Conheça as 9 maiores vantagens do treinamento online nas empresas

2021-01-14T14:43:44-02:006 junho, 2019|Gestão de Pessoas|

O treinamento online traz condições muito melhores de aprendizagem e pode fazer toda a diferença no desenvolvimento dos funcionários de uma organização.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, e impulsionados pelas mudanças no mercado e pela necessidade de investimento no desenvolvimento dos colaboradores, os programas de treinamento passaram a ser mais uma atribuição não só do setor de recursos humanos, mas da organização como um todo.

Setor de Recursos Humanos, gestores e até os próprios colaboradores compartilham dessa responsabilidade. Empresa, gestores e setor de recursos humanos pensando nos melhores treinamentos e disponibilizando ferramentas, e o colaborador utilizando os recursos disponíveis para se tornar protagonista de seu sucesso profissional.

De forma crescente as empresas estão aderindo ao treinamento online para estimular a capacitação dos seus funcionários, repassando — de maneira prática e acessível — conhecimentos importantes para a realização das suas tarefas.

Essa modalidade de treinamento permite que o conteúdo seja acessado de qualquer lugar e horário, dando mais liberdade ao colaborador. Afinal, ele pode estudar em um dia de folga, no caminho do trabalho para casa, ou mesmo aproveitando brechas de tempo que tenha durante o dia.

Investir no treinamento e desenvolvimento de equipes se tornou uma das estratégias de crescimento mais necessárias para o setor de recursos humanos. Ter uma equipe de alta performance é um dos principais fatores que garantem a longevidade e sobrevivência de uma empresa num mercado em constante mudança.

Mas como determinar quais treinamentos devem ser aplicados e quando?

Não basta disponibilizar programas de treinamentos aleatórios. Conhecer o perfil de cada colaborador, alinhar esse perfil as metas organizacionais e entender profundamente o negócio em que está inserido são os primeiros passos necessário para que o setor de recursos humanos identifique os pontos críticos.

O segundo passo para identificar as necessidades de treinamento é a partir da avaliação de desempenho. Essa avaliação pode ser a anual ou a avaliação parcial.

A partir dos pontos de melhoria identificados na avaliação de desempenho, o setor de recursos humanos junto com os gestores, fazem o levantamento de quais treinamentos serão mais relevantes e a ordem de prioridade deles. Posteriormente montam o PDI de cada colaborador.

O próximo passo então é definir se o programa de treinamento será ministrado por pessoas dentro da organização ou de fora dela. É importante entender nesse ponto que o treinamento não pode ser algo superficial ou raso. É preciso investir tempo, buscar as melhores tecnologias e assuntos mais relevantes para sua organização.

Aqui é preciso se fazer algumas perguntas importantes:

  • Quem é meu colaborar?
  • Em qual área ele atua?
  • Quais conhecimentos são necessários para o desempenho dessa função?
  • Quais são suas potencialidades e seus pontos críticos?
  • De que forma esse treinamento irá impactar seu desenvolvimento profissional?
  • Quais são as necessidades da minha empresa?

Essas são apenas algumas das perguntas necessárias para o início do desenvolvimento de um programa de treinamento online. O mais importante é que seu programa de treinamento online seja capaz de atender as necessidades de desenvolvimento de seu colaborador, ao mesmo que soluciona as necessidades de sua empresa.

E quais as vantagens de implantar o treinamento online?

Em comparação aos treinamentos presenciais, as vantagens do treinamento online são diversas. Mas para facilitar a compreensão, separamos aqui 9 vantagens da implantação deste modelo de treinamento nas empresas:

  1. Menor custos em relação aos treinamentos presenciais

O treinamento presencial exige uma infraestrutura mais cara e robusta, já que conta com a contratação de professores, seu deslocamento, espaço físico adequado e outros custos de manutenção.

Em contrapartida, no treinamento online as aulas web eliminam a necessidade de locação de espaço, presença física do professor, material impresso, gastos com deslocamento, entre outros aspectos.

Assim, o uso de plataformas para educação a distância possibilitam que o orçamento seja focado no que, realmente faz a diferença, como a contratação de um excelente instrutor, o planejamento mais eficaz e a estruturação de um material de qualidade.

  1. Aumenta o alcance do treinamento

Problemas de logística podem ser um forte impedimento para a realização de treinamentos. Muitas vezes, a empresa gostaria que as aulas fossem ministradas por determinado profissional que, por morar longe ou por indisponibilidade na agenda de viagens, não consegue participar dessa capacitação.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Limitações geográficas também podem prejudicar o repasse de conteúdo para filiais da empresa localizadas em cidades distantes, por exemplo, ou que estão até mesmo em outros estados e países. Tudo isso, contudo, é resolvido com o treinamento online.

Além da possibilidade de os treinamentos ficarem disponíveis em local de fácil acesso a todos os colaboradores. Sendo assim, permite que novos funcionários tenham acesso ao conteúdo e a equipe esteja alinhada independente do momento de contratação.

  1. É de fácil implementação

Outra vantagem interessante que os treinamentos online proporcionam é a sua fácil implementação: na maioria dos casos, não é necessário instalar programas ou fazer downloads.

O ideal é que esses conteúdos sejam acessados por um navegador comum (Chrome, Firefox ou Safari, por exemplo), assim como os materiais de apoio. Essa disponibilidade democratiza o acesso e dá liberdade aos colaboradores para assistirem as aulas de qualquer computador ou dispositivo mobile.

  1. Possibilita a aplicação do conteúdo quase imediata

O treinamento online permite ainda que o conteúdo repasse de modo muito rápido. Com isso, o colaborador pode aplicar aqueles conhecimentos quase que imediatamente, incorporando-os à sua rotina e mudando o processo produtivo quase sem perceber.

Inclusive, outra característica interessante dos treinamentos nesse sentido é a organização das informações de forma direta, o que ajuda a consulta e a absorção dessas informações.

  1. Permite o uso de abordagens mais envolventes

Sabemos que captar a atenção das pessoas é um desafio, principalmente nos dias atuais, em que temos a foco cada vez mais fragmentado. Por isso, é fundamental entender qual é o perfil dos seus funcionários e direcionar o seu conteúdo para que alcance esse público específico.

Com o treinamento online, você pode fazer adaptações na linguagem, disponibilizar vídeos para reforçar alguns tópicos ou usar recursos de interatividade para que o aluno mantenha a atenção de maneira ativa, absorvendo melhor o conteúdo.

  1. Facilita a flexibilização de horário

Contratar um profissional para aulas presenciais pode se tornar um transtorno para algumas equipes. Isso exige que que alguns setores inteiros tenham que parar acompanhar o treinamento.

Por outro lado, nos treinamentos online é possível flexibilizar o horário das aulas, permitindo que toda a equipe receba o mesmo conhecimento, no melhor horário para a empresa e para cada colaborador, com a mesma qualidade.

  1. Estimula a autoaprendizagem

Ter vídeo aulas disponíveis para treinamento online estimularão sua equipe a desenvolver a autoaprendizagem. Como resultado sua equipe terá autonomia para escolher em quais temas se aprofundar e quais assuntos pesquisar em outros canais.

Além disso é possível disponibilizar podcasts, e-books e links onde eles terão acesso a materiais complementares sobre os treinamentos ministrados.

  1. Melhora a produtividade

Uma equipe bem treinada tem maior domínio da atividade que executa. Implantando o treinamento online você está preparando sua equipe para entregas mais eficientes. O resultado disso é maior produtividade e menores taxas de retrabalho por erros ou desconhecimentos dos processos.

  1. Permite o acompanhamento do desenvolvimento individual

A partir da utilização de softwares específicos, os gestores podem fazer o acompanhamento do resultado individual de cada colaborador. Através de relatórios de acesso e resultados de avaliações de aproveitamento, o setor de recursos humanos junto com os gestores de cada área pode adequar os treinamentos as necessidades individuais. O que permite uma equipe equilibrada e preparada para trabalhar em cooperação.

Concluindo

Por fim, estes são os 9 principais benefícios que justificam a adesão ao treinamento online na sua empresa. Como vimos, essa modalidade de ensino aumenta muito a capacidade de compreensão e faz com que os colaboradores fiquem mais motivados a participar dessas iniciativas, aumentando sua produtividade.

Muito mais que uma tendência, o treinamento online se consolidou como uma ferramenta de educação corporativa, no cenário atual e pós pandemia. Com ele é possível disponibilizar e difundir conhecimento para colaboradores alocados nas sedes, fábricas e até em home office.

Em suma, uma empresa que investe no desenvolvimento de uma cultura organizacional de aprendizagem e educação corporativa, agiliza a resolução de problemas, otimiza a tomada de decisão e melhora a comunicação interna.

Como resultado podemos destacar diminuição de custos com retrabalhos, o fortalecimento da marca, satisfação do cliente interno e externo, diminuição do turnover , desenvolvimento de uma equipe de alta performance e aumento nas margens de lucro da empresa.

Agora você já conhece os benefícios do treinamento online. Quer saber como implantar um programa de treinamento online em sua empresa? Entra em contato com a SER. Nossa equipe tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções em Gestão de Pessoas. Nossos consultores te apresentarão as melhores ferramentas personalizadas à necessidade de sua empresa e equipe.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E se quiser ser notificado sobre a publicação de novos artigos sobre gestão de pessoas e outras práticas úteis para a sua empresa, assine agora nossa newsletter!

5 Comentários

  1. […] do nosso artigo e de entender o que é Inbound Recruting? Agora, aproveite para conhecer as 5 maiores vantagens do treinamento online nas empresas. Vamos […]

  2. […] na gestão de pessoas, que tal continuar se aprofundando no assunto? Confira também as principais vantagens dos treinamentos on-line e o papel dessa capacitação para os resultados da […]

  3. […] de mudança, ou seja, diferentes atividades que os colaboradores precisarão realizar ou tipos de treinamentos que serão ministrados. Isso porque a curva pode sofrer alterações ao passo que novos eventos […]

  4. […] um sistema de dados, é possível identificar as lacunas que as equipes apresentam e direcionar os treinamentos para o preenchimento dessas falhas. Assim, o conhecimento adquirido é aplicado de maneira efetiva […]

  5. […] Gestão de Educação Corporativa, que oferece suporte a gestão estratégica e operacional, ROI em Treinamento e […]

Deixar um comentário