Em uma empresa, bater metas deve ser uma obrigação. Só assim é possível crescer e se destacar em relação a  outras companhias. Todavia, existem barreiras que interferem no assunto, tais como: falta de motivação, má comunicação, metas definidas incorretamente ou até mesmo muita pressão em cima do funcionário.

Quer saber mais sobre essas e outras barreiras? Pensando nisso, criamos um artigo para você. Nele, vai descobrir as dificuldades que impedem o time de vendas de bater metas. Confira!

Falta de treinamento adequado

Quando os vendedores não estão treinados dificilmente sabem como abordar os clientes ou explicar questões técnicas sobre o produto. Isso influencia negativamente no resultado, afinal, os clientes não ficam convencidos da compra.

No Brasil, os profissionais passam por apenas 22 horas de treinamento ao ano, segundo relatório da ABTD. Para mudar esse quadro, é importante criar mais programas de capacitação e adotar tecnologias que facilitem todo o processo.

Pouca comunicação interpessoal

A comunicação sempre existe na empresa, seja ao enviar um e-mail para o colega de trabalho ou fixar um aviso no mural de recados. Porém, se não for bem planejada, as informações não chegam onde deveriam, deixando espaço para fofocas e baixo desempenho.

Nesse sentido, é importante implementar novos canais de comunicação, como: murais de recados, aplicativos mobile e TV corporativa. Também é preciso investir em tecnologias que facilitem o feedback dos líderes aos seus liderados.

Saiba como alcançar a máxima
produtividade de seus vendedores!

treinamento e capacitacao_post

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Metas formuladas de forma incorreta

É possível que o problema esteja nas próprias metas. Há muitos líderes que não sabem como formulá-las de forma correta, deixando-as confusas ou impossíveis de alcançar. Para eliminar esse problema, é necessário seguir o padrão SMART. Segundo ele, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido.

Desmotivação no local de trabalho

Outro grande empecilho é a baixa motivação de um vendedor ou, ainda, da equipe como um todo. Isso pode acontecer por: falta de recompensas significativas, insatisfação com o clima de trabalho ou excesso de conflitos interpessoais.

Cada caso deve ser diagnosticado e tratado de forma específica. Uma importante dica é reconhecer mais os profissionais, parabenizando-os por suas conquistas. Segundo relatório da Towers Watson, profissionais reconhecidos por seus superiores possuem um aumento médio de 60% no seu desempenho.

Saiba como alcançar a máxima
produtividade de seus vendedores!

treinamento e capacitacao_post

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Falta de gestão da performance

Deixar de gerenciar a performance da equipe é outro grande erro, e um dos mais cometidos. Muitos líderes e profissionais de RH não acompanham os indicadores de desempenho dos seus liderados, não se preocupam em gerar relatórios e dar feedbacks construtivos. Isso resulta na baixa produtividade dos profissionais e na incapacidade de atingir os objetivos propostos.

Agora que você está por dentro do assunto já sabe que todos esses fatores podem ser facilmente combatidos, demandando especialmente o comprometimento da liderança e do RH. É preciso implementar ferramentas que facilitem a gestão, além de gerar mais feedbacks, treinar a equipe e iniciar campanhas motivacionais. No final, grandes resultados poderão ser conquistados.

Gostou do conteúdo? Pronto para induzir o time a bater metas? Aproveite para curtir nossa página no feedback e acompanhar nossas novidades. Vamos lá!