A importância da Pesquisa de Clima pós-pandemia

2021-02-02T10:04:35-02:001 fevereiro, 2021|Gestão de Pessoas|

Entender as necessidades da organização e dos colaboradores pós COVID-19, será um dos grandes desafios do setor de recursos humanos. Entenda como a pesquisa de clima pós-pandemia pode ajudar.

Encantar pessoas! Esse tem sido o desafio das empresas no século XXI. Um mundo conhecido como VICA

  • Volátil
  • Incerto
  • Complexo
  • Ambíguo

Esse acrônimo, criado para explicar o mundo dos negócios pós Guerra Fria, encontrou um sentindo muito maior nos tempos atuais. No entanto, num mercado extremamente desafiador para profissionais e organizações.

Entender a necessidade do sujeito trabalhador e alinhar seus sonhos e perspectivas ao objetivo macro da organização. Assim tem se desenvolvido os processos e setores em Gestão de Pessoas.

Entretanto esse mundo VICA nunca esteve tão em evidência, quanto no último ano, em meio a pandemia do Covid-19. O imprevisível aconteceu numa velocidade alarmante. Dessa forma, empresas, governos e sociedade precisaram se adaptar de forma urgente e não planejada.

E o impacto disso, foi sentindo no ambiente organizacional

A cultura organizacional foi impactada de forma abrupta, em todos os tipos de negócios. O isolamento social imposto pela pandemia, abriu espaço para novas formas de trabalho. Enquanto algumas empresas precisaram ampliar os espaços e o afastamento, outras renunciaram ao trabalho presencial e aderiram ao Home Office.

Sem tempo para planejar ou discutir com as equipes as mudanças que surgiram, muitas empresas perceberam nisso uma ruptura. Assim, romperam-se as formas de comunicação, as relações de trabalho, as respostas sumiram.

Nesse processo de desconstrução e reconstrução das relações de trabalho, o setor de recursos humanos foi mais uma vez desafiado. Como manter o clima de satisfação e a equipe em desenvolvimento? Como entender quais são as verdadeiras necessidades e onde intervir?

Investir em cuidados higiênicos, distribuição de matérias de proteção e conscientização dos riscos do contágio é uma tarefa muito importante para o setor de recursos humanos. Mas não é o suficiente.

Portanto, é nesse contexto que a Pesquisa de clima se torna aliada da gestão de pessoas.

O que é a Pesquisa de Clima

A Pesquisa de clima é uma ferramenta que auxilia a Gestão de Pessoas, sendo assim, no entendimento do ambiente corporativo e em como esse ambiente afeta os colaboradores.

Por consequência, seu uso traz o entendimento que os colaboradores têm do ambiente em que estão inseridos. Essas informações vão nortear o setor de recursos humanos na busca de estratégias que promovam o melhor ambiente.

Ambiente este que deve ser propício ao desenvolvimento dos colaboradores e por fim, gere o sentimento de satisfação e pertencimento.

Aplicada através de formulários físicos ou virtuais, a pesquisa de clima é composta por questões que vão abordar as vivências dos colaboradores como ambiente de trabalho, política de remuneração, comunicação interna, etc.

Sobretudo é importante que a pesquisa seja respondida de forma anônima. Dessa forma a organização garante o sigilo dos colaboradores.

Essa é uma estratégia que garante não só a confidencialidade da pesquisa de clima, mas que também aumenta o engajamento. Já que o colaborador não tem medo de ser transparente em suas respostas, por não correr o risco de sofrer retaliações.

ebook gestão de pessoas

E por que aplicar a pesquisa de clima pós-pandemia?

O contexto de pandemia exigiu das empresas uma adaptação acelerada às mudanças. A imposição pandêmica de isolamento, medidas mais extremas de cuidados higiênicos e tratativas individualizadas a cada perfil profissional.

Se por um lado, para as empresas essas adaptações trouxeram transtornos e exigiu do setor de recursos humanos uma flexibilidade maior, por outro lado, para os colaboradores, elas trouxeram angústia e medo do novo.

Nem todos estavam preparados para o trabalho remoto. Ou seja, empresas não tinham suporte tecnológico eficiente. Colaboradores não tinham preparo emocional e estrutura física para garantir entregas produtivas fora do ambiente físico da empresa.

Nesse contexto, mensurar o nível de satisfação dos colaboradores, com as medidas tomadas pelas empresas, no enfrentamento da pandemia, se torna uma estratégia de crescimento no novo padrão de normalidade.

A partir da aplicação, é possível avaliar se as decisões tiveram o efeito esperado. Por isso, trouxemos pra você 3 das principais razões para aplicar a pesquisa de clima pós-pandemia

1 – Auxiliar a empresa na retomada das atividades

Primeiramente, aplicar a pesquisa de clima nesse período de retomada do trabalho presencial dará oportunidade aos seus colaboradores de apontarem o que deu certo ou não.

Essas informações fornecerão ao setor de recursos humanos dados importantes sobre quais medidas devem ser mantidas ou até melhoradas.

A partir dos dados coletados é possível saber o que a empresa precisa fazer para proporcionar um melhor ambiente de trabalho.

2 – Aumentar a confiança dos colaboradores

Em segundo lugar, a pesquisa de clima aplicada na pós pandemia transmitirá aos seus colaboradores uma mensagem de confiança. Ela é uma poderosa ferramenta de engajamento, uma vez que demonstra ao colaborador que a organização se importa com aquilo que ele pensa e sente.

3 – Entender os impactos da pandemia na vida do colaborador

Fazer Gestão de Pessoas não se resume a olhar somente o ambiente interno de trabalho. Uma empresa socialmente responsável se preocupa em entender em que contexto seu colaborador está inserido e o que é possível fazer para ajudar.

A pesquisa de clima pode trazer dados importantes sobre o impacto da pandemia para cada colaborador.

Baseado nas informações colhidas, a empresa pode identificar situações que podem comprometer o desenvolvimento de um determinado colaborador.

Dessa forma é possível desenvolver ações que alcancem não só as dificuldades diretamente ligadas à atividade desenvolvida. Mas que também tragam resultados no contexto social e familiar.

Concluindo

Em suma, a pesquisa de clima pós-pandemia, aplicada no momento de retomada das atividades ou até no período de Home Office, se torna uma ferramenta de fortalecimento das relações de trabalho. Ferramenta esta capaz de gerar resultados significativos para a empresa.

Uma empresa que investe na Gestão de Clima Organizacional melhora a satisfação de seus colaboradores, aumenta a confiança destes em seus líderes e consequentemente promove o employer branding.

Se essas ações já eram necessárias num cenário comum, se tornaram essenciais no cenário de imprevisibilidade imposto pelo COVID-19.

Ouvir seus colaboradores garantirão o sentimento de pertencimento e o encantamento que falamos lá no início. Encantamento necessário nesse mundo VICA.

Agora que você já conhece a importância de utilizar a Pesquisa de Clima pós pandemia, que tal se preparar para aplicá-la em sua empresa?

Quer saber como? Entre em contato conosco! Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções em Gestão de Pessoas, os consultores da SER estão prontos para te ajudar.

E se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.

Aproveita e assina nosso newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Deixar um comentário

Ir ao Topo