão de Desempenho

    cta_baixe_ebook_gratis_azul

É importante destacar que os planos de desenvolvimento são únicos para cada colaborador, o que facilita o acompanhamento de sua evolução e dos reais resultados.

Vantagens e Benefícios

Um Plano de Desenvolvimento Individual bem elaborado traz vantagens duradouras para sua empresa, tornando os seus colaboradores mais capacitados e prontos para encarar os desafios que surgem a cada dia. Assim, as situações enfrentadas pelos profissionais ajudam a alcançar os objetivos próprios da organização.

São alguns dos benefícios:

1. Perspectiva de desenvolvimento profissional

Os PDIs estabelecem metas e oportunidades para o colaborador crescer dentro da empresa. Por serem individualizados, os planos estimulam a ideia de que cada funcionário é único e importante na organização. Estes se sentem valorizados e estimulados, tornando grandes as chances de retenção de talentos em potencial.

2. Resultados a curto, médio e longo prazo

A importância estratégica da gestão de pessoas se torna clara quanto aos resultados a curto, médio e longo prazos surgem. A melhoria no foco dos colaboradores ajuda na conquista de resultados mais rápidos — e na introdução de novos desafios.

Além disso, há uma diminuição na rotatividade de pessoal, já que existe um plano de carreira para os colaboradores que crescem dentro da instituição.

3. Identificação de talentos

Deduzir o que cada funcionário almeja é um erro que muitas empresas cometem. Ao ignorar as aspirações de cada um, as organizações perdem a oportunidade de identificar quais são as reais competência e potencialidades do profissional.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Gestão de Desempenho

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Nesse sentido, PDIs estimulam o aperfeiçoamento do capital humano e fazem surgir novas possibilidades de atuação: deixar o diálogo aberto com o funcionário é uma boa forma de explorar esse potencial.

Contexto de sucesso

Um ambiente propício ao crescimento é aquele em que empresa e colaborador caminham juntos — em direção das metas que levam ao resultado comum. Um Plano de Desenvolvimento Individual bem elaborado permite que os funcionários estejam prontos para enfrentar os desafios de uma empresa inserida em um mercado cada vez mais competitivo.

E então, leitor? Entendeu a importância de se implantar PDIs para os seus funcionários? Se você gostou, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e torne-se referência no assunto!

Deixar Um Comentário