Educação corporativa: 4 benefícios que oferece para o negócio

2020-02-13T15:08:02-02:0013 fevereiro, 2020|Educação Corporativa|

As pessoas representam o principal patrimônio das empresas, passando a ser essencial para o sucesso dos negócios. Em um mercado competitivo, as organizações precisam se preparar para novos desafios, preparar pessoas para enfrentar riscos e torna-las ágeis, empreendedoras e que fazem as coisas acontecer.

No universo empresarial, são visíveis as constantes mudanças, onde as organizações passam a ter necessidades de agregar diferenciais em seus produtos e serviços. Para que essas mudanças sejam realizadas com eficiência, uma alternativa estratégica é a implantação de programas de qualificação dos colaboradores.

A empresa precisa analisar seu próprio negócio, conhecer bem seus pontos fortes e fracos. Desta forma, identificando suas fraquezas e ameaças possíveis, fica mais fácil de identificar qual tipo de capacitação é necessária para seus colaboradores e alcançar resultados mais expressivos.

Além de investir em tecnologia nas organizações, é preciso investir na capacitação e qualificação das pessoas. Empresa e profissionais competentes caminhando e atuando em conjunto são responsáveis pelo crescimento do negócio. Continue a leitura e entenda melhor o que é a educação corporativa e quais os benefícios que ela oferece para seu negócio.

O que é educação corporativa?

Educação corporativa consiste em um sistema de ensino que prevê a capacitação dos colaboradores profissionalmente, deixando-os atualizados e preparados para desempenhar suas tarefas com a maior qualidade possível. O treinamento é considerado como um meio para desenvolvimento de competências com o objetivo de contribuir para os objetivos da organização. Os treinamentos podem ter diversos formatos, como palestras presenciais, workshops e aulas online.

Aprendizagem representa uma mudança no comportamento do indivíduo por meio de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e competências. Com o treinamento, o colaborador recebe informações e orientações sobre a empresa, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão, visão e valores.

Um programa de treinamento tem a finalidade de desenvolver as habilidades das pessoas, capacitando-as melhor para o desempenho de suas atividades. O treinamento é o núcleo de um esforço contínuo para aprimorar as competências dos colaboradores e, por consequência, o desenvolvimento organizacional.

No Brasil vem aumentando cada vez mais o número de empresas que possuem uma educação corporativa implantada, pois percebem as grandes chances de ampliar o negócio, explorando os benefícios que a mesma proporciona, reduzindo custos com a retenção de talentos, além de gerar vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Os 4 benefícios da Educação Corporativa

1 Aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores

Com a educação corporativa, os colaboradores desenvolvem novas habilidades e competências que aumentam a produtividade e trazem grandes resultados para a organização. É importante analisar cada perfil profissional para identificar e direcionar os cursos específicos de cada cargo ou área de atuação, melhorando a performance no trabalho.

guia avaliação de desempenhoPowered by Rock Convert

A qualificação do profissional não só aumenta a produtividade como melhora a qualidade das entregas, reduz custos operacionais, motiva e engaja o colaborador, diminui falhas, aprimorando a capacidade de análise crítica dos processos. Com colaboradores preparados e qualificados são capazes de enfrentar com sucesso os novos desafios do mercado competitivo. Os processos são otimizados devido a todos os papéis serem bem definidos dentro da organização.

2 Atração e retenção de talentos

Atrair e manter talentos na empresa não é uma tarefa fácil. Os profissionais valorizam muito o desenvolvimento e o crescimento na carreira. Os colaboradores veem a educação corporativa como um investimento e, com isso, aumenta o engajamento, motivação e sentimento de pertencimento.

Grande parte das pessoas procura emprego em empresas que possam trazer benefícios para seu crescimento pessoal. Uma empresa que tem uma educação corporativa implantada se torna mais atrativa para os profissionais que estão à procura de oportunidades. E para quem já faz parte dessas empresas, consegue trabalhar com mais produtividade e alcançar melhores resultados. Colaboradores satisfeitos tendem a querer permanecer na organização em que trabalham, construindo sua carreira.

3 Melhoria nos processos internos

Para se ter bons resultados para o negócio é necessário ter soluções inovadoras e de qualidade para a organização. Profissionais preparados, capazes de pensar estrategicamente e sugerir meios para otimizar as atividades, que tenham conhecimento dos processos que envolvem o negócio, garantem a eficácia do trabalho.

A educação corporativa nas organizações desenvolve o senso crítico dos colaboradores, de forma a contribuir para a melhoria dos processos internos, identificando pontos a serem trabalhados, criando soluções efetivas para o negócio e trazendo novas ideias para tomada de decisões.

4 Vantagem competitiva

Diante dos benefícios que a educação corporativa proporciona como aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores, atração e retenção de talentos e melhoria nos processos internos, a empresa só tem a ganhar em relação aos seus concorrentes. A organização se torna mais preparada para produzir produtos e serviços de qualidade, deixando os seus clientes felizes e satisfeitos.

O conhecimento assume valor estratégico e amplia o espaço de desenvolvimento no ambiente de trabalho. É possível garantir uma vantagem competitiva com um bom planejamento da educação corporativa. Invista em certificações, parcerias com instituições de ensino e plataformas online, que podem auxiliar nesse processo, tornando o aprendizado mui mais fácil.

A educação corporativa deixou de ser uma iniciativa de endomarketing e passou a ser uma vantagem competitiva necessária para gerar resultados a média e longo prazo. O cenário empresarial está voltado para perspectivas de aprendizagem e do conhecimento aliada às estratégias definidas para a organização, onde o desenvolvimento dos colaboradores está adaptado à realidade de cada empresa.

Nas organizações, um ambiente de educação virtual pode ser a solução para programar treinamentos e cursos. Muitas empresas têm optado pela educação a distância, devido a vantagens que o ensino a distância possui, como flexibilidade de horários, liberdade do aluno, melhor custo/benefício, possibilidade de inclusão de um maior número de colaboradores, entre outros.

Com o uso da tecnologia e a preferência das pessoas pelo ensino virtual, as plataformas online se tornaram grandes aliadas para a gestão do conhecimento.

A SER traz soluções para a sua empresa realizar toda a gestão de treinamentos, do planejamento e análise de eficácia. Fale com um dos nossos especialistas agora e saiba como engajar, gerenciar e treinar sua força de trabalho!

Deixar Um Comentário