Entenda como o Empowerment pode beneficiar sua empresa!

2020-08-20T13:52:42-03:0020 agosto, 2020|Talent Management|

Nos últimos anos vimos grandes mudanças no meio empresarial. As relações de trabalho se transformaram, novas metodologias foram implantadas, a gestão de pessoas passou por um processo de modificação. No antigo modelo de trabalho era comum predominar somente a opinião e regras dos gestores.

Atualmente, na era das organizações exponenciais, todos os profissionais assumem um papel importante e estratégico nas empresas. Sua participação e contribuição se tornaram essenciais nos processos e alcance dos resultados. Independente do cargo que ocupam, os colaboradores ganham cada vez mais autonomia e liberdade de ação, o que proporciona engajamento e motivação, além de contribuir com o sucesso do negócio.

Sendo assim, é nesse contexto que surge um conceito essencial para a gestão de pessoas e que aumenta a competitividade entre as empresas, o Empowerment. O Empowerment, traduzindo, o empoderamento, é focado na descentralização, na flexibilização e com o objetivo de dar mais autonomia aos colaboradores.

Quer saber mais sobre o Emporwerment? Continue a leitura e veja como ele pode beneficiar o seu negócio.

O que é Empowerment?

É um novo conceito com o objetivo de gerar mais autonomia para os profissionais e criar uma gestão mais descentralizada. É dar poder ou autoridade para que as pessoas possam agir e, assim, contribuir de forma mais ativa e estratégica nas organizações. A gestão fica descentralizada, possibilitando que as decisões possam ser tomadas não apenas por uma pessoa ou grupo de pessoas, mas sim com a participação de todos.

Ao receber e participar das atividades distribuídas pela organização, os colaboradores tem a responsabilidade e gestão sobre elas, proporcionando um maior desenvolvimento e maturidade profissional dos envolvidos. Com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados e engajados com novos projetos.

Outro ponto importante é o fato que delegar o poder exige uma atuação responsável e comprometida por parte das equipes. A proatividade, parceria e confiança também são muito importantes nesse tipo de gestão descentralizada. Lembrando que, para investir no Empowerment, é preciso que as lideranças proporcionem o treinamento de suas equipes para desenvolver um trabalho em sintonia com a empresa.

Uma estratégia de Empowerment bem implementada pode trazer inúmeras vantagens competitivas para pessoas e organizações. Permite que as pessoas possam tomar decisões e desenvolver competências para alcançar níveis maiores na sua carreira profissional.

Benefícios do Empowerment

Agora que você já conhece o conceito do Empowerment, veja a segui como essa metodologia de trabalho pode ser vantajosa para sua organização.

Autonomia para os profissionais

O Empowerment acontece em meio a uma gestão participativa e esse é seu diferencial. Como o poder é descentralizado, todos os colaboradores podem participar e contribuir com as decisões da empresa. Isso é uma questão muito positiva, pois os profissionais tem o sentimento de pertencimento e não ficam somente na posição de executores. Além disso, é possível o desenvolvimento, crescimento e amadurecimentos dos colaboradores.

Clima organizacional positivo

Uma das grandes vantagens do processo de empoderamento dos colaboradores é a motivação. O investimento da empresa nos colaboradores, o autodesenvolvimento e a realização profissional gera uma satisfação nas pessoas que, consequentemente gera um clima organizacional positivo e saudável.

Com feedbacks contínuos, a equipe sempre esta em busca da melhoria contínua. Por isso, quanto mais os líderes participarem do processo de desenvolvimento da sua equipe, mais aumenta a produtividade, engajamento e todos saem ganhando com esse processo.

npsPowered by Rock Convert

Menor burocracia nos processos

Com a implantação dessa metodologia as responsabilidades são distribuídas para os profissionais de cada área. Sendo assim, é proporcionado uma maior simplicidade nos processos e menos burocracia nas tomadas de decisões. A vontade de desenvolver e se empenhar mais pela organização é algo que cresce junto à autonomia e ao poder proporcionado aos colaboradores, gerando otimização das atividades.

Participação do planejamento

O envolvimento dos colaboradores nas metas e decisões da empresa, proporciona a participação no planejamento estratégico organizacional. O auxílio da equipe é muito importante na definição de metas e planos para a empresa, sem contar que, com o resultados positivo, todos se sentem valorizados.

Como implantar o Empowerment?

Em primeiro lugar, para a implantar o Empowerment, é preciso compartilhar conhecimento e informações. Isso é essencial, principalmente repassar as informações de forma clara e objetiva, de forma que todos tenham acesso e não fique na mão de uma única pessoa. O compartilhamento de dados sigilosos deve ser filtrado conforme o setor ou responsáveis na empresa. Em contra partida, informações que contribuam para a autogestão e capacidade de tomada decisões estratégica devem ser partilhadas com os membros da equipe.

Além disso, outro passo importante no processo é dar autonomia e apoio para os profissionais aturarem no dia a dia de trabalho. Nesse modelo de cultura empoderada, os profissionais tem liberdade para atuar de forma proativa, assumir novos riscos e responsabilidades e participar das decisões estratégicas.

É importante sempre fornecer feedback para os envolvidos, tanto dos pontos positivos quanto dos pontos de melhoria. Os profissionais precisam saber como está sendo seu trabalho e se estão atendendo as expectativas da empresa. Não existem segredos para a adoção do Empowerment. O caminho é bem simples. São baseados no investimento em desenvolvimento, capacitação das pessoas e adquirir conhecimento.

Por fim, diante o mercado competitivo e momento em que estamos vivenciando, precisamos de um retorno e respostas mais rápidas, profissionais mais ágeis e um modelo de gestão de pessoas eficaz. O Empowerment é o melhor investimento a longo prazo para as organizações que acreditam nas pessoas e que apoiam a autonomia dos seus colaboradores.

Viu como o Empowerment traz diversos benefícios para seu negócio? Com essas informações ao seu alcance, você pode trabalhar e investir no desempenho de seus profissionais em buscar de melhores resultados para sua organização. Compartilhe esse artigo e nos acompanhe nas redes sociais.

Deixar um comentário