Diferença entre feedback para desenvolver e para comemorar

2021-09-23T09:09:10-03:0023 September, 2021|Gestão de Pessoas|

O feedback é uma ferramenta que auxilia o RH na gestão de talentos e promove uma comunicação organizacional eficiente. Entenda nesse artigo a diferença entre o feedback para desenvolver pessoas e o feedback para comemorar resultados.

Identificar as conquistas e fracassos da equipe é primordial para manter o sucesso e a saúde do grupo de trabalho. Afinal, através dessas identificações, líderes e gestores podem atuar de forma eficiente no desenvolvimento da equipe e na motivação de seus colaboradores.

No entanto, essa identificação faz necessário que sua equipe esteja habituada a dar e receber feedback. Já que esse é o processo primordial para uma cultura organizacional de transparência.

Pensando nisso, nesse post trouxemos dois conceitos de feedback para seu RH: o feedback para desenvolver sua equipe e o feedback para comemorar os resultados. Quer entender melhor o que são eles? Acompanhe com a gente!

Relembrando o feedback…

Nós já falamos aqui no blog outras vezes sobre o feedback e sua importância no ambiente organizacional. No entanto, nunca é demais relembrar do que se trata, já que essa é uma das ferramentas mais importantes na Gestão de Pessoas.

Traduzida, a palavra feedback significa retorno. Geralmente é usada quando queremos uma avaliação ou comentário de um determinado processo ou acontecimento. Ou seja, no meio corporativo, o feedback é uma ferramenta que possibilita o compartilhamento de opiniões e com isso, a troca de experiências.

Não se trata, no entanto, da simples emissão de opinião. O feedback é a validação ou invalidação de um determinado comportamento, baseando-se em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

Em decorrência disso, o feedback favorece a gestão de clima da empresa, porque promove um ambiente de maior transparência, comunicação assertiva e confiança entre líderes e liderados.

Certamente isso não é feito de forma aleatória. Pelo contrário, para que o feedback alcance o resultado esperado, ele precisa ser bem estruturado e líderes e gestores precisam ser treinados para utilizar essa ferramenta de forma correta.

Nesse sentido, dentre as diversas formas que o feedback pode ser utilizado, vamos nos concentrar em duas: desenvolvimento de equipe e comemoração de resultados.

Feedback para desenvolver

Essa talvez seja a forma mais conhecida de utilização do feedback: o desenvolvimento de equipe. Para isso, ele conta com o apoio de avaliações de desempenho ou de competências, que identifiquem os pontos de melhoria da equipe ou do colaborador.

O intuito desse feedback é proporcionar ao colaborador ou a equipe um direcionamento para o desenvolvimento profissional, ou seja, contribuir para a melhoria da sua performance. Assim sendo, para que ele alcance seu objetivo é muito importante que alguns pontos sejam observados:

1 – Ele precisa basear-se em dados, ou seja, o feedback para desenvolver pessoas precisa estar vinculado à uma avaliação de desempenho. Dessa forma, o gestor garante sua imparcialidade, seriedade e eficiência.

2 – É necessário ter um momento separado para esse feedback. Por se tratar de um momento de foco nos pontos de melhoria, é muito importante que o colaborador se sinta seguro, acolhido e apoiado.

3 – Transparência é fundamental, afinal, se trata de um processo primordial para o desenvolvimento profissional do colaborador. Assim sendo, é muito importante que o gestor seja sincero, tendo a sensibilidade de não tornar esse momento traumático para o colaborador.

4 – Todo feedback para desenvolver pessoas exige um plano de ação. Portanto é imprescindível que o gestor, juntamente com o colaborador desenvolva um plano de desenvolvimento baseado nas informações compartilhadas no feedback.

Em suma, o feedback para desenvolver é uma estratégia na formação de equipes de alta performance. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que os colaboradores se sintam apoiados em seu processo de desenvolvimento e contem com todo o suporte necessário por parte dos gestores.

O resultado é a promoção de uma cultura de melhoria contínua e crescimento profissional exponencial.

Guia completo de avaliação de desempenho

Feedback para comemorar

Tão importante quanto identificar os pontos de melhoria e proporcionar um ambiente de desenvolvimento para os colaboradores é comemorar as conquistas.  Afinal, são a partir das conquistas diárias que é possível alcançar o resultado esperado e superar os desafios.

Assim sendo, o feedback para comemorar é uma forma de agradecer a equipe pelo empenho e pelas metas alcançadas.

Dessa forma, o feedback para comemorar é uma forma de incentivar a equipe a permanecer motivada, em busca do resultado e na melhoria contínua do seu próprio desempenho.

A questão é como realizar o feedback de comemoração. Engana-se quem pensa que ele precisa ser algo muito elaborado. Ações simples são capazes de reconhecer o esforço do colaborador e da equipe e servir como fator de motivação.

A principal diferença entre o feedback para desenvolver e o feedback para comemorar é que enquanto o primeiro realiza-se de forma privada, o segundo se faz de forma pública.

Portanto o feedback para comemorar pode ser feito através da divulgação dos resultados obtidos e do responsável pelo alcance desses resultados.

Não necessariamente o feedback para comemorar precisa estar vinculado à uma grande premiação. Mas ao mesmo tempo é possível oferecer pequenos benefícios que gerem valor para essas pequenas conquistas. E no alcance do resultado macro, oferecer uma bonificação para os envolvidos no processo.

Algumas dicas

Apesar de parecer mais fácil aplicar o feedback para desenvolver do que o feedback para comemorar, esse segundo é bem simples de colocar em prática. O que não diminui sua importância frente ao primeiro. Pelo contrário, juntos eles são capazes de se complementarem e proporcionarem a melhor experiência de crescimento para seu colaborador e equipe.

Pensando na sua aplicação, preparamos algumas dicas para sua empresa.

1 – Reconheça publicamente o esforço de seu colaborador ou equipe. Algumas pessoas consideram o reconhecimento público mais importante que a premiação. Além disso, ao fazer o reconhecimento da conquista de forma pública, você incentiva outros colaboradores ou equipes a se empenharem na busca por resultados.

2 – Ofereça aos seus colaboradores uma experiência marcante. Através da oferta de bonificações ou pequenas premiações, você pode proporcionar à sua equipe ou ao seu colaborador uma experiência totalmente diferente de tudo que ele já tenha recebido. Isso funciona como estímulo para novas conquistas.

3 – Incentive o trabalho em equipe. É possível que ao receber um feedback comemorativo, seu colaborador se sinta impelido à competitividade. Claro que em determinados ambientes a competitividade equilibrada é saudável e necessária. No entanto, o trabalho em equipe colaborativo é capaz de gerar resultados promissores para toda a empresa.

Concluindo

Em resumo, o feedback tem sido uma ferramenta amplamente difundida nos meios corporativos, dada à sua eficiência no desenvolvimento de equipes.

No entanto, é preciso que o RH entenda todas as aplicações do feedback de forma a propiciar a melhor experiência de crescimento para a organização e para os colaboradores.

Em suma, unindo essas duas formas de aplicação do feedback é possível não só proporcionar o desenvolvimento de equipes de alta performance, como proporcionar reconhecimento e valorização dos esforços individuais e coletivos.

Essas são ações com alto poder de engajamento e motivação da equipe, que podem contribuir em muito na construção de um ambiente organizacional de crescimento e melhoria contínua.

Agora que você já conhece o feedback para desenvolver e o feedback para comemorar, que tal começar hoje mesmo a implantá-los na sua equipe? E se você precisa de uma ajudinha tecnológica para facilitar seus processos, conheça a SER.

Para isso, entre em contato conosco e conheça uma ferramenta totalmente customizada as necessidades do seu RH.

E se você gostou desse artigo, assine nossa Newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] feedback sobre coisas que estão indo bem, o chamado feedback para […]

  2. […] Através desse acompanhamento, outros processos serão construídos, e se tornarão essenciais para a cultura de desenvolvimento da empresa. Entre eles, o feedback contínuo. Seja ele para corrigir eventuais falhas ou reconhecer e comemorar resultados positivos. […]

Leave A Comment

Go to Top