Veja como definir a comissão dos seus vendedores corretamente

Quer oferecer melhores comissões para a sua equipe e, com isso, aumentar a motivação e a produtividade do time de vendedores? Descubra, agora, 4 dicas de como definir comissão!

Estabelecer comissões de forma adequada para os seus vendedores é uma ótima forma de motivar a sua equipe e aumentar a produtividade. Isso porque a comissão, nessa área, é uma forma de completar os salários dos colaboradores e recompensá-los pelas metas atingidas.

Contudo, definir comissão dos seus vendedores é uma tarefa complexa, que exige muito planejamento. Quer saber como fazer isso de forma eficiente? Continue a leitura e descubra!

Entenda as necessidades da sua empresa e dos vendedores

Cada time tem um perfil específico, dependendo do ambiente no qual estão inseridos. Dessa forma, a motivação dos vendedores muda de empresa para empresa, isto é, o tipo de comissionamento e modo como a comissão é calculada deve ser diferente. Além disso, cada empreendimento tem também um orçamento específico para comissionar vendedores, que deve ser considerado nesse momento.

Portanto, colha feedback com a sua equipe sobre a melhor forma de estruturar as comissões. Além disso, estude a realidade da sua empresa para identificar as melhores formas de oferecer esse benefício.

Escolha o cálculo adequado

Existem várias formas de calcular a comissão da equipe de vendas, sendo que cada uma é adequada para determinada situação. É importante que você entenda todas elas e, a partir desse estudo, escolha a melhor para o seu negócio.

Percentual fixo sobre o valor de venda

Nesse modo de calcular a comissão, a empresa deve estabelecer um percentual que será aplicado ao valor de cada uma das vendas realizadas.

Margem de lucro

Ao escolher essa metodologia, o vendedor deve receber um percentual fixo em relação à venda. Porém, se no método anterior essa porcentagem incidia sobre o valor total de venda, nessa ela deve ser calculada a partir da margem de lucro do produto ou serviço vendido.

Desempenho da equipe

Nesse método, há a definição de um percentual fixo que deve incidir sobre o valor total das vendas de uma equipe. O valor final é dividido por todos os membros do time igualmente.

Comissão progressiva

Nesse tipo de comissão, são estabelecidos percentuais distintos de acordo com as metas alcançadas pelo vendedor. Isso significa que, quanto mais metas batidas, maior o percentual sobre a venda.

Conheça formas de comissionamento inovadoras

Além de definir a comissão, é importante que você conheça algumas metodologias inovadoras para comissionamento de vendedores e considere a viabilidade e benefício de cada uma para a sua empresa.

Algumas organizações, por exemplo, comissionam o vendedor fornecendo metade do valor do projeto durante o fechamento do contrato, e a outra metade quando ele é concluído. Dessa forma, o vendedor acaba acompanhando a realização do serviço do início ao fim, o que contribui para a melhoria da sua atuação.

Sendo assim, busque informações sobre essa e outras metodologias antes de definir as diretrizes do seu comissionamento.

Estabeleça diretrizes claras

Para garantir os benefícios que a comissão dos seus vendedores traz à equipe e ao negócio, é preciso estabelecer diretrizes claras para o processo. Os vendedores precisam saber todas as regras e porcentagens do comissionamento, bem como a forma de pagamento e ao que ele é vinculado. Assim, eles se tornam mais ativos no processo de busca por melhores resultado. Com isso, toda a empresa ganha!

Definir a comissão dos seus vendedores corretamente pode ser um processo desafiador, mas é essencial para garantir os bons resultados da equipe. Nesse aspecto, a SER pode ser a sua maior aliada, uma vez que oferecemos ferramentas tecnológicas para comissionamento e acompanhamento da equipe de vendas em tempo real.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as soluções que temos para oferecer!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.