Holocracia: entenda o que é e como implementar esse modelo de gestão

2019-05-13T22:19:29-03:006 dezembro, 2018|Gestão de Pessoas|

O modelo consagrado pela loja Zappos é, hoje, uma das formas mais inovadoras de gerenciar com pessoas. A holocracia é atraente, flexível e acertada. Mas como usar?

A maneira de liderar pessoas mudou muito nos últimos anos. Aliás, gerenciar pessoas é uma expressão defasada, pois se gerencia com pessoas — acredite, a diferença é enorme! Nesse contexto, a holocracia emergiu como um modelo atraente, flexível e acertado.

O antigo ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo” faz menos sentido. A relação líder-liderado baseada na autoridade, hierarquia e comando-controle torna o trabalho menos inovador (um problema às firmas que precisam estar na vanguarda).

No artigo de hoje, vamos entender mais do tema, descobrir o que é holocracia, como aplicar esse modelo de gestão e suas principais vantagens. Continue a leitura!

Afinal, o que é holocracia?

A Zappos é uma empresa inovadora e em franco crescimento. Em grande parte, graças a uma ideia inovadora: dar adeus aos chefes! O e-commerce norte-americano acabou com a estrutura hierárquica e abriu mão dos cargos de chefia e supervisão do trabalho.

Sim, esse é o modelo de gestão chamado de holocracia! Do inglês holacracy, a holocracia representa uma nova forma de estruturar a empresa e pôr fim à hierarquia (no formato de pirâmide, de cima para baixo). A ideia é dar aos indivíduos mais liberdade e autonomia, distribuindo a autoridade por todo o negócio.

Como implementar o modelo de holocracia?

Não é uma tarefa fácil, pois envolve mudanças na cultura e na estrutura do negócio, além da eliminação de cargos tradicionais. Mas separamos algumas dicas relevantes e que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos.

Tenha propósito em todos os níveis

É necessário que toda a empresa seja orientada por um propósito grande, massivo e transformador, bem como existente em todos os níveis: propósito organizacional, propósito por equipe e propósito individual. O intuito é fazer com que cada indivíduo conheça profundamente sua missão e empregue toda sua energia nesse sentido.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Crie um maior senso de responsabilidade

Cada indivíduo deverá ter um maior senso de responsabilidade, isto é, o compromisso de realizar as tarefas diárias e alcançar resultados-chave. Para tanto, o recomendado é fragmentar grandes objetivos em metas menores e de curto prazo, atribuídas a um grupo ou indivíduo em específico.

Estabeleça as regras do “jogo”

Holocracia não é o mesmo que desorganização. Por isso, é crucial ter regras claras e que orientem a autogestão. Crie as regras do “jogo”, determine o que pode ser feito e compartilhe isso com todo o time. Assim, os talentos poderão liderar a si próprios e agir segundo o que a organização acredita ser correto.

Qual a importância do novo modelo de gestão?

Os benefícios são muitos, por exemplo:

  • construção de um ambiente inovador;
  • estruturação organizacional mais ágil;
  • maior autonomia das equipes e profissionais;
  • redução da burocracia tradicional;
  • maior valorização dos talentos.

O movimento começou na Zappos, porém, outras empresas já apostam na holocracia ou em uma estrutura hierárquica mais flexível. Nessas empresas, o trabalho comumente é orientado por processos e há tecnologias para análise do desempenho individual e recompensas que incentivam a alta performance.

Agora que está por dentro do tema, aproveite para baixar nosso e-book “Guia de gestão de desempenho: o segredo para o sucesso da sua empresa”.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by