Responsabilidade Social: Visita e entrega de doações ao Lar dos Velhinhos de Campinas

A área de Recursos Humanos (RH) da SER Performance realiza anualmente uma ação denominada “Responsabilidade Social”, com o propósito de unir forças em prol de instituições filantrópicas que desenvolvem projetos fundamentais à sociedade, onde muitas vezes o Estado não consegue agir efetivamente – com crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade; pessoas com deficiências etc. Em 2024, a área de RH da SER fez uma busca ativa de várias instituições para os colaboradores votarem e a ganhadora foi o Lar dos Velhinhos de Campinas.

Diante disso, o RH visitou o Lar dos Velhinhos de Campinas no dia 06/06/2024, com o objetivo de entregar as doações realizadas pelos colaboradores da empresa, além de conhecer toda a estrutura e compreender a realidade da instituição.

O Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) é uma organização sem fins lucrativos de longa permanência de idosos, que atende idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e sem a possibilidade de auto custeio. O objetivo da LVC é oferecer proteção integral e o cumprimento do direito dos idosos, para que tenham um envelhecimento saudável e digno. Essa instituição é referência nacional entre as instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), pois oferece com excelência o atendimento prestado aos idosos atendidos. A entidade é declarada de utilidade pública pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo pela Câmara Municipal de Campinas. Além disso, o LVC possui Certificação CEBAS de Entidade Beneficente de Assistência Social, emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome – Secretaria Nacional de Assistência Social, registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas – CMAS.

Atualmente, atende 100 idosos em regime asilar, tanto do sexo feminino quanto masculino. Os dormitórios são divididos em blocos para idosos do sexo feminino dependentes e independentes, idosos do sexo masculino dependentes e independentes (sendo a maioria deles dependentes), com o objetivo de facilitar a logísticas dos cuidadores e profissionais da saúde. Além disso, existem 28 vagas destinadas para atender idosos encaminhados pela Prefeitura de Campinas.

Ao longo do ano, a instituição desenvolve diversas atividades voltadas à promoção da saúde e do bem estar dos idosos, como por exemplo, viagens à Aparecida do Norte, festas dos aniversariantes do mês, aulas de computação, bailes, dia do cinema, atividades de leitura e alfabetização, instituto de beleza (voluntários cortam o cabelo, fazem maquiagem e a unha dos idosos) e confraternização de fim de ano.

História

O Lar dos Velhinhos de Campinas, fundado em 1904, teve como primeiro presidente o Orosimbo Maia e Alberto Sarmento como vice-presidente. Inicialmente era denominado como “asilo de inválidos”,  atendendo pessoas carentes e desabrigadas, independentemente da idade. Em 1972, o local tornou-se especializado somente em idosos, quando foi nomeado Lar dos Velhinhos de Campinas. 

Estrutura

Essa instituição possui 72.000m², proporcionando aos idosos atendidos uma melhor qualidade de vida. O LVC possui biblioteca, área administrativa, enfermaria, jardins, bocha, sala de informática, cozinha industrial, horta, salão de eventos, rouparia, blocos residenciais, sala de cinema, salas recreativas, área externa recreativa, pátios, necrotério, sala de musculação, salas de atendimento com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e salas de atendimento psicológico individual e grupal. 

Bloco Espanha: Sala de informática e biblioteca

Salão de eventos

Novo salão de eventos

Área recreativa externa

Bocha

Time de profissionais

No momento,  o LVC conta com 170 profissionais de diversas áreas, sendo elas da administração, rouparia, assistência, enfermagem,  medicina (geriatra e neurologista), assistência social, recreação, nutrição, educação física, farmácia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, manutenção (eletricistas, jardineiros e soldadores). Além  dos profissionais efetivados, existem voluntários credenciados que dedicam seu tempo para desenvolver atividades periódicas com os idosos.

Captação de recursos

O LVC é mantido através de doações de pessoas físicas (PF), pessoas jurídicas (PJ) e dos aluguéis de imóveis obtidos por meio de doações de herança. Ademais, as instituições para idosos que prestam atendimento assistencial sem fins econômicos e as filantrópicas, podem solicitar a contribuição dos acolhidos em até 70% da aposentadoria.

Neste momento, a instituição está precisando de ajuda, pois houve uma queda nas doações nos últimos meses. Toda a ajuda é bem-vinda, confira abaixo os itens para doação. 

O que doar?

Roupas, sapatos, alimentos, itens de higiene, produtos de limpeza e móveis. Porém, os itens de maior necessidade são: óleo de soja, feijão, café, suplemento Isosource/Tropic, milho verde, e seleta de legumes, molho de tomate, farinha de trigo, bolacha wafer, cream craker, maisena, absorvente geriátrico, fralda geriátrica tamanho G e XG, água sanitária, desinfetante, sabonete líquido e creme hidratante. 

Aceitam doações através do PIX: CNPJ: 46.044.855/ 0001-15

É importante destacar que o Lar dos Velhinhos aceita roupas e sapatos de todas as faixas etárias, pois eles possuem o Bazar Beneficente LVC e todos os itens vendidos são convertidos para a instituição.

Onde doar?

As doações são aceitas no Lar dos Velhinhos e no Bazar Beneficente LVC.

Localização do Lar dos Velhinhos: Rua Irmã Maria de Santa Paula Terrier, 300 – Vila Proost de Souza, Campinas – SP

Conheça um pouco mais!

Compartilhe esse Artigo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Útlimos Artigos

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do mercado!