O varejo está pronto para os Millennials?

Não há como não perceber o ritmo frenético de mudanças que ocorrem no mercado a cada dia que passa. Diversas tecnologias são desenvolvidas para facilitar a relação entre a marca e o público e os que estão se adaptando mais rapidamente são os Millennials.

Mas se pararmos para pensar, há apenas uma razão para essa busca incansável de encontrar maneiras de se aproximar do público alvo, e este motivo é: as pessoas também estão mudando!

Portanto, as chamadas “gerações” são uma forma de exemplificar, de modo geral, as principais características de cada grupo de pessoas com determinada idade. Por exemplo, a geração X é composta por pessoas que nasceram entre os anos de 1960 e 1980, e prezam por carreiras fixas e garantidas.

As particularidades de cada geração estão diretamente ligadas com as mudanças que acontecem no mercado.

Atualmente o comércio está voltado para a geração Y, os chamados millennials são os que nasceram entre 1980 e 2000, e que hoje em dia, são os principais influenciadores e consumidores.

Mas a questão é, o varejo está pronto para atender essa nova geração? Como lidar com os consumidores e também com colaboradores pertencentes a este grupo?

Quem são os millennials?

Como já descrito acima, os millennials nasceram entre o início da década de 80 até o início dos anos 2000. Ou seja, significa que essa geração se desenvolveu já com a tecnologia presente em suas vidas. Por isso, a grande maioria dos atuais jovens estão familiarizados com os aparelhos e serviços que até um tempo atrás não existiam.

Portanto, pode-se dizer que a tecnologia foi a principal influenciadora para definir as características da geração Y. Se por um lado as pessoas com mais idade, em grande parte, se mostram resistentes a mudanças e desconfiam de novas tecnologias, por outro, os millennials estão sempre abertos para novas ferramentas que chegam para facilitar.

Características principais

Não se pode generalizar toda uma classe de pessoas com as mesmas características. Mas, alguns atributos estão presentes em grande parte das pessoas que pertencem a essa geração.

Primeiramente pelo lado profissional, os millennials não estão preocupados em construir carreiras baseadas na estabilidade, ter um emprego que não é do seu agrado apenas pela garantia do salário no final do mês não é um fator que os atraem. O que eles querem é um trabalho que os deixem felizes e satisfeitos, mesmo que isso signifique incerteza e vulnerabilidade.

Outra peculiaridade presente nessa geração é a onipresença nos meios. Sem sombras de dúvidas, a geração Y é a mais conectada entre todas as outras. A internet está presente em praticamente todas as ações do dia-a-dia, e isso inclui a busca por informações sobre produtos que desejam comprar, como também a própria jornada de compra que é feita de maneira online, sem precisar sequer sair de casa.

Como atrair os millenials

A geração Y é a bola da vez! O comércio está se aprofundando cada vez mais em suas individualidades para assim conseguir se aproximar e criar uma boa relação com este público.

Os mesmos jovens que agora estão se formando e ingressando em suas profissões, em um futuro próximo serão os novos diretores, CEO’s, e terão o maior poder de compra. Por esse motivo que o varejo está voltado para essas pessoas.

E o que fazer para atrair essa geração?

Oferecer um produto com qualidade já não é um fator determinante para a escolha na hora da compra, os millennials procuram mesmo é por experiências. Muitas vezes, eles preferem pagar a mais por serviços customizados ou novas maneiras de comprarem. Isso vale tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce, no primeiro caso, transformar o ambiente em uma loja conceito, pode ser um atrativo forte para este público.

Lembre-se que esta é uma geração que domina os meios digitais e cresceram em meio a ascensão da internet, então as compras por lojas digitais são frequentes para esses públicos. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo aponta que 75% dos jovens costumam fazer compras online.

Nesse sentido, é extremamente importante ter um site organizado, de fácil navegação e que seja atrativo para o público. A presença nas redes sociais também pode ser um ponto positivo para o seu comércio na relação com os millennials. Leia nosso artigo de como posicionar sua loja na internet e confira algumas dicas importantes.

Com as lojas físicas e digitais funcionando em sinergia, pode se aplicar a estratégia Omni Channel. A integração de loja física x loja virtual é uma grande aliada da geração Y, com isso o consumidor pode ter a facilidade de ter todas informações sobre um produto pela loja virtual, ao mesmo tempo em que confere pessoalmente este item dentro da loja.

Vendedores millennials

Falamos sobre as características do consumidor millennials, agora vamos falar sobre os colaboradores que fazem parte dessa geração. Como motivá-los, quais os benefícios e como eles podem contribuir com seu negócio.

Mais uma vez, o domínio sobre as ferramentas digitais favorece os millennials, pois como estão acostumados com a tecnologia, conseguem se adaptar mais rápido à implantação de novos softwares ou novos programas que facilitem o trabalho de vendas ou em outras tarefas.

Existem diversas tecnologias para o varejo, cada uma com funções diferentes para objetivos específicos, e quando aplicadas corretamente geram bons resultados.

Uma das características presente nesses vendedores é a necessidade de resultados para se sentirem motivados. Isso pode ser um ponto positivo, pois com números melhores, mais estimulado ele ficará. Para isso também há diversas ferramentas que podem mensurar e até dar um feedback ao funcionário sobre o seu desempenho.

Como sempre falamos por aqui, investir em treinamento de funcionários sempre traz bons resultados, porém é necessário saber qual o que melhor se adapta ao tipo de colaborador. No caso do colaborador millennial, treinamentos mais dinâmicos e práticos são mais eficientes do que os que contém mais teoria. Veja nosso post falando sobre como realizar um bom treinamento de vendas.

Agora que você já sabe sobre essa geração de pessoas que em breve irá dominar o mercado, siga nossas redes sociais, descubra todas as tendências no mundo do varejo e mantenha-se sempre atualizado.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.