Como superar os desafios da gestão de pessoas em pequenas empresas?

2020-03-25T09:22:22-03:0027 October, 2017|Estratégia Corporativa, Talent Management, Tecnologia para RH|

Entenda como a gestão de pessoas impacta diretamente na satisfação dos funcionários e também nos resultados da empresa.

A gestão de pessoas em pequenas empresas é uma das maiores prioridades para qualquer gestor. Quando bem realizada, contribui para desenvolver equipes alinhadas, motivadas e comprometidas. Isso beneficia a organização em geral, tornando-a mais saudável e competitiva.

Mas existem muitos desafios que devem ser superados, desde a atração de talentos até o aumento do engajamento dos próprios líderes de equipe. São fatores complexos, mas que podem ser vencidos com uma boa estratégia e trabalho duro.

Pensando nisso, separamos um post especialmente para você. Hoje, vamos falar sobre os principais desafios da gestão de pessoas de pequenas empresas e mostrar como superá-los. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Atrair gente talentosa

Grandes organizações conseguem atrair talentos com certa facilidade, pois, geralmente, possuem uma marca mais conhecida no mercado. Mas, pequenas empresas não têm esse mesmo privilégio, então é preciso ter uma estratégia de atração bem definida.

Uma das dicas mais importantes é construir uma marca empregadora, capaz de mostrar que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar. Para tanto, pode-se começar criando uma página de carreiras e alimentá-la com informações sobre a empresa, cultura organizacional, propósito de atuação, vagas em aberto, fotos e vídeos dos atuais colaboradores e líderes.

Manter a equipe motivada

Motivar um colaborador é algo muito complexo, pois isso pode variar bastante de acordo com as necessidades e desejos de cada indivíduo. Desse modo, o que motiva uma pessoa pode ser irrelevante para outra. Então, como motivar sua equipe?

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

É preciso reconhecer e recompensar o trabalho bem feito. Reconhecer significa oferecer um feedback (positivo ou negativo) ao funcionário. Recompensar significa premiar alguém pelos resultados, seja com uma promoção ou com um simples dia de folga.

Reter profissionais talentosos

É cada vez maior o número de pessoas que deixam a empresa, seja por conflitos internos ou por melhores propostas de trabalho. Mas esse é um péssimo indicador — perde-se dinheiro com rescisões, profissionais talentosos e deixa o clima de trabalho mais tenso.

Para reter os talentos é importante melhorar o ambiente de trabalho e deve-se oferecer mais qualidade de vida aos profissionais. Nesse caso, melhorias na comunicação interna, incentivo a prática de esportes e implementação de benefícios complementares podem ajudar bastante.

Conscientizar a liderança da empresa

A grande maioria das mudanças deve começar pela própria liderança. Se os líderes não se comprometem com os resultados, dificilmente seus liderados se comprometerão. Por isso, é importante manter todos conscientes da relevância das suas funções.

Estimule cada líder, incluindo o CEO, a ser um exemplo dentro da empresa. Isso envolve comunicar-se melhor com seus subordinados, colocar a “mão na massa”, se comprometer com os resultados, respeitar os valores e normas de conduta.

Construir uma equipe de alta performance

Um simples grupo de pessoas não pode ser considerado equipe. Uma verdadeira equipe funciona como um time, em que há um objetivo claro, empenho, sinergia e confiança mútua. As equipes não se estruturam por si próprias, é preciso de uma boa gestão de pessoas.

Para começar, deve-se definir um propósito de atuação. Esse propósito norteará a ação de cada indivíduo e conduzi-los na busca pelos resultados. Também é importante investir em ações de integração (como dinâmicas, reuniões, treinamentos etc.) — o objetivo é aumentar a sinergia, melhorar a comunicação e a confiança do time.

Veja, esses são grandes desafios que devem ser superados pela gestão de pessoas. Ao fazer isso, é possível manter os funcionários ainda mais motivados e, consequentemente, o negócio mais próspero em seu segmento de atuação.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para superar os desafios da gestão de pessoas em pequenas empresas? Agora aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas novidades em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Go to Top