Saiba como reter talentos das gerações Y e Z em 5 dicas

2019-06-04T15:25:21-03:0015 setembro, 2017|Estratégia Corporativa, Gestão de Talentos, Talent Management|

Conheça as gerações Y e Z e saiba como criar estratégias para a retenção desses talentos na sua empresa.

Contratar bons funcionários é, sem dúvida, o grande desafio do RH, mas essa tarefa se torna ainda mais árdua na captação de jovens talentos. Afinal, as gerações Y e Z possuem seus próprios conceitos sobre como um ambiente de trabalho deve ser.

Neste post, você vai entender por que contratar funcionários dessas gerações é essencial para oxigenar o efetivo da companhia. Você também vai ver que é preciso investir em algumas práticas diferenciadas para garantir a permanência desses talentos na sua empresa. Continue lendo!

Por que as gerações Y e Z são diferentes?

A geração Y é composta pelos nascidos entre 1980 e 1990 e a geração Z possui como integrantes quem nasceu a partir dos anos 1990. Essas gerações desfrutaram plenamente da globalização da informação e da comunicação durante toda a vida.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

Ao contrário das gerações anteriores, as gerações Y e Z convivem com a internet desde sempre. Isso aumentou as perspectivas de relacionamentos humanos e abalou os conceitos de hierarquia adotados por quem nasceu antes delas.

Muitos acusam essas gerações de serem preguiçosas, arrogantes e desorganizadas, mas a verdade é que esses jovens são mais tolerantes, menos ligados ao dinheiro e procuram ambientes de trabalho completamente humanizados.

Novos desafios para o Recrutamento e Seleção

Quem nasceu entre as décadas de 1980 e o começo dos anos 2000 não está interessado em empresas com culturas retrógradas e que não se abrem para o diálogo. Um bom salário já não é suficiente para atrair esses talentos.

Oferecer ambientes de trabalho despojados e descontraídos é apenas um dos novos desafios para que o RH recrute, selecione e retenha funcionários das gerações Y e Z. Eles são muito mais exigentes e não têm medo de abrir mão daquilo que não está agradando.

Como contratá-los e retê-los

Veja agora nossas 5 dicas para reter talentos das gerações Y e Z:

1. Anuncie e mantenha canais de comunicação na internet

Criar e manter uma presença digital para a sua empresa é imprescindível, e todas as plataformas e redes sociais são bem-vindas para atrair talentos das gerações Y e Z.

2. Ofereça bons salários e autonomia

Pagar bem é importante, mas esses jovens talentos também precisam se sentir livres para opinar, criar e organizar suas rotinas da maneira que preferirem.

Conheça todo o Ciclo de Gestão de Desempenho
e comece a aplicá-lo em sua empresa!

3. Ofereça horários flexíveis

A empresa não deve ser tão rígida com a cobrança de horários, buscando entrar em um acordo sobre o que fica melhor para todos.

4. Engaje-os em uma causa

Integre os funcionários das gerações Y e Z aos projetos da empresa e veja que eles terão orgulho em vestir a camisa.

5. Disponibilize acesso à internet sem restrição

Cortar a internet não ajuda em nada. Pelo contrário, eles perderão mais tempo buscando uma maneira de burlar o bloqueio. E acredite: eles conseguirão.

A importância da meritocracia

Além dessas dicas, é importante que a sua empresa empregue bem os conceitos de meritocracia com os funcionários mais jovens. Isso porque eles são mais dinâmicos, exigem feedback com mais frequência e também gostam de ser recompensados pelos resultados alcançados.

Agora que você entendeu melhor como reter os talentos mais jovens na sua empresa, compartilhe com a gente a sua opinião sobre as gerações Y e Z. Conte-nos um pouco mais sobre a sua experiência nos comentários!