Por que as empresas perdem Talentos?

2019-05-10T12:41:58-03:0014 junho, 2011|Gestão de Talentos, Talent Management|

Com a escassez de mão de obra qualificada, recrutar profissionais é quase um pesadelo, que continua com a dificuldade de rete-los na companhia, principalmente, nos cargos de liderança. E aí, a culpa não é somente da concorrência e sim da própria empresa, que com a falta de oportunidades, desestimula talentos que não veem chances de crescer.
Manuais, políticas corporativas engessadas e falta de autonomia entram na lista de fatores que afastam os profissionais, especialmente, aqueles que gostam de desafios e superação. Pesquisa da DBM no Brasil mostra com clareza essa situação.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Com a intenção de investigar a realidade do engajamento das pessoas com as organizações, 770 executivos foram ouvidos em novembro de 2010. Entre os entrevistados, apenas 35% gostaria de permanecer na empresa por mais de cinco anos, ou seja, 75% não têm planos de continuar na empresa em longo prazo. É inevitável questionar o que as empresas fariam sem 75% dos colaboradores?
O instituto holandês CRF, instituição que seleciona e certifica companhias com boas práticas em recursos humanos, comprova essa situação, tendo como referência o mercado europeu. De acordo com a organização, na Europa, o foco maior está em engajar os profissionais que já estão dentro das organizações.
Ainda na pesquisa da DBM Brasil, é observado que além do turn-over aumentar, sua natureza será diferente . No caso brasileiro, o ano de 2010 possivelmente foi o primeiro em que o turn-over voluntário foi maior que o forçado, ou seja, os profissionais optaram por sair com mais frequência do que foram desligados. Deixamos aqui a pergunta: O RH está preparado para gerenciar esse novo turn-over?

Veja a pesquisa da DBM Brasil na íntegra:

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

 

Leave A Comment

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by