Avaliação de desempenho 3.0: conheça melhor essa tendência

2019-05-14T10:11:01-03:008 novembro, 2018|Gestão de Pessoas|

Um novo método de avaliação chegou para revolucionar o mundo dos negócios. Conheça a avaliação de desempenho 3.0 e otimize os resultados da sua empresa!

A gestão de pessoas evolui a cada dia. E, com ela, as técnicas, as metodologias e as ferramentas desenvolvidas para lidar com os colaboradores de uma empresa. Assim surge, então, uma nova tendência que veio para ficar: a avaliação de desempenho 3.0.

Mensurar os resultados da sua equipe é essencial para entender como melhorar a produtividade do time e gerar feedback constante sobre o desempenho de cada um dos colaboradores. É aí que entra a avaliação de desempenho como uma grande aliada nessa tarefa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia este artigo para descobrir como funciona e as vantagens que esse processo pode gerar para o negócio. No final, veja como implementá-lo na sua empresa. Vamos lá!

O que é a avaliação de desempenho 3.0?

Avaliar os colaboradores anualmente e enviar um relatório por e-mail com dados sobre o desempenho de cada um: esse modelo de avaliação de desempenho está cada vez mais ultrapassado nas empresas.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Hoje, surge uma nova forma de realizar essa tarefa: a chamada avaliação de desempenho 3.0. Ela tem como princípios o uso da tecnologia a favor da gestão de pessoas do negócio e o incentivo ao feedback constante, no momento em que os eventos ocorrerem — e não meses depois, como no modelo tradicional. Além disso, ela é focada nas potencialidades de cada um, visando fortalecê-las.

Portanto, ela funciona da seguinte maneira: são implementadas formas de avaliar os resultados dos colaboradores em tempo real. A partir disso, os gestores devem dar feedback constante aos profissionais que fazem parte do time, tanto positivos quanto negativos.

Além disso, ele precisa explicar como o colaborador deve agir para corrigir problemas ou melhorar o desempenho e continuar mensurando os resultados para avaliar se as estratégias utilizadas tiveram sucesso.

Quais são as vantagens da avaliação de desempenho 3.0?

Esse novo tipo de avaliação de desempenho traz uma série de vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, ela consegue atuar exatamente quando o evento ocorre. Ou seja, quando um resultado positivo ou negativo é identificado, o gestor é capaz de fornecer feedback no momento em que identifica isso.

Dessa forma, o efeito é potencializado, uma vez que o colaborador consegue atuar de forma a melhorar o próprio desempenho constantemente.

Além disso, ela gera maior transparência e melhora a comunicação interna da empresa como um todo. Ao incentivar o feedback constante, o colaborador sabe exatamente o que é esperado dele e como ele pode melhorar. Dessa forma, a relação entre equipe e gestão fica mais fluida e transparente, abrindo canais para uma comunicação eficaz.

Com isso, o desempenho e produtividade da equipe tendem a melhorar, além de haver melhorias também na satisfação e motivação da equipe. Dessa forma, todo mundo sai ganhando, tanto empresa quanto colaborador.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Como implementar a avaliação de desempenho 3.0?

Para implementar a avaliação de desempenho 3.0 é essencial que você passe a contar com ferramentas e metodologias eficazes de controle de processos na empresa.

É preciso ter em mãos softwares ou aplicativos que permitem a comunicação e acompanhamento do time em tempo real, facilitando o feedback contínuo. Nesse aspecto, quanto maior for a mobilidade da sua plataforma de gestão de talentos, melhor. Isso porque a atualização pode ser feita em tempo real, por celular, assim como os feedbacks, aumentando a eficiência da avaliação de desempenho 3.0.

Além disso, é preciso mudar toda a cultura da empresa, incentivando a comunicação transparente entre gestores e equipes. O gestor precisa ser capaz de dar um feedback de qualidade, voltado para o comportamento e resultados e com dicas de melhoria para o colaborador. Por outro lado, o funcionário precisa estar aberto a essa nova forma de gestão, atuando de forma a se responsabilizar pelo próprio desenvolvimento e melhoria de resultados.

Investir em metodologias eficazes, aliando ferramentas tecnológicas para a avaliação e gestão de desempenho na sua empresa é essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos resultados do time. Portanto, considere levar a avaliação de desempenho 3.0 para a sua empresa e aproveite todas as vantagens que ela pode oferecer para o seu negócio!

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como nós podemos ser os seus maiores parceiros nesse processo!