Como a gestão de pessoas influencia no sucesso da empresa?

2019-06-11T14:01:48-02:004 agosto, 2017|Estratégia Corporativa, Gestão de Pessoas, Talent Management|

A gestão de pessoas tem um grande relevância para o sucesso dos negócios, potencializando o seu crescimento e continuidade no mercado. Entenda por completo!

A gestão de pessoas tem passado por profundas mudanças ao longo das últimas décadas. De um departamento estritamente burocrático, focado nas atividades operacionais, para uma área estratégica e focada em resultados reais para a companhia.

Hoje, por exemplo, é possível falar em people analytics — ação com base em dados, métricas e indicadores de RH — e sistemas de automação aplicados a esse setor. O objetivo é um só: torná-lo ainda mais eficaz. A questão é: como ele influencia o sucesso da empresa?

Pensando nisso criamos um conteúdo especialmente para você. Nele, vai descobrir os principais benefícios da gestão de pessoas e como ela contribui para o crescimento e continuidade de uma organização. Boa leitura!

Aprenda como melhorar o Processos de Gestão de Pessoas
na sua empresa com as melhores práticas!

eBook SER | Gestão de Pessoas - Um guia sobre Gestão de Pessoas nas Empresas

Melhoria na aquisição e retenção de talentos

Uma dos principais benefícios desse assunto está ligado à capacidade de atrair e reter talentos. Diga-se de passagem, uma atividade cada vez mais complexa. Hoje, o Brasil é considerado um dos piores países do mundo para contratar mão de obra qualificada.

A aquisição e retenção de profissionais talentosos é algo crucial para o sucesso, pois são eles que dão vida ao empreendimento e tornam a conquista das metas algo real. Desse modo, se não forem qualificados, nenhum resultado será efetivamente alcançado.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Cerca de 39% do expediente de trabalho é improdutivo, afirma pesquisa divulgada pela Exame. Esse número representa graves perdas para a empresa, a qual deixa de alcançar suas metas e produzir o que realmente poderia. A correta gestão de pessoas pode mudar isso!

Quando bem utilizada, contribui para que cada gerente de linha permaneça mais próximo dos seus subordinados, ofereça feedbacks bem estruturados, crie metas desafiadoras e acompanhe os indicadores-chave de desempenho. No final, a produtividade cresce bastante.

Diferenciação em relação à concorrência

De acordo com artigo da Harvard Business, companhias que investem efetivamente na gestão de pessoas possuem desempenho (em média) 51% superior à concorrência. Desse modo, é possível estabelecer um grande diferencial competitivo no mercado de atuação.

O motivo é simples: com uma boa gestão de pessoas, os funcionários são desenvolvidos com qualidade, atendem com mais eficiência aos clientes finais e sentem-se preocupados com os resultados do empreendimento. Sem investimentos do RH, nada disso acontece.

Redução de custos operacionais

Algumas empresas possuem custos excessivamente altos, o que prejudica sua estratégia de atuação e consome grande parte dos seus lucros. Muitos desses custos podem ser eliminados pelo RH, com uma boa estratégia de gestão do capital humano.

É possível destacar custos com: rescisões trabalhistas (turnover), acidentes internos, retrabalho e refugo (desperdício) de materiais. Nas empresas mais eficientes, que valorizam e investem em seus funcionários, esses desperdícios são drasticamente reduzidos.

Aprenda como melhorar o Processos de Gestão de Pessoas
na sua empresa com as melhores práticas!

eBook SER | Gestão de Pessoas - Um guia sobre Gestão de Pessoas nas Empresas

Melhoria no relacionamento com os clientes

Para finalizar, é importante entender que essa prática influencia diretamente na satisfação dos clientes-finais da empresa. Para se ter ideia, em 2015, estima-se que 86% dos clientes migraram para a concorrência pelo mau atendimento recebido.

Ao investir na gestão de pessoas é possível demonstrar que valoriza os profissionais. Eles, por outro lado, atenderão com mais qualidade aos clientes.

Veja, essas são apenas algumas dicas de como o RH contribui para a construção de um empreendimento sólido, rentável e bem-sucedido. Também é possível destacar a criação de equipes de alto desempenho e o aumento da satisfação interna.

Agora que está por dentro do assunto e entende como a gestão de pessoas influencia no sucesso da empresa, aproveite para curtir nossa página do Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!