Padrão de excelência das mulheres executivas

2020-03-20T15:01:35-03:0016 maio, 2011|Estratégia Corporativa|

A pesquisa “Os Estilos de Liderança e o Clima das Equipes das Executivas Brasileiras” identificou que as mulheres executivas se destacam como profissionais que buscam o alcance de resultados e altos padrões de excelência. Leitoras e leitores, o que acharam dessa conclusão? Ela veio de um levantamento composto por uma pesquisa qualitativa com 10 mulheres CEOs e quantitativa com 50 CEOS, além de 225 colaboradores que foram ouvidos sobre o desempenho profissional de 40 mulheres líderes.

Conduzido pela consultoria Hay Group, o estudo verificou que as executivas valorizam o relacionamento interpessoal e buscam criar harmonia em sua equipe, incentivando a participação de seus colaboradores. Características como estas foram essenciais para apoiar o processo de maior participação do sexo feminino no mercado.

Mesmo as mulheres sendo minoria nas empresas (57% das companhias não tem mulheres em cargos de alto escalão), elas se destacam como profissionais que buscam o alcance de resultados e altos padrões de excelência.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

As executivas típicas, por sua vez, tentaram liderar mais como homens, com 91% de predominância do estilo masculino e 27% do feminino. Em relação às executivas típicas, as outstanding demonstraram maiores níveis de iniciativa, raciocínio analítico, raciocínio conceitual e busca de informação. As típicas também ficaram atrás nos quesitos impacto e influência, consciência organizacional e liderança de equipe.

A Hay Group divide os estilos de liderança em seis tipos: coercitivo, dirigente, afetivo, democrático, modelador e treinador. E, de acordo com o estudo realizado, o perfil de liderança da mulher se encaixa mais no modelo democrático e afetivo, seguido do coercitivo. Isso demonstraria que, ainda que seja bom elas exercerem uma liderança flexível e aberta para o diálogo, as executivas precisam trabalhar melhor o lado dirigente. É ele que proporciona a visão e o direcionamento para os colaboradores.

Executivas, vocês estão de acordo com a pesquisa apresentada em nosso blog?

Deixar um comentário