Saiba como avaliar o desempenho dos funcionários em treinamentos

2019-06-10T11:31:15-02:0024 abril, 2018|Gestão de Desempenho|

 

Mensurar o impacto dos treinamentos é essencial para alinhar estratégias e atingir metas

Realizar a avaliação de treinamento é importante para a empresa mensurar se os investimentos estão trazendo os resultados esperados. Promover treinamentos é uma estratégia importante para o crescimento da organização, porém é essencial mensurar se essas ações estão sendo realizadas corretamente a ponto de proporcionar um bom retorno.

E é sobre esse tema que vamos abordar no post: a importância dos treinamentos e principalmente, como avaliar o desempenho dos funcionários. Acompanhe!

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

Qual a importância de investir em treinamentos?

Por mais que haja cuidado na seleção de talentos, é natural que os funcionários não tenham todas as competências necessárias, ou que apresentem questões que ainda precisam ser desenvolvidas.

Para isso, a empresa pode contar com a ajuda de treinamentos, que vão preencher essas lacunas e deixar os profissionais mais preparados para atender demandas e executar tarefas com mais precisão.

Dentre os diversos benefícios que os treinamentos trazem para as equipes, podemos citar:

  • alinhamento aos objetivos: com as informações necessárias, os funcionários são capazes de desenvolver o trabalho de acordo com as metas estipuladas;
  • melhoria nos serviços prestados: a qualidade do trabalho melhora após a aplicação de treinamentos;
  • desenvolvimento dos funcionários: ao estarem mais capacitados, os profissionais compõem um capital humano de maior valor para a empresa.

Como realizar a avaliação de treinamento?

Uma série de aspectos podem ser levados em consideração na hora de avaliar a eficácia dos treinamentos: o uso no dia a dia das informações adquiridas, o retorno em lucro comparado ao valor investido no treinamento, o aumento da qualidade do trabalho após as aulas, etc.

Mas neste artigo vamos nos concentrar em dois aspectos que demonstram com clareza o impacto dos treinamentos no desempenho:

Avaliação de Donald Kirkpatrick

Considerado referência, esse modelo indica 4 níveis de avaliação:

Avaliação de reação

Identifica a percepção dos participantes em relação ao treinamento e seu grau de satisfação, englobando: conteúdo, palestrante, experiência de aprendizagem e relevância do treinamento para o seu desenvolvimento.

Avaliação de aprendizagem

Nesse nível, é avaliado se o treinamento gerou aprendizado, relacionando os resultados aos objetivos estipulados no planejamento das aulas. Essa avaliação pode ser feita por meio de um teste escrito ou de desempenho.

Avaliação de comportamento

A mudança de comportamento é a prova de que o conteúdo do treinamento foi incorporado. Essa avaliação pode ser realizada por meio de análise do trabalho ou do desempenho dos participantes.

Avaliação de resultados

Essa é a métrica mais valorizada pelos diretores da empresa, pois avalia o impacto direto do treinamento nos resultados da organização: aumento de vendas, redução de custos, maior satisfação dos clientes, etc.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

Avaliação de Jack Philips

Mais conhecido como R.O.I. (Return On Investment), o modelo criado por Jack Philips avalia se o treinamento trouxe resultados mensuráveis para a empresa. Esse modelo se concentra no valor monetário produzido pelo treinamento, em comparação aos custos do seu desenvolvimento e implementação.

Dentro dessa estratégia, há a coleta e análise de dados, com a consideração dos fatores externos (que acabam influenciando nos resultados). Quando há a consideração de dados intangíveis, a estimativa do valor é feita por meio de custos históricos, estimativas dos participantes e líderes, e opinião de especialistas.

Por que avaliar o desempenho dos treinamentos?

A avaliação de treinamento é importantíssima para a empresa identificar se esses investimentos estão trazendo os resultados desejados e redesenhar rotas para adequar o conteúdo para alcançar os objetivos definidos.

Treinamentos realizados sem controle e sem avaliação posterior do seu impacto são inúteis e pouco colaboram para o crescimento da empresa e melhora dos processos.

Para fazer uma avaliação do desempenho dos funcionários na sua empresa e ter uma análise mais completa do negócio, entre em contato conosco!