Aprenda como definir metas para seus colaboradores

2019-05-16T11:02:34-02:0023 março, 2018|Gestão de Pessoas|

Boas metas contribuem para que os objetivos sejam conquistados em menor tempo, com maior eficiência e economia de recursos. Saiba como definir metas ao longo do artigo!

Saber como definir metas é um dos primeiros passos para a gestão nas organizações. Com elas, é possível indicar a direção a ser seguida, motivar os profissionais e garantir que resultados sejam atingidos com diligência.

Pensando nisso, elaboramos um guia para você. Com ele, vai aprender dicas de como definir metas para seus colaboradores, de forma prática e eficaz. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Inicie com uma boa análise

Metas inteligentes não surgem do “vazio”, pelo contrário, são fruto de uma profunda análise do ambiente interno e externo. Para definir metas de venda, por exemplo, avalie se o mercado está aquecido, se a economia está favorável e se existem oportunidades que possam ser aproveitadas.

Analise, ainda, o ambiente interno, identificando se há condições adequadas para a obtenção de um alto desempenho. Descubra se as últimas metas foram batidas. Se todas foram alcançadas, há algo de errado. Se nenhuma foi alcançada, também. Logo, terá uma visão muito mais sistêmica para definir metas eficazes.

Entenda o que você precisa saber
sobre
Avaliação de DesempenhoCapa eBook Guia da Avaliação de Desempenho

Já pensou em impulsionar os resultados da sua empresa com um software de gestão de performance de vendas? Descubra como escolher o melhor para você!

Tenha um objetivo genérico em mente

O objetivo genérico é um resultado grande, como “ser a maior empresa da América Latina” ou, ainda, “ter a marca empregadora mais forte da Região”. Ao defini-lo, poderá estabelecer metas mais alinhadas ao que realmente se quer.

Aqui, é importante destacar que as metas devem sempre servir como um passo a passo para o alcance de algo mais desafiador. Estabeleça pequenas metas (com prazos curtos) que, se alcançadas, influenciem significativamente no sucesso da empresa e no alcance dos objetivos genéricos desejados.

Estabeleça metas desafiadoras

Existem dois polos que precisam ser evitados: metas fáceis demais e difíceis demais. O primeiro pouco contribui para o crescimento da empresa e dos profissionais. O segundo, por sua vez, desmotiva as equipes envolvidas, visto que quase nunca são alcançados. Por essa razão, é preciso buscar o equilíbrio.

Com base no histórico de resultados anteriores (como volume de vendas, nível de produção, número de clientes atendidos, etc.), busque estabelecer metas que sejam desafiadoras, porém, possíveis de alcançar. Dessa maneira, será possível extrair um melhor desempenho do time, beneficiar o negócio e crescer.

Entenda o que você precisa saber
sobre
Avaliação de DesempenhoCapa eBook Guia da Avaliação de Desempenho

Já pensou em impulsionar os resultados da sua empresa com um software de gestão de performance de vendas? Descubra como escolher o melhor para você!

Envolva os colaboradores na definição

Envolver as equipes na definição de algumas metas é, também, uma forma eficaz de motivá-la na busca pelos resultados desejados. Quando os profissionais participam do planejamento inicial, sentem-se mais prestigiados e, por consequência, se comprometem com o que deve ser feito.

Defina ao menos 1/3 das metas com a equipe. Para isso, realize uma reunião de brainstorming, explique o que deve ser feito e como deve ser feito, disponibilize um diagnóstico do ambiente interno e externo e, depois, atue como um facilitador da reunião. No final, os próprios colaboradores terão suas metas.

Como se pode ver, existem alguns passos importantes na hora de definir metas para seus colaboradores. Não se esqueça de oferecer recompensas (financeiras ou não) para cada resultado alcançado, a fim de manter todos os envolvidos motivados.

Agora você sabe como definir metas, certo? Aproveite para seguir o nosso perfil no LinkedIn ou Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. Vamos lá!