A capacidade de entender o impacto e a contribuição do nosso servir na sociedade, na vida de pessoas e de organizações é primordial nos dias atuais!
No contexto da área de Recursos Humanos, buscamos levar aos nossos colaboradores informações pertinentes ao seu cargo: competências técnicas e comportamentais, cursos e certificações necessárias, responsabilidades e desafios, ou seja – o que é necessário ter e desenvolver para atuar em determinado cargo. Entendemos que soft-skills são a forma, ou seja, como eu vou atuar a fim de realizar com excelência!
A Orientação para Servir pode ser sustentada pelo job description, sendo uma importante base por meio da qual cada colaborador poderá carimbar sua identidade, e demonstrar de forma autêntica a sua forma de performar e servir com maestria ao que se propõe, ao que se espera dele.
Ao assumir esse desafio e efetivamente entender a importância do nosso trabalho no contexto onde estamos inseridos, aumentamos a probabilidade de desempenhá-lo com excelência pois, ao entendemos seu impacto, buscaremos as melhores ferramentas para realizá-lo.
Outro aspecto importante para analisarmos neste cenário é a interdependência das relações, uma vez que vivemos em sociedade. Devido à alta quantidade de conhecimentos que precisamos adquirir diariamente, não é possível saber tudo, por isso trocar experiências e compartilhar informações se tornou fundamental. Precisamos uns dos outros, portanto comece cooperando, colaborando e compartilhando conhecimentos, visando à ajudar de maneira a beneficiar aqueles que nos cercam! Pesquisas apontam que equipes inovadoras e de alta performance são compostas de pessoas diversas e colaborativas.
O dia a dia nas organizações demanda uma alta quantidade de responsabilidades e atribuições, por isso voltamos nossa atenção às urgências e muitas vezes nos esquecemos de aprimorar a colaboração e o servir bem.
Mas pare e pense por um momento! E se esse é o diferencial que você precisa para crescer pessoal e profissionalmente?!
Direcione sua atenção para essa habilidade e muito em breve notará os resultados.
Impactos positivos
- Desenvolvimento da escuta ativa e da capacidade de se colocar no lugar do outro a fim de entender suas necessidades
- Aumento da qualidade e eficiência dos serviços prestados
- Aumento da produtividade
- Conquista de parceiros e fidelização de clientes
- Desenvolvimento da proatividade
- Melhora no clima organizacional
- Resoluções de problemas complexos
Para aprofundar um pouco mais nessa reflexão, convidamos uma inspiração de dentro de casa!
Com vocês, Thiago Fernandes, Diretor de Operações da Casting, e a visão da liderança focada no servir:
“Na correria do dia a dia de uma empresa como a nossa, onde os desafios são constantes e a inovação é a moeda mais valiosa, pode ser fácil perder de vista o que verdadeiramente impulsiona o sucesso: as pessoas. Nesse contexto, a orientação para servir surge como um farol, guiando nossa forma de liderar e interagir. Essa abordagem coloca as necessidades dos outros — sejam clientes ou colegas de equipe — no centro de todas as decisões.
A liderança servidora, em particular, é uma prática que redefine o papel tradicional do líder. Ao invés de comandar do topo, líderes servidores trabalham ao lado de suas equipes, focando em facilitar o sucesso alheio.
Eles veem o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores como o alicerce do crescimento da organização. Este tipo de liderança não é apenas sobre delegar tarefas, mas sobre criar um ambiente onde todos se sintam valorizados, ouvidos e motivados a dar o melhor de si.
Um líder servidor é alguém que se dedica a remover barreiras para sua equipe, seja oferecendo recursos, orientação ou simplesmente um ouvido atento. O foco se desloca do comando para o cuidado, da autoridade para o apoio, sempre com um alvo muito claro: preparar cada indivíduo para ser um líder em seu próprio direito.
Adotar essa orientação para servir significa também abraçar a transparência e a confiança, elementos que são essenciais para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Quando líderes demonstram essas qualidades, eles não apenas inspiram suas equipes, mas também instilam uma cultura de respeito mútuo e cooperação.
Portanto, à medida que avançamos, o compromisso da SER em liderar servindo continuará a ser um alicerce importante para os nossos valores. É uma jornada contínua, onde cada passo em direção a servir melhor aos outros é também um passo em direção ao nosso próprio sucesso. A verdadeira liderança não se mede pelo poder que se exerce, mas pela responsabilidade que se assume.
Liderar é servir, não dominar.”
Ted Talks | Como ser uma pessoa de excelência?
Concluímos com o Mário Cortella, filósofo, escritor, educador e palestrante:
”faça o seu melhor nas condições que você tem, enquanto você não tem condições ainda melhores para fazer”.