Saber como engajar os funcionários é o segredo para que sua empresa se desenvolva

A melhor maneira de aumentar os resultados da sua loja, é investir na motivação em vendas. Isso porque apenas com uma equipe engajada, é possível obter um trabalho bem feito e com índices surpreendentes.

No entanto, promover o envolvimento da equipe pode não ser uma tarefa fácil, afinal, tratam-se de pessoas com diferentes objetivos.

Neste post, apresentamos 5 dicas para que você consiga uma melhor performance do seu time. Acompanhe!

Por que a motivação é tão importante?

Por mais que os funcionários saibam que precisam trabalhar para manter seus empregos, é preciso ter engajamento para alcançar faturamentos consideráveis. Para isso, a motivação é essencial.

Contar com vendedores motivados pode fazer toda a diferença no crescimento da sua loja, e cabe ao empresário promover condições necessárias para isso.

Saiba como utilizar os indicadores e quais
os benefícios para seu time de vendas!

eBook-Guia-Prático

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Vale lembrar que essa motivação não se limita a comissões. É importante que os vendedores tenham outras recompensas que os estimulem a dar o melhor de si.

Como promover maior motivação em vendas?

Para que você consiga incentivar seus vendedores e fazer com que eles se comprometam com os resultados, algumas estratégias são bem eficazes.

1. Invista na boa comunicação

O seu time precisa saber exatamente quais são as expectativas e como caminha o andamento das vendas. Para isso, trabalhe com uma comunicação transparente e promova reuniões nas quais serão apresentadas os resultados. Aproveite para reconhecer publicamente os vendedores que se saíram melhor.

2. Saiba dar feedbacks

Dar feedbacks corretamente é importante para que cada funcionário entenda o seu rendimento e o que pode ser melhorado. Por meio de conversas honestas, com empatia, você pode mostrar em que ponto o vendedor está falhando e ajudá-lo a ter uma abordagem mais eficiente.

3. Promova a imagem da empresa

Promover a imagem positiva da empresa é essencial para que o seu time “vista a camisa” e trabalhe com verdadeiro engajamento. Para isso, não basta divulgar a organização entre os clientes, procure oferecer boas condições de trabalho.

4. Qualifique sua equipe

Oferecer treinamentos é importante para manter a sua equipe afiada não somente em relação às informações dos produtos, mas também para que se obtenha técnicas de venda eficientes e capazes de fidelizar o cliente. Seus colaboradores devem estar prontos para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, em qualquer estágio de negociação.

Saiba como utilizar os indicadores e quais
os benefícios para seu time de vendas!

eBook-Guia-Prático

cta_baixe_ebook_gratis_azul

5. Estabeleça metas

Definir metas vai ajudar na motivação do time. Assim, eles sabem onde precisam chegar e quais passos devem ser seguidos. Essas metas devem ser individuais e também por time, mensuráveis e atingíveis ― um objetivo impossível de ser alcançado vai trazer o efeito contrário, desmotivando a equipe.

Como a gamificação pode ajudar na motivação?

A gamificação promove um envolvimento mais emocional do funcionário com o trabalho. Isso porque, estabelece sistemas de recompensa que fazem com que o vendedor sinta um estímulo muito maior em alcançar e ultrapassar as metas.

Essa gamificação pode ser feita por meio de rankings ou por softwares que permitam o acompanhamento dos resultados.

Com essas dicas, certamente você vai ter uma maior motivação em vendas na sua empresa. Quem sabe a partir dessas estratégias os recordes de faturamento não começam a aparecer?

Para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, faça o download desse e-book: sobre capital humano e produtividade no varejo.