O que é mentoring e como desenvolvê-la?

2020-03-23T11:04:52-03:0022 September, 2017|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Entenda o que é mentoring e saiba como desenvolver e implementar essa competência na sua empresa.

Atualmente, há uma grande busca entre os profissionais pelo crescimento e aprimoramento constantes. Entre as várias iniciativas que visam a essa melhoria, destaca-se o mentoring. Você sabe o que é essa competência e como ela pode ajudar nesse processo dentro da sua empresa?

Essa abordagem consiste em uma mentoria realizada por um profissional mais experiente, que orienta e compartilha as suas experiências. Ou seja, o papel de mentor pode ser desempenhado por um diretor, gerente, encarregado ou profissional com mais tempo de casa. O importante é que ele tenha o conhecimento necessário para guiar o colega.

Como o mentoring pode ajudar a empresa?

O diretor da Endeavor Insights, Rhett Morris, afirma que o mentoring é uma excelente estratégia.

Estudos apontaram que o setor de tecnologia de Nova York tornou-se o segundo maior polo do ramo no mundo. Grande parte dos empreendedores que compõem esse dado foi orientada por outros empreendedores de sucesso. Isso mostra a força e a vantagem competitiva que o mentoring oferece.

Com esse recurso, o profissional conta com a ajuda de quem já conhece o processo e sabe como dar a melhor orientação, indicando os caminhos que devem ser seguidos.

Como funciona a implementação do mentoring?

Implementar o mentoring nas empresas não é um trabalho muito complexo, embora exija comprometimento e disponibilidade dos envolvidos, entre funcionários e RH.

O primeiro passo é selecionar os melhores profissionais de várias hierarquias, desde a linha de produção até a gerência. Identificar quem possui um perfil voltado para a liderança pode fazer a diferença, já que pessoas com talento para inspirar e orientar tendem a se tornar ótimos mentores.

Para o mentor, é importante contar com um bom processo de gestão de talentos, que vai dar mais clareza sobre o que deve ser feito dentro da empresa e como direcionar esse profissional para que apresente uma vantagem competitiva para a organização, aproveitando ao máximo as habilidades que ele oferece.

Relatórios de desempenho e competências vão fornecer os insumos necessários para esse tipo de trabalho, dando um retrato claro do que a empresa tem à sua disposição. Isso facilita o trabalho do mentor e ajuda a apontar o que pode ser melhorado no profissional orientado e quais lacunas devem ser preenchidas para o alcance das metas.

Como criar um programa de mentoring bem-sucedido?

Em primeiro lugar, para estabelecer um bom programa de mentoring, é necessário que defina as necessidades da empresa que o programa deve satisfazer. Novamente, a gestão de talentos é praticamente um mapa para esse trabalho. Ela adianta muitas etapas ao apresentar o que ainda falta na equipe.

Procure estabelecer os objetivos de maneira clara e, a partir daí, monte a estrutura do programa, levando em consideração a cultura organizacional.

Comunique de maneira clara esse novo projeto, para que todos saibam como e por que essas mudanças estão sendo realizadas — essa é a melhor maneira de conseguir o engajamento de todos. Promova treinamentos e alinhe o que deve ser feito com todos os mentores e pessoas que serão orientadas.

Com o programa em andamento, acompanhe a evolução e cheque os resultados, realizando possíveis ajustes. Essa avaliação pode ser feita a cada dois meses, por exemplo. Ao final de um ano, compile todos os resultados e analise os ganhos que essas mudanças trouxeram para a empresa.

Agora que você sabe o que é mentoring, pode aplicar esse recurso e melhorar ainda mais os resultados.

Gostou deste post? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e receba atualizações e mais conteúdos relevantes que vão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa.

Compartilhar este Artigo

Go to Top