Tecnologia na gestão de pessoas: veja as vantagens dessa integração

2020-05-28T12:17:17-03:0028 maio, 2020|Tecnologia para RH|

As empresas, de modo geral, estão ligadas às novidades do mercado e às exigências dos seus clientes e colaboradores. Buscando melhores resultados e aderindo às tendências mais avançadas no mundo corporativo, as organizações investem em recursos tecnológicos para modernizar os seus serviços, principalmente na área de gestão de pessoas.

Um dos maiores desafios dos profissionais da área de Recursos Humanos é atuar de forma moderna, visando à integração de pessoas e foco na estratégia do negócio. Para isso, é necessário obter soluções tecnológicas e adaptá-las aos objetivos organizacionais e dos colaboradores.

São inúmeras as vantagens que a tecnologia na gestão de pessoas pode proporcionar a estratégia da empresa. A tecnologia na gestão de pessoas é uma aliada das organizações empresariais e pode auxiliar desde condução e qualidade dos processos e serviços até na redução de custos.

Leia o artigo que preparamos para você e veja como novidades podem tornar o RH mais dinâmico e obter resultados positivos para a sua empresa.

Desafios da gestão de pessoas

O sucesso de uma organização relacionada com o seu modelo de gestão de pessoas e a estratégia de negócio. É preciso superar os desafios vividos diariamente para viabilizar um clima organizacional harmonioso, com profissionais qualificados, motivados e, principalmente, comprometidos com os valores e objetivos da empresa.

O setor de Recursos Humanos tem vários desafios como qualquer outro setor. Dentre eles estão a identificação de talentos, a motivação dos colaboradores, qualificar e capacitar a equipe, buscar e manter o engajamento da equipe, fazer a manutenção do clima da empresa e reter os talentos.

Diante esse cenário de pandemia em que estamos vivendo, instabilidades, incertezas financeiras e exigência de avanços tecnológicos no mercado exigem que as organizações se reinventem para se sustentarem e manter seus clientes. A gestão de pessoas passou a ser essencial, contar com times motivados e qualificados se tornou essencial.

A utilização de ferramentas tecnológicas, plataformas e softwares para conduzir os processos que envolvem a gestão de pessoas são grandes facilitadores para os gestores e possibilitam melhorar os resultados da equipe, além de otimizar o tempo e atividades.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

É importante lembrar, que para maximizar os resultados da organização, antes de implantar qualquer sistema, é necessário elaborar um planejamento eficaz e que leve em conta a cultura da empresa, ou seja, escolher os softwares que mais se adequam às necessidades do seu negócio.

Tecnologia e a gestão de pessoas

A tecnologia é capaz de poupar tempo nas rotinas do dia a dia, realizando análises de dados, cruzamento de informações em questões de minutos e em tempo real. O impacto tecnológico na gestão de pessoas é muito positivo e precisa ser aproveitado. Por isso, listamos algumas vantagens da utilização da tecnologia na sua empresa.

1.Motivação e engajamento dos colaboradores

Em primeiro lugar, quando sua empresa investe no crescimento dos colaboradores, além de permitir um alinhamento entre a gestão e os colaboradores, a utilização dos recursos tecnológicos proporciona um programa de acompanhamento dos colaboradores, alinhando-os ao perfil da empresa.

Isso faz com que o colaborador se integre mais ao negócio, tendo a plena consciência do seu papel para a obtenção dos resultados, se sentindo mais valorizado e, consequentemente, mais comprometido com a organização, aumentando sua motivação e engajamento.

2. Otimização do trabalho

Com o emprego de soluções tecnológicas, a gestão de pessoas passou a ser mais assertiva, com facilidade ao acesso de informações e em tempo real, proporcionando agilidade no cumprimento das atividades. Os gestores e colaboradores podem acompanhar todo o histórico de tarefas com apenas alguns cliques.

Sendo assim, as empresas podem eliminar aquela variedade de planilhas que eram suscetíveis a erros e reduzir atividades manuais que despendiam muito tempo dos profissionais. Além disso, outras áreas da empresa podem consultar e acompanhar os dados no sistema.

3. Comunicação eficaz

A existência de sistema que contenha todas as descrições de cargos, processos, políticas, normas internas, garante que todos estejam cientes de suas responsabilidades, assim como os critérios utilizados pela empresa para a tomada de decisões. Isso facilita e gera uma comunicação eficaz entre gestores e equipes, tornando a integração mais efetiva e harmoniosa.

4. Aumento da produtividade

A tecnologia disponibiliza instrumentos para o manuseio e controla um grande volume de informações, garantindo a qualidade e aumento da produtividade da organização.

Sendo assim é possível identificar falhas e apontar as soluções mais ágeis, evitando o retrabalho ou o gasto de tempo para efetuar as ações necessárias. Com isso, os profissionais têm mais tempo livre para se dedicarem a tarefas mais estratégicas ao negócio. Os colaboradores se sentem mais úteis e valorizados e, por consequência, produzem mais.

5. Mensuração de resultados

Dentre as diversas vantagens de se ter um sistema é trabalhar com dados mais precisos e, assim, poder mensurar os resultados obtidos pela equipe. É possível medir a taxa de turnover (rotatividade) dos colaboradores, a necessidade de treinamentos, avaliação de desempenho, entre outros. Com a mensuração dos dados, os gestores podem realizar uma análise de informações, tornando a tomada de decisões mais rápida e confiável.

6. Economia de recursos

Por fim, o uso da tecnologia na gestão de pessoas auxilia na redução de custos a médio e longo prazo. As plataformas possibilitam treinamentos e cursos online, evitando despesas com transporte, hospedagem, locação de espaço, entre outros. Com a inserção e acompanhamento de informações nos softwares, elimina o grande número de impressões e controles em papéis.

Como podemos ver a tecnologia oferece soluções para as mais variadas necessidades, incluindo a de melhorar a gestão de pessoas na sua organização, aumentando a produtividade, facilitando o controle das tarefas, controlando prazos, delegando atividades, melhorando a comunicação, entre outros aspectos.

Agora que você sabe como utilizar a tecnologia para favorecer o seu negócio, conheça a SER, uma empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência, focada em Gestão Estratégica de Pessoas. A SER consegue oferecer aos seus clientes a melhor experiência com gestão de pessoas e implementar os processos mantendo as características da sua organização.

Solicite uma demonstração e veja como obter os melhores resultados e acelerar o sucesso dos seus talentos.

Um comentário

  1. […] flexível. A solução imediata para enfrentar esse momento foi implementar sistemas e suporte tecnológicos mais inovadores para facilitar o trabalho móvel. Os líderes estão descobrindo como as equipes […]

Deixar um comentário