Tecnologia no RH: qual a importância de sua aplicação?

2020-12-30T13:34:14-02:0020 janeiro, 2020|Tecnologia para RH|

A tecnologia não deve ficar apenas nos processos produtivos. Sua aplicação no RH pode levar a resultados surpreendentes na gestão de pessoas.

As empresas buscam por soluções capazes de otimizar os processos internos e melhorar os resultados, aumentando o ROI e impulsionando o faturamento. A aplicação da tecnologia no RH, assim como em outros departamentos, ajuda no alcance desses objetivos e fornece o apoio necessário para uma gestão mais madura, mensurável e baseada em dados.

Importante esclarecer aqui, que o uso de tecnologia no RH ou na Gestão de Pessoas, não pretende fazer a substituição de pessoas por máquinas ou promover a robotização dos departamentos.

Se o avanço da tecnologia trouxe consigo a insegurança dos profissionais quanto ao seu futuro no mundo do trabalho, a aplicação de tecnologia no RH busca unir otimização de processos através da automação juntamente com a capacidade crítica e emocional das pessoas, buscando alcançar resultados exponenciais para o futuro das organizações.

O uso dessas soluções é essencial para que a organização possa promover o desenvolvimento do seu capital humano e acompanhar, de maneira clara, as consequências dessa prática. Se adaptar à transformação digital se torna uma importante estratégia de competitividade de sua empresa no mercado garantindo sua longevidade.

Quer entender melhor o impacto da tecnologia no RH? Vamos te mostrar algumas das vantagens da implantação delas:

Uso de softwares

Implementar softwares de RH pensados para as atividades de gestão de talentos faz com que o setor de Recursos Humanos tenha uma atuação muito mais estratégica, afinal, o departamento passa a ter, em suas mãos, as ferramentas necessárias para acompanhar todos os resultados e direcionar as ações para os objetivos da empresa.

Esses software promovem a organização e otimização das tarefas, facilitando o acesso à dados e informações  de maneira rápida, precisa e confiável. Por outro lado, sem esses softwares, esse acompanhamento fica muito mais difícil, chegando a impedir o processo de gestão em alguns casos.


Automatização de processos

A implantação de um software no setor de Recursos Humanos dispensa planilhas e o controle em sistemas pouco eficientes, automatizando as tarefas. Sendo assim, isso dá uma clareza muito maior ao processo e reduz as falhas, tornando o trabalho mais confiável e ajudando na realização das avaliações de desempenho e das pesquisas de clima organizacional.

Podendo se basear em informações corretas, o RH da empresa tem segurança na hora de tomar decisões e indicar aos diretores as mudanças que podem e devem ser promovidas.

Mensuração de resultados

O uso da tecnologia favorece o acompanhamento dos resultados, permitindo que o RH saiba exatamente qual foi o ROI de determinada estratégia e os ajustes demandados para melhorar esse desempenho.

Para o recrutamento e a seleção, por exemplo, trata-se de uma excelente abordagem, já que possibilita a compreensão do tempo levado durante o processo seletivo e os resultados que esse profissional apresentou.

A gestão de pessoas também é favorecida pela tecnologia ― os líderes conseguem checar com exatidão se os funcionários estão realmente conseguindo se desenvolver após um acompanhamento mais próximo, a aplicação de feedbacks e a realização de treinamentos.

Redução de custos

O uso de tecnologia em treinamentos reduz drasticamente o investimento necessário para a sua implementação. As aulas podem ser gravadas em vídeo, o que aumenta a acessibilidade e dispensa a presença física do palestrante e a locação de espaço.

Sendo assim, fazer o recrutamento também fica mais barato. Podem ser aplicados testes online que identificam algumas das competências dos profissionais, fazendo uma triagem rápida e precisa.

Essas são apenas algumas das aplicações que diminuem os gastos de atividades necessárias do RH. A tecnologia permite o desenvolvimento de diversas ferramentas que podem ser adaptadas a contextos diferentes e assim contribuir de forma extraordinária na Gestão de Pessoas e Processos do setor de Recursos Humanos de sua empresa.

Sendo assim, é possível diminuir uso demasiado de papel, aumentar o desenvolvimento das habilidades de gerenciamento de informações, fazer com que o setor de recursos humanos assuma seu papel de consultoria e se torne mais pro ativo no desenvolvimento de metas estratégicas, para auxiliar a empresa em seu crescimento.

Principais Tecnologias

No entanto, você ainda não conhece as principais tecnologias aplicadas no setor de Recursos Humanos, vamos te apresentar algumas:

1 – Treinamento de Desenvolvimento

Uma das principais atividades do setor de recursos humanos é promover o aprendizado focado no desenvolvimento de talentos de uma organização. Sendo assim, tendo em vista a necessidade de oferecer planos personalizados à vivencia de cada empresa, uma das tecnologias em RH que está difundida nas organizações são as plataformas virtuais de ensino.

Esse movimento que já vinha crescendo nos últimos anos dentro das organizações com as universidades corporativas, ganhou ainda mais força nos últimos meses em decorrência do momento de pandemia mundial.

Dentre suas vantagens estão o baixo custo de manutenção, acesso fácil e em qualquer lugar, além dos cursos poderem ser customizados à necessidade da empresa, de fácil compreensão. O resultado disso são treinamentos eficientes e de aplicação prática nas rotinas de trabalho. Inclusive como foi apontado aqui, a possibilidade de gravar vídeo aulas que ficarão disponíveis sempre que o colaborador precisar revê-las para tirar dúvidas.

2 – Gamificação

Vencer desafios, alcançar a meta e garantir a bonificação. Esse é o conceito mais simples da gamificação. Como nos jogos, essa tecnologia no RH, buscar criar através de ambiente lúdico e planejamento estratégico, o engajamento da equipe e sua participação no alcance das metas da organização através das técnicas usadas nos jogos virtuais.

A implantação da gamificação como tecnologia no RH irá contribuir para aumentar os índices de satisfação. Além disso irá motivar a equipe, melhorar o seu trabalho, além de facilitar o processo de aprendizagem. Afinal é muito melhor aprender se divertindo!

3 – Inteligência artificial

A inteligência artificial como tecnologia no RH vem com o objetivo de aprimorar a gestão do capital intelectual de sua empresa. Sem a pretensão de substituí-lo, busca a interação perfeita entre a emoção e capacidade analítica humana e a utilização de algoritmo inteligente.

Como resultado, essa interação é capaz de otimizar a gestão de pessoas. Sendo assim, promove a aceleração do crescimento da empresa, através do aprimoramento dos processos desde a atração, seleção, à retenção e desenvolvimento de talentos.

Como exemplos de sua aplicação estão a biometria nos acessos à organização e registro de ponto, o uso de atendentes virtuais capazes de fazer o reconhecimento de emoções nos processos seletivos e identificar características que mais se adequem à cultura organizacional e até para tirar dúvidas dos colaboradores sobre processos do setor de recursos humanos.

4 – Big Data

O Big Data já é uma realidade nas empresas, incluindo no setor de Recursos Humanos, visando a otimização de processos em vivências corporativas. Uma de suas aplicações mais conhecidas é no People Analytics. Dados coletados dos funcionários podem auxiliar sua organização e montar estratégias mais eficientes para potencialização dos resultados e aumento da produtividade.

5 – Virtualização do trabalho

A pandemia do COVID-19 trouxe uma série de mudanças que impactaram de forma definitiva o mercado de trabalho. Dentre essas mudanças, a aceleração da virtualização do trabalho. Hoje, o trabalho em Home Office já é uma realidade vivenciada pela maioria das organizações.

Se o distanciamento social imposto pela pandemia exigiu do setor de recursos humanos uma adaptação em tempo recorde às mudanças, também demonstrou inúmeras vantagens principalmente na redução de custos e integração de diversas tecnologias que não só promoveram a possibilidade do trabalho remoto, como impactaram a forma como as empresas viam seus colaboradores.

A partir da utilização de softwares específicos é possível gerir o trabalho remoto. Ou seja, mensurar informações que antes só eram possíveis de coletar nas relações presenciais. Tudo isso de forma eficaz, sem perder a motivação da equipe e melhorando consideravelmente a qualidade de vida. Por isso, impacta diretamente nos resultados entregues e consequentemente nos níveis de satisfação dos seus colaboradores.

Esses são alguns dos exemplos mais comuns da aplicação de tecnologia no RH. Além destes, ainda é possível citar o diálogo online através da interação com plataformas de comunicação. É outra tendência que ganhou destaque em 2020, com as mudanças sofridas pelo mundo do trabalho, em consequência à pandemia do COVID-19.

Conclusão

Em conclusão, o uso da tecnologia no RH não é mais uma promessa futura. Ela é o presente que irá garantir a melhor gestão do capital intelectual das organizações. No entanto, é importante que o profissional gestor de Recursos Humanos tenha como filosofia de trabalho a inovação. Além disso, ele precisa entender que essas tendências em tecnologia no RH irão agregar valor e resultados assertivos a esse setor.

Por fim, agora que você já entendeu a importância da tecnologia no RH, como ela impacta os processos internos, tornando-os mais precisos e rápidos, e quais as principais tendências estão sendo usadas pelas empresa, você deve estar se perguntando como escolher a ferramenta ideal. A SER tem uma vasta experiência no desenvolvimento de soluções que atendem a diversas atividades de responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Elas atendem às necessidades de uma gestão de pessoas estratégica e capaz de promover o desenvolvimento e crescimento de sua empresa.

Quer entender melhor como a nossa ferramenta pode ajudar? Entre em contato conosco e peça uma demonstração!

E se você gostou desse conteúdo, compartilha nas suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] a tecnologia nos ajuda não só com a montagem do plano de comunicação, mas, também, com o acompanhamento […]

  2. […] pode ter a impressão de que ele é um mapa confuso e difícil de ser entendido. Porém, com a tecnologia da atualidade, é possível fazer um organograma com o uso de ferramentas mais modernas, priorizando o acesso […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo