Tecnologia no RH: qual a importância de sua aplicação?

2020-02-04T15:31:42-03:0020 janeiro, 2020|Tecnologia para RH|

A tecnologia não deve ficar apenas nos processos produtivos. Sua aplicação no RH pode levar a resultados surpreendentes na gestão de pessoas

As empresas buscam por soluções capazes de otimizar os processos internos e melhorar os resultados, aumentando o ROI e impulsionando o faturamento. A aplicação da tecnologia no RH, assim como em outros departamentos, ajuda no alcance desses objetivos e fornece o apoio necessário para uma gestão mais madura, mensurável e baseada em dados.

O uso dessas soluções é essencial para que a organização possa promover o desenvolvimento do seu capital humano e acompanhar, de maneira clara, as consequências dessa prática.

Quer entender melhor o impacto da tecnologia no RH? Então, continue a leitura!

Uso de softwares

Implementar softwares pensados para as atividades de gestão de talentos faz com que o setor de Recursos Humanos tenha uma atuação muito mais estratégica, afinal, o departamento passa a ter, em suas mãos, as ferramentas necessárias para acompanhar todos os resultados e direcionar as ações para os objetivos da empresa.

Sem esses softwares, esse acompanhamento fica muito mais difícil, chegando a impedir o processo de gestão em alguns casos.

Automatização de processos

A implantação de um software no setor de Recursos Humanos dispensa planilhas e o controle em sistemas pouco eficientes, automatizando as tarefas. Isso dá uma clareza muito maior ao processo e reduz as falhas, tornando o trabalho mais confiável e ajudando na realização das avaliações de desempenho e das pesquisas de clima organizacional.

Podendo se basear em informações corretas, o RH da empresa tem segurança na hora de tomar decisões e indicar aos diretores as mudanças que podem ser promovidas.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Mensuração de resultados

O uso da tecnologia favorece o acompanhamento dos resultados, permitindo que o RH saiba exatamente qual foi o ROI de determinada estratégia e os ajustes demandados para melhorar esse desempenho.

Para o recrutamento e a seleção, por exemplo, trata-se de uma excelente abordagem, já que possibilita a compreensão do tempo levado durante o processo seletivo e os resultados que esse profissional apresentou.

A gestão de pessoas também é favorecida pela tecnologia ― os líderes conseguem checar com exatidão se os funcionários estão realmente conseguindo se desenvolver após um acompanhamento mais próximo, a aplicação de feedbacks e a realização de treinamentos.

Redução de custos

O uso de tecnologia em treinamentos reduz drasticamente o investimento necessário para a sua implementação. As aulas podem ser gravadas em vídeo, o que aumenta a acessibilidade e dispensa a presença física do palestrante e a locação de espaço.

Sendo assim, fazer o recrutamento também fica mais barato. Podem ser aplicados testes online que identificam algumas das competências dos profissionais, fazendo uma triagem rápida e precisa.

Essas são apenas algumas das aplicações que diminuem os gastos de atividades necessárias do RH.

Agora que você já entendeu a importância da tecnologia no RH e como ela impacta os processos internos, tornando-os mais precisos e rápidos, deve estar se perguntando como escolher a ferramenta ideal. A SER tem soluções que atendem a diversas atividades de responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Elas atendem às necessidades de uma gestão de pessoas estratégica e capaz de promover o desenvolvimento.

Quer entender melhor como a nossa ferramenta pode ajudar? Entre em contato conosco e peça uma demonstração!

Deixar Um Comentário