Como a gestão de pessoas influencia no sucesso da empresa?

2021-02-18T13:03:15-02:004 agosto, 2017|Estratégia Corporativa, Gestão de Pessoas, Talent Management|

A gestão de pessoas tem uma grande relevância para o sucesso dos negócios, potencializando o seu crescimento e continuidade no mercado. Entenda por completo!

A Gestão de Pessoas é o mecanismo agregador, que faz o balanceamento das necessidades de uma empresa e as necessidades de seus colaboradores. Afinal, nenhuma empresa funciona sem pessoas. E essas, por conseguinte, precisam da empresa para se desenvolverem profissionalmente.

Certamente, a responsabilidade do setor de Gestão de Pessoas vai desde a atração, seleção, contratação de novos talentos, até os processos de valorização do capital intelectual de sua organização. Tudo isso extraindo de cada colaborador os melhores conhecimentos e consequentemente resultados.

Portanto, é a partir da Gestão de Pessoas que as metas organizacionais são alcançadas. E com o alcance dessas metas, resultados que colocam em equilíbrio as necessidades do mercado, da organização e das pessoas que trabalham nela.

No entanto, a gestão de pessoas tem passado por profundas mudanças ao longo das últimas décadas. De um departamento estritamente burocrático, focado nas atividades operacionais, o antigo setor de recursos humanos tem se transformado em uma área estratégica e focada em resultados reais para a companhia.

Hoje, por exemplo, é possível falar em people analytics — ação com base em dados, métricas e indicadores de RH — e sistemas de automação aplicados a esse setor. O objetivo é um só: torná-lo ainda mais eficaz. A questão é: como ele influencia o sucesso da empresa?

Para entender isso, primeiramente precisamos entender quais são os pilares da Gestão de Pessoas.

Pilares da Gestão de Pessoas

1- Treinamento

Ter uma equipe pronta para atender as demandas do mercado e gerar resultados para a organização é ter uma equipe bem treinada. E esse é um dos principais pilares da Gestão de Pessoas!

Em outras palavras, buscar as melhores soluções em treinamento e desenvolvimento de equipes. Seja a partir da contratação de treinamento externo ou investimento em plataformas próprias de capacitação, o setor de Gestão de Pessoas deve dar atenção a isso.

Afinal, uma equipe bem treinada pode alavancar os resultados da empresa. Além de garantir a retenção de talentos e manutenção da cultura de aprendizagem da organização.

2- Conhecimento

Conhecer os pontos fortes e pontos de melhorias de cada colaborador. Esse é um diferencial que auxilia a Gestão de Pessoas no desenvolvimento de estratégias de crescimento.

Afinal, como investir no treinamento e desenvolvimento de equipes sem saber exatamente o que desenvolver?

E por que não promover o compartilhamento de conhecimentos? A saber, uma forma bastante eficaz de garantir a geração de ideias, resolução de problemas e tomada de decisões.

A Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico das empresas. Ela abrange não só o capital intelectual e humano da organização, mas também a capacidade de pesquisa, inovação e a inteligência empresarial.

De tal forma que visa favorecer o crescimento da organização a partir do seu próprio conhecimento, investindo para isso, na capacitação de seus colaboradores.


3- Comunicação

Em síntese, comunicação clara, objetiva, independentemente do nível hierárquico. Esse é o ideal de toda empresa e um dos pilares da Gestão de Pessoas.

Desse modo, é preciso preparar os gestores para a quebra de barreiras comunicacionais. Investindo em feedbacks, novas formas de diálogo e principalmente escuta ativa da equipe.

No entanto, ao contrário do que se imagina, não basta falar. É preciso se certificar que todos os níveis da hierarquia entenderam a mensagem. Isso é comunicação eficaz. Capaz de produzir transformações na cultura organizacional e nas pessoas.

Sem falar que essa comunicação não é feita somente pelos canais formais. Mas também através das trocas que acontecem em momentos informais, como a pausa do cafezinho ou o encontro do almoço.

4- Motivação

A motivação talvez seja a ferramenta mais sensível em Gestão de Pessoas. É um desafio. Mas que vale a pena o investimento.

Ela é uma responsabilidade compartilhada. Já que por um lado, o colaborador precisa se auto motivar. Mas por outro lado, a empresa precisa estabelecer um ambiente favorável à motivação.

Em suma, uma equipe motivada é capaz de transformar seu ambiente de trabalho e se encarrega de empregar energia no alcance de resultados.

Para promover a motivação você pode oferecer desde pacote de benefícios (como participação em resultados, brindes por alcance de metas), até pacotes de cuidados como academias, apoio psicológico e vale cultura.

O importante é estar atento ao contexto socio cultural de seus colaboradores promover uma escuta ativa de suas necessidades, sabendo onde e quando intervir.

O resultado é o sentimento de pertencimento, que se torna fator de motivação.

5- Trabalho em equipe

A boa comunicação e o bom relacionamento interpessoal são pilares da gestão de pessoas que podem transformar a cultura de uma empresa.

O trabalho em equipe é o propulsor de resultados em Gestão de Pessoas. Afinal, a partir da junção de conhecimentos e colaboração mútua entre membros da equipe, a empresa se coloca em posição privilegiada frente ao mercado.

Uma equipe mais colaborativa é muito mais potente, porque dá consistências aos projetos de sua responsabilidade. Além de ter maior abertura ao novo e maior confiança entre seus pares.

Sendo assim, a partir dos pilares da Gestão de Pessoas, podemos apontar os principais benefícios da gestão de pessoas e como ela contribui para o crescimento e continuidade de uma organização.

Melhoria na aquisição e retenção de talentos

Um dos principais benefícios desse assunto está ligado à capacidade de atrair e reter talentos. Diga-se de passagem, uma atividade cada vez mais complexa. Hoje, o Brasil é considerado um dos piores países do mundo para contratar mão de obra qualificada.

A aquisição e retenção de profissionais talentosos é algo crucial para o sucesso, pois são eles que dão vida ao empreendimento e tornam a conquista das metas algo real. Desse modo, se não forem qualificados, nenhum resultado será efetivamente alcançado.

Levando em consideração que entre os pilares da Gestão de Pessoas está a Gestão do Conhecimento e o Treinamento, o desafio é encontrar perfis comportamentais alinhados à cultura organizacional.

Ou seja, uma vez que desenvolver capacidades técnicas é papel da Gestão de Pessoas, a caça ao tesouro se desenrola em busca de perfis que já dominam as soft skills desejadas.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Cerca de 39% do expediente de trabalho é improdutivo, afirma pesquisa divulgada pela Exame. Esse número representa graves perdas para a empresa, a qual deixa de alcançar suas metas e produzir o que realmente poderia. Entretanto, a correta gestão de pessoas pode mudar isso!

Quando bem utilizada, a Gestão de Pessoas contribui para que cada gerente de linha permaneça mais próximo dos seus subordinados, ofereça feedbacks bem estruturados, crie metas desafiadoras e acompanhe os indicadores-chave de desempenho. Como resultado, a produtividade cresce bastante.

Aqui é importante salientar o papel de outro pilar da Gestão de Pessoas: a motivação. A relação motivação x satisfação no trabalho é fator preponderante no engajamento.

Surpreendentemente, o engajamento por si, promove o envolvimento do colaborador com o resultado e o aumento da produtividade. É o que chamamos de employee experience.

ebook software para gestão de pessoas

Diferenciação em relação à concorrência

De acordo com artigo da Harvard Business, companhias que investem efetivamente na gestão de pessoas possuem desempenho (em média) 51% superior à concorrência. Desse modo, é possível estabelecer um grande diferencial competitivo no mercado de atuação.

O motivo é simples: com uma boa gestão de pessoas, os funcionários se desenvolvem com qualidade. Assim atendem com mais eficiência aos clientes finais e sentem-se preocupados com os resultados do empreendimento. Sem investimentos do RH, nada disso acontece.

Redução de custos operacionais

Algumas empresas possuem custos excessivamente altos. Isso prejudica sua estratégia de atuação e consome grande parte dos seus lucros. Entretanto, muitos desses custos podem ser eliminados pelo RH, com uma boa estratégia de gestão do capital humano.

Assim, é possível destacar custos com: rescisões trabalhistas (turnover), acidentes internos, retrabalho e refugo (desperdício) de materiais. Nas empresas mais eficientes, que valorizam e investem em seus funcionários, esses desperdícios são reduzidos drasticamente.

Melhoria no relacionamento com os clientes

Por fim é importante entender que essa prática influencia diretamente na satisfação dos clientes-finais da empresa. Para se ter ideia, desde 2015, estima-se que 86% dos clientes migraram para a concorrência pelo mau atendimento recebido.

Podemos destacar ainda o employer brading, ou marca empregadora. Em alta nos últimos anos, ela é capaz de colocar a empresa numa posição privilegiada ante à concorrência. Além de se destacar como a empresa dos sonhos, estabelece um valor diferenciado ao seu produto.

Isso nada mais é que o investimento em gestão de pessoas, onde é possível demonstrar a valorização dos profissionais. E são eles, por outro lado, atenderão com mais qualidade aos clientes e promoverão a marca empregadora.

Concluindo

Em suma, essas são apenas algumas dicas de como o RH contribui para a construção de um empreendimento sólido, rentável e bem-sucedido. Também é possível destacar a criação de equipes de alta performance e o aumento da satisfação interna.

É possível perceber que as vantagens de investir em gestão de pessoas estão diretamente ligadas a seus pilares. Com isso, conclui-se que não é possível investir somente em um determinado ponto.

Sobretudo, Gestão de Pessoas se faz a partir da observação de todos os seus pilares, em equilíbrio ao atendimento das necessidades da equipe e os interesses da organização.

Agora que está por dentro do assunto e entende como a gestão de pessoas influencia no sucesso da empresa, uma dica para te auxiliar na gestão de equipe, é que você use a tecnologia a seu favor, através de ferramentas de gestão de pessoas.

E se você não sabe qual usar ou por onde começar, entre em contato conosco. Nossos consultores podem te apresentar as melhores soluções para transformar seus colaboradores em uma equipe de alta performance.

E se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para assinar nosso newsletter. Assim você recebe direto em seu e-mail os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo