Entenda mais sobre o termo Feedback Contínuo

2021-02-08T16:37:15-03:008 October, 2018|Gestão de Desempenho, Gestão de Talentos, Talent Management|

Uma tendência do mercado é a pratica do feedback contínuo, que permite o registro do mesmo em tempo real, tornando-se mais preciso.

O feedback é uma prática bastante comum nas empresas para encorajar, criar confiança e visar a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores. Além disso, possibilita bons resultados ao profissional e empresa, os quais podem ser potencializados se combinados com o comportamento assertivo em todos os diálogos de interesse profissional.

É possível elaborar planos de ação para crescimento do colaborador e empresa salientando e valorizando suas qualidades e comportamentos positivos. Dessa forma, orientando-os como melhorar sua performance com mudanças de atitude, comportamento e ainda aprimorar os conhecimentos e habilidades específicos de sua área. Assim, criando oportunidade para informar ao profissional o que a empresa espera dele e ainda criar o hábito de troca de informações corretas entre eles. O feedback é uma via de mão dupla, pois, para que a empresa cresça e funcione é necessário que aqueles que estão em cargos de liderança estejam preparados para ouvir críticas e recomendações, bem como novas ideias de seus colaboradores.

Mais a fundo sobre feedback contínuo

Uma tendência do mercado é a pratica do feedback contínuo, que permite o registro do mesmo em tempo real, tornando-se mais preciso. Uma vez eliminada as possibilidades de lapsos de memória ocorridos pela distância temporal da avaliação anual e o fato ocorrido. Assim a cultura do feedback contínuo permite uma avaliação e tomada de decisão justa. Uma, vez que avaliar o profissional das ocorrências positivas e nos pontos de melhoria em evidência, e, não apenas dos fatos mais recentes que ainda estão memorizados. A prática do feedback contínuo, além de dar foco na trajetória e busca de resultados, minimiza o sentimento de insegurança em alguns colaboradores.

Como realizar?

Pode realizar o processo de feedback continuo paralelamente a avaliação de desempenho, subsidiando esta por meio dos dados coletados. Documentando os feedbacks dados durante o ano, o trabalho de reunir as informações no momento da avaliação será bem menor e exigirá menos tempo, já que o líder terá apenas que reunir a documentação dos feedbacks passados.

Solicitam o retorno ágil sobre o trabalho realizado cada vez  entre os colaboradores de diferentes empresas. As organizações têm confiado a eles a participação em diferentes times e projetos de maneira simultânea. Assim, reforça a necessidade de acompanhamento e retorno contínuo sobre suas funções.

Dados e produtividade

Um estudo realizado pelo Top Employers Institute, baseado em uma pesquisa global de Melhores Práticas de RH feita com 600 empresas em 99 países, revela que funcionários preferem avaliação contínua. Entre os entrevistados, a maioria afirmou preferir os processos mais transparentes de estabelecimento de metas e feedbacks mais regulares dentro de processos de avaliação, em comparação às tradicionais revisões anuais de desempenho.

No Brasil, participaram 26 empresas que, juntas, empregam mais de 300 mil colaboradores. Elas comprovam que nesse tema as empresas brasileiras estão totalmente alinhadas à tendência global. Aqui, 100% delas treinam seus gerentes para dar a seus colaboradores um feedback aberto e construtivo em uma base contínua e em 79% das mesmas. Os objetivos de desempenho dos gerentes são completamente transparentes para seus subordinados diretos.

Atributos do Feedback Contínuo

• Confere avaliações frequentes como parte da rotina do trabalho, dispensando a formalidade excessiva e a tensão pré-feedback comum no relacionamento líder e colaborador;

• Objetivos claros. Quando tratados frequentemente, os objetivos tornam-se mais fluídos, definidos e redefinidos de forma mais constante, conforme a natureza ou necessidade do negócio;

• Quando bem embasado, tende a reduzir demissões precoces. Uma vez que o empregado conduz a um patamar de excelência, ou quando esta for inevitável, minimizar os impactos negativos pelo fator surpresa.

Pensando que a prática do feedback continuo é uma prática em que as empresas podem considerar complexa, pois terão que procurar o colaborador naquele momento especifico para dar o feedback, podendo ocorrer problemas de logística de horário, rotina de trabalho etc., os avanços da tecnologia trazem para o sistema de gestão de pessoas que permite que o colaborador seja avaliado e o feedback seja dado o ano todo. E não apenas uma vez por ano, como normalmente ocorre. Este sistema possui o recurso de comentários que permite que o colaborador acompanhe o feedback que recebeu.

A plataforma de gesto de pessoas facilita para que colaboradores e gestores avaliem, em tempo real, projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho. Elas consolidam-se e podem até substituir a tradicional avaliação de desempenho anual adotada pela maior parte das grandes empresas. O feedback contínuo não é apenas inovador de modo tecnológico. Mas também inova por garantir a extração de significados importantes e práticos em cada evento ocorrido. Além disso no quesito tempo, a tendência quando você adota uma forma menos estruturada de feedback, é que este seja diluído durante o ano, outro fator em que a tecnologia auxilia.

Compartilhar este Artigo

Go to Top