Entenda como a avaliação de desempenho pode ajudá-lo a melhorar as decisões estratégicas e veja como fazê-la de forma estruturada em sua empresa.

 

A avaliação de desempenho é um importante instrumento da gestão de pessoas. Com ela, é possível mensurar os resultados dos colaboradores e tomar importantes decisões de forma estratégica, como desligar, promover ou treinar alguém.

Para ter uma boa avaliação, é importante contar com as ferramentas certas, que vão desde questionários até tecnologias com foco nessa atividade. Além disso, também é importante saber estruturar um processo claro e contínuo.

Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Continue lendo e descubra como avaliar o desempenho dos seus trabalhadores. Boa leitura!

1. Foque as competências de cada profissional

Todo profissional possui um conjunto de competências, as quais nada mais são que os conhecimentos, habilidades e atitudes que ele utiliza para desempenhar sua função dentro da empresa. A questão é se essas competências são suficientes para o cargo.

Todo cargo demanda um nível mínimo de competências. Caso o profissional não as tenha, não conseguirá desempenhar sua tarefa com excelência. Então, primeiro, faça um desenho das competências que cada colaborador deve demonstrar em seu cargo.

Imagine uma função de vendedor, por exemplo. Um profissional que atue nessa área deve ter bom conhecimento dos produtos comercializados, ótima habilidade de comunicação e negociação, e também deve ser íntegro.

  • Aprenda passo a passo a escolher um
    Modelo de avaliação e como implantá-lo!

    ebook_desempenho
    cta_baixe_ebook_gratis_azul

2. Faça uma avaliação de desempenho em 360 graus

Para que a avaliação seja bem-sucedida, é importante fazê-la em 360 graus. Isso quer dizer que muitas das pessoas envolvidas com o colaborador vão poder falar sobre seu comportamento no ambiente corporativo.

O mais indicado é que essa avaliação seja iniciada com os líderes e colegas de trabalho do profissional, analisando atitudes como pontualidade, capacidade de negociação, espírito de equipe, responsabilidade e todas as outras competências desenhadas no primeiro passo.

Também é importante contar com o feedback dos clientes, mas de forma mais sutil. Você pode perguntar aos consumidores como foi a experiência de compra e, de 1 a 10, que nota atribuiria ao colaborador que os atendeu.

3. Conte com a tecnologia correta

Se o processo for feito do modo tradicional, com questionários impressos e esquematizados no Word, pode demorar muito mais tempo que o recomendado. Então, é importante contar com uma tecnologia que ofereça agilidade a todo o processo.

Uma boa ferramenta de trabalho economiza tempo e elimina grande número de erros, dando mais eficiência e assertividade a todo o procedimento. Além disso, uma boa tecnologia gera relatórios instantâneos para o profissional de RH.

4. Ofereça feedback ao profissional avaliado

Todo o processo deve servir como feedback para o profissional avaliado. Ou melhor, você deve sentar com ele e falar claramente sobre todos os pontos analisados, se estão ou não de acordo com o desejado pela empresa.

Assim, você poderá estimular uma mudança de comportamento do colaborador ou motivar ainda mais o seu trabalho. O feedback é um retorno de informação e, quando usado em conjunto com uma boa avaliação de desempenho, os resultados são impressionantes.

  • Aprenda passo a passo a escolher um
    Modelo de avaliação e como implantá-lo!

    ebook_desempenho
    cta_baixe_ebook_gratis_azul

5. Arquive os processos e gere uma linha do tempo

Após realizar todo o trabalho, é importante arquivar o processo, e não descartá-lo. Com isso você conseguirá criar uma linha do tempo e, nas próximas avaliações, mensurar se o profissional realmente melhorou seu desempenho.

Além disso, você também oferecerá feedbacks ainda mais consistentes para o crescimento do seu colaborador, e relatórios mais precisos para a tomada de decisões da alta administração da empresa.

Agora que já sabe como realizar uma boa avaliação de desempenho, aproveite para continuar sempre aprendendo. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.