Indicadores de vendas: descubra quais são os mais relevantes e a importância que eles têm para alavancar os resultados do seu negócio.

Os indicadores de vendas representam muito mais que fornecedores de dados a serem acompanhados. Devem ser vistos como parte integrante de uma estratégia sólida e capaz de alavancar os negócios.

É a partir desse tipo de controle que os resultados surgem. Portanto, negligenciar esse ponto é colocar em risco as finanças do seu negócio. Com o uso dos indicadores, é possível identificar as melhores práticas e gerar números mais consistentes.

Como existem diversos indicadores de vendas, reunimos os principais para que você conheça e visualize como utilizá-los em seu negócio. Pronto para descobrir quais são? Então, acompanhe a leitura!

Número de vendas geradas

Esse é talvez o indicador mais popular. Porém, mesmo que seja amplamente conhecido, muitas empresas não o valorizam como deveriam. Incrivelmente, há quem não utilize esse indicador como base para medir o andamento do negócio e para planejar novas ações.

Inclusive, é possível analisar o número de vendas geradas em cada meio de pagamento, como o boleto. Por meio de ferramentas específicas, pode-se ir mais fundo e analisar a quantidade de produtos que estão sendo vendidos via boleto, o que mostra claramente se o vendedor está se esforçando para incluir mais um item ou se está fazendo apenas uma venda simples.

Isso funciona como um verdadeiro indicador, afinal, difere de um simples tirador de pedidos e serve, também, como exemplo do quão importante são os indicadores de vendas para acompanhar os resultados de um negócio de forma detalhada.

Entenda a importância da cultura
de feedback para seu time de vendas!

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos indicadores de vendas mais importantes para avaliar o sucesso de campanhas e ações de marketing. Medir essa taxa permite entender o resultado gerado por meio dessas estratégias.

Basicamente, conversões são visitas a uma página que possibilitam o cumprimento de determinadas metas. No caso de a meta ser a venda em si, a taxa de conversão representa a porcentagem de visitantes que, de fato, entraram e concluíram o negócio.

Em um cálculo simples: se a cada 200 visitantes 40 resolvem comprar os seus produtos, a taxa de conversão é de 20%.

Ticket médio

O ticket médio representa a média do valor gasto pelos clientes em uma loja/empresa. Com ele, é possível visualizar se os valores comercializados estão dentro ou abaixo do esperado.

Tendo acesso aos dados trazidos por esse indicador, consegue-se criar ações para aumentar o ticket médio. Um bom exemplo é oferecer produtos complementares ou um segundo item com desconto.

CAC

O custo de aquisição de cliente (CAC) é o valor somado de todos os investimentos necessários para atrair um cliente e realizar a venda. Devem ser incluídos os custos operacionais, logísticos e de marketing.

A importância desse indicador é trazer dados reais sobre o processo de prospecção e verificar formas de diminuir esse custo, de modo a aumentar o lucro sem ter que perder qualidade no que diz respeito ao número de vendas.

Entenda a importância da cultura
de feedback para seu time de vendas!

Indicadores x aumento das vendas

A relação entre uso de indicadores e aumento nas vendas é mais profunda do que se imagina. Isso pode ser explicado pelo fato de os indicadores trazerem dados que permitem identificar os pontos fracos e fortes da estratégia e, a partir disso, gerar as soluções necessárias para melhorar os resultados obtidos.

Portanto, não se pode classificar os indicadores de vendas como simples métricas, mas sim como recursos fundamentais para criar ações sólidas que permitam um crescimento escalável.

Com certeza, o conteúdo aqui apresentado mudará sua visão sobre os indicadores de vendas. Para tirar maior proveito, é preciso incorporá-los à cultura da sua empresa para que passem a fazer parte do seu cotidiano, facilitando, assim, o alcance de resultados melhores.

E já que o assunto é aumentar os resultados da sua empresa, que tal se aprofundar para aprender a forma certa de calcular as comissões dos vendedores e como motivá-los? Confira o post especial que elaboramos sobre esse importante tema!