Entenda os diferentes tipos de treinamento para funcionários

2020-04-01T10:32:58-03:0026 February, 2018|Educação Corporativa|

Investir em diferentes tipos de treinamento para os colaboradores é essencial para garantir o desenvolvimento dos negócios e melhora nos serviços prestados.

Em tempos de concorrência acirrada, empresas que apresentam diferencial saem na frente. E, em grande parte das companhias, a competitividade fica por conta dos talentos que fazem parte dela.

Treinamento é um termo referente à capacitação de uma pessoa para um cargo ou função. Alguns gestores acreditam parecer sinônimo de altos custos, mas isso pode ser um grande equívoco, pois há diferentes formas para se capacitar seus colaboradores, aumentando a qualidade da sua organização.

Confira a seguir alguns tipos de treinamentos para implementar e otimize o trabalho estratégico de sua companhia!

Programa de mentores

Os profissionais mais experientes da organização podem se tornar mentores daqueles que estão iniciando na área. Nessa prática, os mentores devem motivar os novatos, auxiliar, apresentar as políticas da empresa e mostrar as possibilidades de crescimento dentro da área em que atuam.

Gestão de Desempenho

O acompanhamento dever ser feito de maneira regular, com orientação, estabelecimento de metas e acompanhamento de resultados. O mentor deve ser uma pessoa de confiança do novato, um facilitador de seu trabalho.

Rodízio de papéis

Com esse exercício, os trabalhadores têm a oportunidade de conhecer várias áreas da empresa, como funcionam as rotinas e suas atuações. A principal vantagem dessa estratégia é colaborar para que os jovens talentos aprendam sobre toda a empresa, percebam com qual setor se identificam mais e até mesmo se preparem para assumir cargos de liderança.

Além disso, o rodízio de papéis também permite que os profissionais se capacitem e estejam preparados para exercer as habilidades dos outros profissionais em situações emergenciais.

Palestras de colaboradores

Quando um profissional tem a oportunidade de participar de um curso ou atualização em determinada área, é interessante que ele compartilhe o conteúdo com os colegas para que todos possam se beneficiar do conhecimento adquirido. Podem ser realizadas palestras mensais com colaboradores que realizaram algum curso, atualização ou que são especialistas em algum assunto.

Grupos de estudo

Reserve algum tempo do expediente para que um grupo de profissionais possa discutir e estudar temas importantes ou desafiadores para a empresa. Essa prática possibilita discussões de demandas e desafios a serem superados pela companhia. Alguns exemplos de temas de estudo são: técnicas de vendas, estratégias de marketing, etc.

Os grupos proporcionam que profissionais de diferentes áreas conheçam melhor o papel e relevância do trabalho de seus companheiros a fim de, juntos, buscarem superar desafios, criar mecanismos que facilitem a rotina de trabalho e melhorar o desempenho da equipe. Esses diálogos podem ocorrer no fim do expediente para não atrapalhar a rotina, por exemplo.

Gestão de Desempenho

Treinamento com parceiros

Use as empresas parceiras da sua para compartilhar experiências. Executivos, fornecedores e consultores costumam oferecer rápidos treinamentos para os colaboradores do parceiro. Você pode agendar visitas a outras empresas para as equipes trocarem experiências. Caso essa ação ainda não exista, proponha a ideia.

Conheça as demandas e necessidades de sua parceira e procure auxiliá-la. Da mesma forma, tenha a consultoria dela para as suas necessidades. Quanto mais houver troca de experiências e diálogo entre funcionários e parceiros, maior será a sintonia no ambiente de trabalho: o objetivo é que cresçam juntos.

Aproveite essas informações e comece já a preparar novos programas com esses tipos de treinamento em sua empresa! Lembre-se: profissionais que unem experiências e conhecimento têm mais chances de crescer! Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top